Juiz absolve Temer no caso do diálogo do 'tem que manter isso, viu?'
O juiz da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, Marcos Vinícius Reis Bastos, absolveu nesta quarta-feira, 16, o ex-presidente Michel Temer (foto) da acusação de obstrução de Justiça pelo diálogo mantido com o empresário Joesley Batista em que ele disse a frase "tem que manter isso, viu", em resposta a uma menção feita ao ex-deputado...
O juiz da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, Marcos Vinícius Reis Bastos, absolveu nesta quarta-feira, 16, o ex-presidente Michel Temer (foto) da acusação de obstrução de Justiça pelo diálogo mantido com o empresário Joesley Batista em que ele disse a frase "tem que manter isso, viu", em resposta a uma menção feita ao ex-deputado Eduardo Cunha pelo sócio do grupo J&F.
Reis Bastos considerou que o diálogo não indicou o cometimento de crime por parte de Temer. "A prova sobre a qual se fia a acusação é frágil e não suporta sequer o peso da justa causa para a inauguração da instrução criminal", avaliou. "O diálogo quase monossilábico entre ambos evidencia, quando muito, bravata do então presidente da República, Michel Temer, muito distante da conduta dolosa de impedir ou embaraçar concretamente investigação de infração penal que envolva organização criminosa", afirmou o juiz na decisão.
O juiz também indicou que a conversa pode ter sido adulterada pelo Ministério Público Federal. "A denúncia transcreve o mesmo trecho do áudio sem considerar interrupções e ruídos, consignando termos diversos na conversa, dando interpretação própria à fala dos interlocutores."
As críticas se estenderam às transcrições das conversas pelo Ministério Público, na decisão de Reis Bastos. "No trecho subsequente das transcrições — principal argumento da acusação quanto ao crime de obstrução da justiça — a denúncia, uma vez mais, desconsidera as interrupções do áudio, suprime o que o laudo registra como falas ininteligíveis e junta trechos de fala registrados separadamente pela perícia técnica que, a seu sentir, dão — ou dariam — sentido completo à conversa tida por criminosa", considerou.
O advogado do ex-presidente, Eduardo Carnelós, afirmou que a decisão "traz o reconhecimento de que o grande escândalo com o qual se tentou derrubar um presidente da República baseou-se na distorção de conversa gravada, pois o conteúdo verdadeiro dela nunca indicou a prática de nenhuma ilegalidade por parte dele. E foi a partir dessa distorção que outras foram praticadas, para formular descabidas acusações contra um homem honrado".
O Ministério Público Federal vai avaliar se recorrerá da decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Temer foi denunciado em 2017 pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na denúncia, Janot afirmou que a frase “tem que manter isso, viu?” confirmava que o ex-presidente estava envolvido em uma tentativa de silenciar o operador Lúcio Funaro e Eduardo Cunha, presos na Lava Jato.
Quando Temer deixou de ser presidente, o processo parou de tramitar no Supremo Tribunal Federal e passou a correr na primeira instância da Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Emanuel
2019-10-17 15:07:22Já está provado que o Janot queria derrubar o Temer, pois o próprio Janot é petista. Para se acusar é preciso ter certeza , e não achismo. O Janot provou que agia fora da lei; o MPF não esteve bem representado por esse senhor.
Luiz
2019-10-17 12:35:29Esse juiz heim? Dizem que o pior cego é o que não quer enxergar!
Leandro
2019-10-17 12:34:45DE UNS TEMPOS PRA CA, SO TEMOS VISTO ABSOLVICOES DE PROCESSOS EM Q QQ BRASILEIRO PODE CONCLUIR Q HOUVE CORRUPCAO. OU TODOS SOMOS LOUCOS OU O ROLO COMPRESSOR DOS CRIMINOSOS ESTA FUNCIONANDO. ACHO ISSO UM PERIGO. SE ESTICAR MAIS UM POUCO MAIS, A CORDA ARREBENTA. POVO NA RUA E' SALUTAR, MAS POVO RAIVOSO NA RUA E' PERIGOSO.
Gustavo
2019-10-17 11:50:38Ora, só quem não conhece como funciona o BRASIL/brasília, para pensar que poderia ter sido diferente. Faça-me o favor.
ALVAR0
2019-10-17 10:23:32Esse já deveria estar na cadeia a muito tempo.
Claudia
2019-10-17 10:21:21Certo . São todos inocentes . O juiz está certo .
AMELIA
2019-10-17 10:08:25" tem que manter isto aí" .. "ISTO" O QUÊ ? o juiz REIS BASTOS está certo . Não ficou claro , na gravação , se é manter o bom relacionamento com Eduardo Cunha.!!! ou se manter pagamentos do Joesley para comprar o silencio de Eduardo Cunha.Joesley e Eduardo Cunha são 2 crápulas já comprovados. Temer não é "santo" mas está sendo investigado.
Lucia
2019-10-17 09:46:55“Tem que manter isso, viu...” é o slogan do grande “Mecanismo” a que se referiu Padilha em sua série. Eles querem manter tudo como sempre foi, os 3 Poderes irmanados na sua sem vergonhice e corrupção. Não tem país que dê certo com uma gangue dessas...
Solange
2019-10-17 09:42:17tomem vergonha na cara e deixem de proteger corruptos.
Benicio
2019-10-17 09:41:18Não tenho bandido de estimação, este cidadão está atolado até o pescoço em denuncias inclusive de edição de MP para beneficiar setores portuários, lugar de corrupto é na Cadeia.