IRNA

Khamenei toma puxão de orelha no X: “Não oprima”

30.05.24 13:53

A rede social X, antigo Twitter, é bloqueada no Irã. Apesar disso, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei (foto), usa constantemente a ferramenta para se manifestar e alcançar uma audiência global.

Nesta quinta, 30, ele enviou uma mensagem para os universitários americanos que realizaram protestos pró-Palestina. Suas declarações foram amplamente condenadas.

 

Leia em O AntagonistaLíder supremo do Irã agradece simpatizantes do Hamas nas universidades americanas

 

Outra publicação de Khamenei que foi bastante questionada foi uma simples citação do Corão

A lição do Corão para as relações humanas é: não oprima e não seja oprimido“, escreveu o religioso.

Utilizando o recurso do X que permite aos leitores acrescentarem um contexto às publicações de outras pessoas, os usuários da ferramenta adicionaram duas informações.

A primeira é um link da organização Freedom House sobre o Irã. “O líder iraniano Khamenei está reprimindo o povo do Irã. A Freedom House divulgou relatórios falando da repressão aos dissidentes e outras restrições às liberdades civis”, diz a mensagem escrita pelos usuários.

A segunda informação é uma notícia da rede britânica BBC, informando que 834 pessoas foram executadas no Irã no ano passado.

Ao clicar no link da BBC, o usuário descobre que a maior parte das execuções foi por enforcamento.

Citando um relatório da organização norueguesa de direitos humanos Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês), a reportagem afirma que as autoridades do país usam a pena de morte para espalhar o medo na sociedade.

Muitas mortes foram em resposta aos protestos massivos liderados por mulheres e por meninas após a morte da garota curda Mahsa Amini, que morreu sob custódia da polícia em 2022.

O Irã está em um momento delicado. Com a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero, a teocracia precisa não apenas arrumar um substituto para Raisi como tambémpara o líder supremo, pois Khamenei já está com 85 anos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Khamenei é um ditador sanguinário, É muito detestado pelo povo iraniano e não tem legitimidade. Está muito velho e doente. Precisa de tratamento médico nos EUA mas se embarcar para lá será preso, então a morte o espera...

Mais notícias
Assine agora
TOPO