JBS recebeu R$ 47 milhões do governo Bolsonaro para fornecer picanha e filé mignon às Forças Armadas

23.08.20 08:11

Envolvida em um novo escândalo após a revelação feita por Crusoé sobre a operação de bastidores — que contou com a participação pessoal do presidente da República, do seu advogado Frederick Wassef e do procurador-geral da República,  Augusto Aras — para tentar salvar seu acordo de delação premiada na PGR, a JBS assinou 47 milhões de reais em contratos com o governo de Jair Bolsonaro.

Segundo dados do Portal da Transparência, o frigorífico dos irmãos Joesley e Wesley Batista fechou 30 novos negócios com o Ministério da Defesa desde o início de 2019, quando Bolsonaro foi empossado, para fornecer alimentos congelados para os militares do Exército e da Marinha. No cardápio contratado pelas Forças Armadas estão peças de picanha, maminha e filé mignon.

Como revelou Crusoé nos últimos dias, a JBS pagou 9 milhões de reais ao advogado Frederick Wassef nos últimos cinco anos. O então defensor do presidente Bolsonaro e de seu filho 01, o senador Flávio Bolsonaro, foi sem procuração à sede da PGR em outubro do ano passado para falar sobre o acordo de delação da empresa dos irmãos Batista assinado em 2017, mas que corre sérios riscos de ser rescindido devido a irregularidades cometidas pelos empresários.

A reunião de Wassef com um subprocurador encarregado de analisar o acordo na PGR foi solicitada por telefone pelo presidente Jair Bolsonaro ao procurador-geral, Augusto Aras. Horas antes da audiência, o subprocurador chegou a receber um telefonema do próprio presidente da República, a quem coube endossar o encontro. Como não tinha procuração para falar sobre a delação da JBS, o advogado dos Bolsonaro foi interrompido pelos procuradores do caso e a conversa não avançou.

A JBS confirmou ter contratado o escritório de Wassef, mas disse que o advogado atua em “inquéritos policiais” e não no acordo de delação junto à PGR. Wassef, que em julho havia negado ter contrato com o frigorífico, disse que não tratou sobre a colaboração da empresa no Ministério Público Federal. Aras disse que não recebeu nenhum pedido de Bolsonaro sobre o caso JBS e afirmou que vai investigar os pagamentos da empresa ao ex-advogado do presidente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que matéria podre. Quando assinei esta porcaria achava que seria uma imprensa mais honesta. A manchete já induz que os militares comprara exclusivamente carnes nobres. Seja jornalista de verdade e veja quantos porcentos do contrato todo é de carnes nobres. O tal advogado recebeu dinheiro da JBS nos últimos 5 anos... Quer induzir que as compras dos militares tem alguma relação com o que o advogado recebeu? Por favor, sejam mais honestos nas matérias senão vão falir quando ninguém mais renovar.

  2. Faltou dizer se houve superfaturamento ou se existe algum indicio de corrupçao no processo. O fato de o ministerio da defesa comprar 47 milhoes de carne do maior frigorifico do Brasil nao é noticia. Pelo que entendi foi a maneira encontrada de repetir a noticia do valor pago pela JBS para o Wassef e tentar implicar o governo. É assim que a midia vai perdendo a credibilidade. Uma pena.

  3. Compras do governo são feitas através de licitação. A matéria não esclareceu alguns pontos: 1) A JBS poderia participar da licitação? 2) Outras empresas participaram da licitação? 3) A JBS ofereceu o menor preço?. Misturar essa compra com Wassef é se igualar com a Globo Lixo.

  4. CRUSOÉ, onde está a notícia? Qual a relação entre a compra de carne pelas Forças Armadas de um frigorífico que vende carnes com o Wassef e Bolsonaro? Está sem condições ler qualquer reportagem da Crusoé sobre o governo. Seria melhor publicar menos matérias que forçar a barra com matérias como esta. Sem qualquer relação de causa e efeito. Só vejo implicância e ideologia.

  5. Começou falando da compra de carne e mudou para a reunião com o advogado de Bolsonaro. A licitação para essa compra foi mal feita? Se a compra é suspeita, vocês deveriam aprofundar a investigação e dizer o que houve de errado na licitação. A JBS está impedida de participar de licitações e de vender para o governo? Mesmo que o Ministério da Defesa não quisesse comprar com a JBS , teria que fazê-lo, pois a empresa ganhou a licitação.

    1. Concordo com seu comentário. Eu também não entendi o artigo sobre a compra de carne, e olha que até li novamente para ver se havia algo que eu não teria entendido.

  6. Vai ver que o sr. Wassef era mais do que um advogado da família presidencial. Defendia também , ou intermediava outros negócios das armas do Capitão.

    1. Eu tb votei no Bozo. Depois de tantos desmandos, política ambiental, Internacional, aliança com o centrão, estou fora é do apoio ao Bozo. Ficam os Bolsominions.......ainda defendendo. Melhor assinar outro jornal mesmo

    2. Roberto pode ficar fora. Vai ouvir ler as fake q saem da sala ao lado da do Bozo. Parece Petista .

  7. Tentei achar na matéria o que há de errado ou suspeito. Não vi nada além de uma manchete tendenciosa e infeliz; além de um texto sem foco.

  8. Aquela delação foi uma piada, até procurador do Janot compraram. Agora o Aras quer que a delação avance ? Tudo muito estranho .

  9. Essa revista,está indo no caminho de outro orgaos de cmunicacao..acho que nunca mamaram na teta deste governo, como.slgo foi negado, sua linha editorial mudou então esperem porquetamvem

    1. vao fechar. Percebo que os assinantes em sua maioria há cancelaram ..

  10. Os brasileiros querem aber: as picanhas maminhas e filés são somente para generais ou os menos graduados também vão se deliciar?

    1. Eu quero saber se todo esse valor foi somente para a compra dessas peças mais caras.

  11. Seria uma reportagem maravilhosa se o foco fosse o fornecimento de carne, citando e lembrando o leitor daquele cardápio do STF (caviar e vinhos) e outros. Bem tendenciosa a reportagem. Crusoé, bata em todos: Bozo, STF, Maia, Nhonho, Renan, Lula, Ciro, Cabral, Pezão, Todos, todos, todos. Não floreie títulos de reportagens com meias mentiras.

    1. Muito bem faça-os lembrar de todos..ou uma tropa é alimentada com caviar,lagostas vinhos e champanhes importadas?

  12. “JBS e os R$ 47 milhões para a tropa de Bolsonaro.” Partindo do título tendencioso do e-Mail mandado aos assinantes, haviam hora fiz um comentário nessa mesma linha do Antonio. Nada foi publicado. O que são 47 milhões de venda pra JBS? E de compra de comida para as FFAA? Má fé ou só falta de assunto?

    1. Esse ""troco"" pra você, é uma fortuna pra quem não rouba, captou????!!!!

  13. Interferência na PF, interferência no acordo da JBS, negócios com o frigorífico mais suspeito do mundo... tá difícil. Votei 17 e levei um 13

  14. Bolsonaro já reeleito em 22, com esta mãozinha diária de Crusoé. É só tiro no pé Que reportagem sem pé e nem cabeça cacete!!!Deveriam nos poupar pelo menos aos domingos. A gente dormindo antes de Manhattan salva o final de semana, seus porcos.

  15. Fabio, penso que você misturou muitas coisas num artigo. Comprar carne é uma coisa que não tem nada a ver com a história de se contratar Wassef, ou você vai condenar a empresa inteira pelo contrato ou pela venda? A JBS é empresa que está na B3. Se você acha a empresa corrupta deveria denunciar à CVM. Você também envolveu o Exército nesse artigo, numa forma estranha. Triste artigo.

    1. Espero mesmo q o advogados da empresa procurem essa Odete6 que deveria ter muitos e muitos documentos para provar o que escreve. Internet não é terra sem lei. Quem escreve publicamente tem que ter responsabilidade. A Crusoé não é responsável nem aprova opinião expressa por leitores.

  16. Marrom é a cor de PECULATO, que a mídia camarada chama de rachadinha e outras denominações brincalhonas. Sempre se trata de apropriação de dinheiro público pelos poderosos de plantão!

  17. Agradecemos por ajudar a financiar um jornalismo isento e sério. Não perca teu tempo aqui, agora que já pagou, sintonize nos Panos nos Is, lá você vai ouvir tudo o que você quer ouvir e vibrar com as "conquistas" do Mito!

  18. Talvez o advogado não tenha mesmo mais nenhum HAVER, porque já recebeu tudo. Mas tem muito a ver, porque é testa de ferro da família Bozo

  19. Talvez pq ele é amigo do presidente e advogado da JBs... O pior que esse ninho que envolve o presidente quer manchar a grandeza de nosso Exército, policiais... colocando em descrédito todas nossas boas instituições.

  20. Será que tem algum repórter que vai conseguir descobrir a comissão da família Bolsonaro nesta operação? pois a Policia Federal é a Procuradoria está comprometida com os Bolsonaros, então só resta a imprensa livre para salvar o povo Brasileiro dos ladrões da politica.

  21. VERGONHA, não tem gente séria no setor público??? É sempre uma bandalheira generalizada, sairam os petralhas e entraram os bozistas e é tudo a mesma merd@, farinha do mesmo saco. A respeitada Forças Armadas permite isto sem reagir??? Ela era a nossa única esperança de moralizar este país.

  22. O que tem haver ? Você já acompanhou o faturamento da ex-mulher do Wassef no Governo Federal ? +230 milhões... O gado bolzominios só acredita nas insanidades do MiNto, né ?!

  23. Pode não ser ilegal, mas é imoral o governo pois está dando lucros a uma empresa corrupta, que se enriqueceu de forma ilicita e enriqueceu politicos. Empresas investigadas não deveriam participar de licitações públicas.

    1. Empresa corrupta? Melhor você avisar a Bolsa de Valores B3.

    1. nenhuma surpresa com o comportamento deste sujeito, foi colocado alí pra fazer este papel medíocre que vem fazendo.

  24. Ninguém comentou na mídia estas notícias de vocês. Perseguição descarada. Vocês são podres, cedidos, nogentos incapazes fracassados

    1. Tudo que o Antagonista fala, mais tarde se retrata verdadeiro. A grande mídia não fala? Relembrem a matéria sobre o Dias Toffoli ("o amigo do amigo do meu pai") que a mídia não deu moral. Só eles falaram, foi tudo abafado.

    2. Na época do PT e início da Lava-Jato, era em O Antagonista que eu me informava pois a grande midia quase nada mostrava ou omitia fatos. Com o tempo, até o JN dava os créditos a O Antagonista em algumas notícias.

    3. Nig eles não querem admitir que foram enganados. O Bolsolula está comprando as forças armadas até com carne. Quando o louco der o golpe vão ser seus capachos.

    4. A verdade sempre a verdade nada mais que a verdade. Dá-le Crusoé vamos botar na cadeia esses milicianos e os 2 porquinhos da JBS.

    5. Talvez seja por isso q eles são de fato uma ilha no jornalismo... Não gera estranheza a grande mídia não divulgar?... E se não estiver na grande mídia não ocorreu no universo né?... Mas vcs vem aqui ler pq no fundo sabem da verdade q aqui existe q vcs não querem acreditar: Vcs foram enganados!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO