Joaquim Levy pede demissão do BNDES depois de ser criticado por Bolsonaro
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy (foto), entregou seu pedido de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desde domingo, 16, depois de ser criticado ontem publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro. O presidente reclamou de Levy ter nomeado como diretor de mercado de capitais do banco o advogado Marcos Barbosa...
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy (foto), entregou seu pedido de demissão ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desde domingo, 16, depois de ser criticado ontem publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro.
O presidente reclamou de Levy ter nomeado como diretor de mercado de capitais do banco o advogado Marcos Barbosa Pinto, que havia trabalhado para o BNDES durante o governo Lula. Ele acrescentou que estava "por aqui" com Levy e que o presidente do BNDES estava "com a cabeça a prêmio há algum tempo". Barbosa Pinto renunciou ao cargo ainda ontem.
Levy divulgou uma nota desejando sucesso a Guedes nas reformas econômicas. Ele também fez um elogio público aos funcionários do banco. O presidente do BNDES deixou o governo depois de Bolsonaro demitir na quinta-feira o general Santos Cruz da Secretaria de Governo e na sexta-feira anunciar a demissão do presidente dos Correios.
Leia abaixo a nota de Joaquim Levy.
Solicitei ao ministro da Economia Paulo Guedes meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda.
Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e desejo sucesso nas reformas.
Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria. E, especialmente, agradeço aos inúmeros funcionários do BNDES, que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
luizantonio-rj
2019-06-17 18:46:03Estava ganhando alto salário e não fazia nada. O mais importante era abrir a caixa preta. Decidiu que não. Já foi tarde
Wilson
2019-06-17 17:21:16Pode até ser um bom profissional, mas não parece ter a sensibilidade necessária e o desconfiômetro devidamente calibrado para perceber que suas escolhas andavam desafinadas em relação ao restante da orquestra governamental. Governo de palavra tem que ser assim: FALA e, sem pestanejar, CUMPRE.
FERNANDA
2019-06-17 12:04:02Alguem para abrir a caixa preta do BNDES nao pode ter tido passagem por governos que tem o nome dentro dessa caixa, ne'?
Lupio
2019-06-17 11:10:23Sinto falta de um jornalismo mais investigativo. O Levy estava sendo boicotado pelos funcionários do banco para não abrir a caixa preta?
Clovis
2019-06-17 10:41:52Compreensível ler que se dava bem com os funcionários. Afinal, não chegou nem perto da caixa preta que tinha como incumbência abrir. Ou não?
Clovis
2019-06-17 10:15:26A título de que foi colocado um estranho no ninho? Não cumpria as determinações do Ministro e nem as do Presidente. O que será que andou fazendo?
José Eliaz Rosa
2019-06-17 10:05:13Esse senhor não deveria sequer ter passado perto do Governo Bolsonaro, ele como presidente do BNDES, seria a mesma coisa que colocar a raposa para cuidar do galinheiro, demorou muito, mas ainda foi em tempo.
Vilma Brito
2019-06-17 03:15:20Os ajustes nescessários em curso. Nossa esperança que a curtíssimo prazo, MARCEL VON HATTEM no MINISTÉRIO da CASA CIVIL, para elevar o nível técnico dos MINISTÉRIOS BOLSONARO, que tanto apoiamos.
Vilma Brito
2019-06-17 00:59:27De verdade nunca entendemos a escolha de PAULO GUEDES, mas torcemos para que a atuação de LEVY, nos convecesse. Além de não agir em sintonia com a promessa de campanha ainda contrata e contraria a recomendação do BOLSONARO!!! LEVY se mostrou mais petista agora do que quando conflitava com a Equipe da Dilma.
Isaias
2019-06-16 23:38:04Gleisi querida, sabemos que vc está doida p/ se livrar de Haddad, o Perdedor. Vcs vão perder SP de novo? Olha a última dele: elogiar o Marcos Barbosa Pinto que trabalhou com ele. Que cara burro!! Tá todo mundo gargalhando no Planalto. E chama o Presidente de .Bozo. Sinceramente, ele é o Fred ou Carequinha? Que grande palhaço!