Alan Santos/PR

Justiça proíbe governo de divulgar campanhas que divirjam de estudos científicos

17.03.21 18:36

O juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, proibiu o governo Jair Bolsonaro (foto) de veicular campanhas que estimulem comportamentos divergentes de orientações constantes em estudos científicos em meio à pandemia do novo coronavírus. A sentença foi proferida em uma ação movida pelo Ministério Público Federal após a difusão da peça “O Brasil não pode parar“, que pregava o relaxamento do isolamento social.

Conforme a decisão, o governo deve se abster de veicular, por rádio, televisão, jornais, revistas e sites peças publicitárias que sugiram à população ações que não estejam estritamente embasadas “em diretrizes técnicas, emitidas pelo Ministério da Saúde, com fundamento em documentos públicos, de entidades científicas de notório reconhecimento no campo da epidemiologia e da saúde pública“.

O juiz observou que o governo se tornou responsável pela divulgação de informações inverídicas, ato gravoso no contexto de um “ambiente de calamidade pública“. “No dia de hoje, já são mais de 280.000 (duzentos e oitenta mil) brasileiros mortos por Covid-19. É mais provável que boa parte desses que morreram, e dos milhões que foram contaminados, tenham tido acesso àquele ‘vídeo preliminar’ e ao seu conteúdo falso, mentiroso, não obstante sua origem pública”, escreveu.

Pela decisão, a Secretaria de Comunicação Social deverá usar os meios de campanha para informar a sociedade sobre medidas preventivas a serem adotadas pelas pessoas, como o uso de máscaras e álcool gel. As peças ainda deverão apresentar dados claros sobre a vacinação;

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gostaria de saber a CIÊNCIA que mandou desmontar os hospitais de campanha? Qual o estudo científico embasou a decisão? Quam foram os cientistas?

  2. E o tal juiz tem preferência de estudos de uma linha ou de outra?? Quando houver estudos divergentes qual vale?? o q o juiz escolhe??. que bobagem.

  3. E porque não dão um fim neste governo?? Impeachment já e leva junto a cambada de bandidos pendurados em todos os níveis da administração pública e nos tribunais de Justiça. Ah!! STF também

  4. Com a aprovação desses imbecis q aqui escrevem(menos eu) essa revista cruzue.capital não para de encher o saco do melhor presidente de todos os tempos! Jornalistas incompetentes! E fofoqueiros!

    1. Olha o chororô do robô bozolulista... patético.

  5. Como eleitor de Bolsonaro e com todo respeito, permito-me dar um conselho ao PR: mude a ação e a postura diante da Pandemia, poucos o condenarão por isso, quiçá os radicais que não representam 5% do eleitorado, mas a maioria entenderá e apoiará. Será um gesto de humildade e inteligência. Se não o fizer, será certamente derrotado em 2022. O Doria exagerou na dose crítica e isso é visível, portanto, deixe-o falando sozinho pq ele não tem chances de se eleger presidente.

    1. Você está pedindo demais. Pedir inteligência ao Bozo é mesmo que pedir para um gato latir.

  6. Por favor indiquem os cientistas que diziam que se está doente fique em casa, frase amplamente divulgada na imprensa. Qual CIÊNCIA mandou fechar os hospitais de campanha????? Mesinho da Polícia Federal?????

    1. Os equipamentos dos hospitais de campanha foram para os hospitais no interior, e a dificuldade em abrir novos é encontrar profissionais habilitados a atuar nesses locais

    2. Ciência estatística, basta ver como funciona o gráfico de casos e mortes de covid. Sua questão é completamente sem lógica e falta muita informação para poder ser levada em consideração.

  7. AAAAAAAAARRRRRREEEEE!!!!! FOI PRECISO UMA MULTIDÃO DE 300.000 MORTOS, CONSIDERADAS AS SUBNOTIFICAÇÕES, PARA QUE ESSA JUSTIÇA CEGA, SURDA, MUDA E DE NARIZ ENTUPIDO, POR OPÇÃO, TOMASSE UMA PROVIDÊNCIA RACIONAL EM RELAÇÃO AOS NÉSCIOS ATRASADOS E DESGOVERNANTES!!!! A ""JUSTIÇA"" É BENEVOLENTE PARA COM SEUS PARES PSICOPATAS, SÁDICOS E PERVERSOS, POIS NÃO???!!!!!!

  8. Seria bom a Crusoé publicar o estudo científico comprovando a eficácia do lockdown, senão passaremos a desconfiar que quem adota esse isolamento não está seguindo a ciência.

    1. Lockdown tem comprovação científica. Hoje qualquer matemático decente sabe modelar os efeitos do lockdown sobre a transmissão da doença. Há centenas de estudos publicados. Favor usar o Google Scholar para encontrar tais estudos.

    2. Palhaço Bozo, apesar de não concordar com os chavões, gosto dos seus argumentos sinceros. Mas meu comentário está em cima da matéria. Se lockdown não tem comprovação científica, não devia ser permitido, considerando a decisão que trata a matéria. Se é permitido, que nos mostrem o estudo, e acaba o debate. Sei que a situação exige medidas drásticas, e exigir estudo consolidado de um problema novo, é insano. Veja, não se proíbe o ato, mas quem pode ou não agir sem base científica. Não é razoável.

    3. Agnaldo, os pouquissimos LockDown's q houveram até o momento foram pontuais e ainda asssim com algumas medidas de relaxamento inclusas. Mas é fato q estamos caminhando para mais e mais lockdowns, cada vez mais rigidos. Tudo culpa da atitude negligente dos bozistas propagadores do vírus.

    4. Não entendi, Marcelo. Você prefere seguir cegamente as opiniões de uns em vez de conhecer pessoalmente os estudos que embasam as opiniões desses uns? Gado não seria você?

  9. Se não só o governo federal, mas todos ficassem proibidos de promover ou implementar medidas sem base em estudo científico, não haveria lockdown no país.

    1. Para fazer isso, precisaríamos prender todos os Bozistas, os seres bestiais que passam a vida espalhando fake news para matar os outros.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO