Khamenei toma puxão de orelha no X: "Não oprima"
A rede social X, antigo Twitter, é bloqueada no Irã. Apesar disso, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei (foto), usa constantemente a ferramenta para se manifestar e alcançar uma audiência global. Nesta quinta, 30, ele enviou uma mensagem para os universitários americanos que realizaram protestos pró-Palestina. Suas declarações foram amplamente condenadas. ...
A rede social X, antigo Twitter, é bloqueada no Irã. Apesar disso, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei (foto), usa constantemente a ferramenta para se manifestar e alcançar uma audiência global.
Nesta quinta, 30, ele enviou uma mensagem para os universitários americanos que realizaram protestos pró-Palestina. Suas declarações foram amplamente condenadas.
Leia em O Antagonista: Líder supremo do Irã agradece simpatizantes do Hamas nas universidades americanas
Outra publicação de Khamenei que foi bastante questionada foi uma simples citação do Corão
"A lição do Corão para as relações humanas é: não oprima e não seja oprimido", escreveu o religioso.
Utilizando o recurso do X que permite aos leitores acrescentarem um contexto às publicações de outras pessoas, os usuários da ferramenta adicionaram duas informações.
A primeira é um link da organização Freedom House sobre o Irã. "O líder iraniano Khamenei está reprimindo o povo do Irã. A Freedom House divulgou relatórios falando da repressão aos dissidentes e outras restrições às liberdades civis", diz a mensagem escrita pelos usuários.
A segunda informação é uma notícia da rede britânica BBC, informando que 834 pessoas foram executadas no Irã no ano passado.
Ao clicar no link da BBC, o usuário descobre que a maior parte das execuções foi por enforcamento.
Citando um relatório da organização norueguesa de direitos humanos Iran Human Rights (IHR, na sigla em inglês), a reportagem afirma que as autoridades do país usam a pena de morte para espalhar o medo na sociedade.
Muitas mortes foram em resposta aos protestos massivos liderados por mulheres e por meninas após a morte da garota curda Mahsa Amini, que morreu sob custódia da polícia em 2022.
O Irã está em um momento delicado. Com a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero, a teocracia precisa não apenas arrumar um substituto para Raisi como tambémpara o líder supremo, pois Khamenei já está com 85 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-05-30 23:21:25Khamenei é um ditador sanguinário, É muito detestado pelo povo iraniano e não tem legitimidade. Está muito velho e doente. Precisa de tratamento médico nos EUA mas se embarcar para lá será preso, então a morte o espera...