Juiz que mandou fechar Instituto Lula vai conduzir processo sobre o caso no DF
A Justiça Federal do DF recebeu a primeira das quatro ações movidas pela força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo ficará nas mãos do juiz substituto da 10ª Vara Federal, Ricardo Augusto Soares Leite. Com um histórico marcado por polêmicas envolvendo Lula e o PT, o magistrado terá...
A Justiça Federal do DF recebeu a primeira das quatro ações movidas pela força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo ficará nas mãos do juiz substituto da 10ª Vara Federal, Ricardo Augusto Soares Leite.
Com um histórico marcado por polêmicas envolvendo Lula e o PT, o magistrado terá a atribuição de decidir se aproveita ou não todos os atos da ação, inclusive aqueles que levaram à obtenção de provas e, consequentemente, ao embasamento da denúncia.
Questionada, a assessoria da Justiça Federal em Brasília informou que os demais três processos a serem enviados pelo Judiciário de Curitiba passarão por sorteio entre os juízes da 10ª e da 12ª Varas Federais. As remessas foram determinadas pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
O processo remetido ao Judiciário brasiliense trata de doações da Odebrecht ao Instituto Lula. Em 2017, Leite chegou a determinar o fechamento do espaço em meio às investigações sobre a suposta compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, baseada na delação do ex-senador Delcídio do Amaral. Mais tarde, o próprio juiz absolveu o petista.
Em outro episódio controverso, o juiz moveu uma queixa-crime contra um procurador sob a acusação de proteger o partido e o ex-presidente em investigações sobre fraudes e bancos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, a "segunda instância" da Receita, responsável pelo julgamento de contestações a sanções aplicadas pelo Fisco.
Na ocasião, Leite frisou que o procurador Frederico Paiva, responsável pela operação no Ministério Público Federal, foi assessor do ex-ministro Ricardo Berzoini. Ele acusou Paiva de se articular com petistas para evitar que as investigações avançassem. A acusação não prosperou. Na outra ponta, procuradores moveram um pedido de suspeição contra Leite, declarando que ele impunha obstáculos às investigações por meio de suas decisões.
Leite é, ainda, o juiz que conduz os casos relacionados à Operação Spoofing, que investiga um ataque hacker a contas de Telegram do ex-juiz Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Edênia
2021-11-07 20:36:19Com o estado brasileiro todo aparelhado, para proteger bandidos com processos comprovados ,em exaustivas investigações, e diante de todo o enfraquecimento, premeditado, das leis anti-corrupção do país, será apenas perda de tempo e custos desnecessários a continuidade desses processos .
André
2021-04-01 23:10:49O judiciário está cheio de corruptos e petistas infiltrados que têm atitudes venais e ideológicas e Lula tem bilhões de reais roubados no exterior para comprar estes venais.
Maria
2021-03-31 09:17:07Os ladroēs envolvidos nessas ações podem ficar tranquilos. Não vai acontecer nada. Os senhores seguirão roubando o nosso dinheiro por toda a vida. MS
Ivan Oliveira de Lima
2021-03-31 08:10:55Moro 2022!!!!
Newton
2021-03-31 01:23:25A esperança é que Deus possa conduzir a lógica e moral desse juíz e que Lula volte do lugar ao qual nunca deveria ter saído. A cadeia...
Sillvia2
2021-03-30 22:57:49Ao que parece, a justiça de verdade vai-se repetir... o acaso entregou o processo a quem de direito. Boa sorte, juiz Leite!
SIMONE
2021-03-30 22:57:39Depois de tudo o que aconteceu, ainda temos que aturar o molusco maldito.
MARCOS
2021-03-30 20:26:37Por Moro na presidência, em 2022 com uma renovação, real, com políticos honestos no Congresso, e pelo fim do Centrão. Temos que ter sempre em mente, que quem pôs essa corja no Congresso, fomos nós.
Wanderley
2021-03-30 19:43:14Moro 2022. Você duvida que o Gilmar não vai inventar uma maneira de torná-lo inelegível?
Mario
2021-03-30 16:38:55Aí não vale Não foi o cachaceiro que escolheu o juiz. Esse juiz vai ser declarado suspeito.