Justiça suspende contratos com grupo de movimentação bilionária em Pernambuco
A Justiça Federal determinou a suspensão de contratos investigados pela Operação Literatus, deflagrada no fim de 2021, em Pernambuco. A apuração envolve recursos federais destinados à educação. Segundo o Ministério Público Federal, um grupo que movimentou mais de 2,4 bilhões de reais teria articulado os desvios. A decisão determinou que o secretário de Educação e...
A Justiça Federal determinou a suspensão de contratos investigados pela Operação Literatus, deflagrada no fim de 2021, em Pernambuco. A apuração envolve recursos federais destinados à educação. Segundo o Ministério Público Federal, um grupo que movimentou mais de 2,4 bilhões de reais teria articulado os desvios. A decisão determinou que o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Andrade Bezerra Barros, não feche novos contratos com os acusados pelo prazo de 120 dias.
O contrato entre o governo estadual e a empresa GM Quality Comércio foi celebrado em dezembro do ano passado. A contratação da Secretaria de Educação e Esportes prevê o fornecimento de material didático no valor de 32,7 milhões de reais. A contratação foi realizada por meio de adesão a ata de registro de preços.
Segundo o MPF, há indícios de superfaturamento na venda de livros e kits escolares a órgãos estaduais e municipais de Pernambuco, especialmente em contratos firmados com a Prefeitura do Recife e com a Secretaria de Educação do Estado.
Os procuradores apontaram possível conluio da empresa favorecida com os entes contratantes e as editoras dos livros fornecidos, sugerindo eventuais direcionamentos nas contratações, superfaturamento e participação de empresas fantasmas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Júlio
2022-02-14 21:09:59E o que não está roubando, querem tirar e colocar o ladrão de volta. Será que o brasileiro está agindo certo? Será que essas pesquisas estão certas?
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-14 16:01:43roube que os TCs são cegos surdos e mudos .. ah e bem seletivos.
Caius Justus
2022-02-14 14:26:30Antes era, cada enxadada, uma minhoca..............agora já é, cada enxadada 1, 2, 3, 4, 5..... minhocas! Brasil já está precisando de novo golpe militar...
ANTONIO
2022-02-14 12:15:33Incrível a capacidade de roubar que têm os políticos brasileiros, não perdem uma oportunidade. Roubam até picolé de crianças!