Lama respingou no secretário
Na busca por responsáveis pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (foto), surgiram suspeitas contra o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira. Vieira trabalhou no governo de Fernando Pimentel, como secretário adjunto da pasta, e continuou na gestão de Romeu Zema. Como foi mantido, foi apontado...
Na busca por responsáveis pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (foto), surgiram suspeitas contra o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira.
Vieira trabalhou no governo de Fernando Pimentel, como secretário adjunto da pasta, e continuou na gestão de Romeu Zema. Como foi mantido, foi apontado nas redes sociais e na imprensa como alguém apoiado pelas mineradoras que atuam no estado.
Questionado, o governo de Minas informou que Vieira é servidor efetivo e ocupa o cargo por indicação técnica, tendo passado por processo seletivo. "Durante o período de transição do governo Romeu Zema, Germano Vieira foi citado por várias entidades ambientais que se mostraram favoráveis à sua permanência devido à excelência de seu trabalho", acrescentou, em nota.
Para defender Vieira, a administração de Zema lembra que o secretário não é filiado a nenhum partido, e, na época do rompimento da barragem de Mariana, não chefiava a pasta. Além disso, segundo o governo de Minas, a fiscalização da atividade minerária é responsabilidade da União.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
JESUS
2019-02-05 22:40:40Governador tirando fora o corpo do secretário. Licença e fiscalização ambiental de impacto estadual ou regional é do órgão ambiental do Estado. A fiscalização ambiental da mineração pelo Órgão da União se dá em caráter supletivo. A lei exige que a outorga de direito de explotação mineração seja precedida de licença ambiental, no caso pelo órgão ambiental estadual.
LUIZA
2019-02-04 10:20:41Com salário de 5 milhões, se ficar sem receber 1 ano, dá pra pagar o prejuízo de toda a população, que só quer sua casinha simples, seu pequenos sítio de volta.
Paulo Quaresma
2019-02-04 00:20:21Esse assunto deve ser tratado com isenção, sem a tradicional hipocrisia que perpetua o panorama moral do país. 1) Revisão das normas técnicas pertinentes; 2) Revisão das leis sobre responsabilidade civil em casos de tragédias desse tipo; 3) Aplicação dessas leis, doa em quem doer.
Vera
2019-02-03 16:23:47E O GOVERNADOR DE MINAS, ENIGMÃTICO.
Ronaldo
2019-02-03 13:10:56Que balaio de gatos!
Alexandre
2019-02-03 12:01:30Tbm tem responsabilidade. Assim como a direção da empresa.
Inácio
2019-02-03 11:31:33o responsável maior é o senhor presidente da empresa.