Foto: Reprodução

Israel matou irmão de autor dos ataques

11.10.23 12:41

As Forças de Defesa de Israel anunciaram, nesta quarta-feira (11), que familiares de Mohammed Deif, terrorista que planejou os ataques a Israel e chefe da ala militar do Hamas, foram mortos em Gaza.

O irmão do terrorista, sua filha e seu neto foram executados.

Segundo o Exército de Israel, outros membros da família estão sob os escombros da casa onde estavam, que fica no sul da Faixa de Gaza.

Em 2014, sua esposa, seu filho de sete meses e sua filha de três anos foram mortos em um ataque aéreo israelense.

Quem é Mohammed Deif

Deif, um dos líderes do grupo terrorista Hamas e um dos homens mais procurados pelo governo de Israel, é uma pessoa envolta em mistério. Ele já escapou de sete tentativas de assassinato, incluindo a mais recente em 2021, ele raramente fala e nunca aparece em público. Por isso, quando o canal de televisão do Hamas anunciou que Deif iria discursar no sábado (7), os palestinos sabiam que algo significativo estava acontecendo.

O paradeiro exato do líder terrorista é desconhecido, embora seja provável que esteja em Gaza, possivelmente nos labirintos de túneis sob o enclave. Uma fonte das forças de segurança israelenses disse à uma agência de notícias que Deif esteve diretamente envolvido no planejamento e na execução do ataque terrorista em Israel.

Nascido como Mohammad Masri em 1965, no campo de refugiados Khan Yunis, criado após a Guerra Árabe-Israelense de 1948, o líder ficou conhecido como Mohammed Deif após se juntar ao Hamas em 1987.

Deif estudou ciências na Universidade Islâmica de Gaza, onde se dedicou à física, química e biologia. Além disso, demonstrou afinidade com as artes, liderando o comitê de entretenimento da universidade e atuando em comédias no palco.

Em 1989, ele foi preso por Israel e passou cerca de 16 meses detido.

Ascensão na Hierarquia do Hamas

À medida que subia na hierarquia do Hamas, Deif arquitetou a rede de túneis do grupo e se especializou na fabricação de bombas. Sua habilidade nessa área e seu envolvimento em ataques suicidas fizeram dele o principal alvo de Israel por décadas, sendo responsabilizado pessoalmente pela morte de dezenas de israelenses.

Para Deif, permanecer nas sombras tem sido uma questão de vida ou morte. Fontes do Hamas revelaram que ele perdeu um olho e sofreu ferimentos graves em uma das tentativas de assassinato.

Sua habilidade em sobreviver enquanto lidera o braço armado do Hamas lhe rendeu o status de herói popular palestino. Nos vídeos divulgados pelo grupo, ele sempre aparece mascarado ou apenas como uma sombra misteriosa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Executados? Estranha a terminologia para o que o texto dá a entender, que morreram no bombardeio. É um detalhe que não casa com a (corretíssima) linha editorial da Crusoé.

  2. Puxa.... Israel já o teve detido... soltou porque???? Poderiam ter sido salvas muitas vidas se esse raça ruim tivesse continuado preso. Imagina o que deve ser o """ensinamento""" de """CIÊNCIAS""" na """universidade islâmica"""!!!!.... Só pode resultar mesmo é na formação dessas excrescências malígnas de subespécie. Tudo isso é aterrorizantemente triste.

    1. Tomara q ISRAEL tome definitivamente a faixa de gaza e varra p/ sempre, daquela terra amaldiçoada, esses ícones da demência e da perversidade, libertando tb os palestinos q queiram - sobretudo - viver em paz, até q consigam 1 dia negociar 1 território próprio. Mas é bem provável q até lá desapareçam as razões p/ isso e q os povos atormentados se incorporem a 1 só sociedade terráquea s/ fronteiras, uníssona, evoluída, voltada apenas p/ a conquista de 1 planeta onde se possa salvar a nossa espécie

    2. É um enígma o fato de alguém que conheça a dor da perda de inocentes pode assassinar outros inocentes.

Mais notícias
Assine agora
TOPO