Iranianos se recusam a pisar em bandeira dos EUA e de Israel
Nesta segunda, 13, os iranianos protestaram pelo terceiro dia consecutivo contra o regime dos aiatolás. A onda atual de manifestações começou no sábado, 11, depois que autoridades do país admitiram que um míssil iraniano derrubou um avião ucraniano com 176 pessoas. As manifestações se concentraram perto das universidades. Muitos dos que estavam no voo eram...
Nesta segunda, 13, os iranianos protestaram pelo terceiro dia consecutivo contra o regime dos aiatolás. A onda atual de manifestações começou no sábado, 11, depois que autoridades do país admitiram que um míssil iraniano derrubou um avião ucraniano com 176 pessoas.
As manifestações se concentraram perto das universidades. Muitos dos que estavam no voo eram estudantes. Em uma faculdade, os manifestantes evitaram pisar em bandeiras dos Estados Unidos e de Israel que tinham sido pintadas pelo regime no chão para que pudessem ser pisadas. Um vídeo divulgado na internet mostrou as pessoas desviando pelas laterais do caminho (foto).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou o episódio no Twitter nesta segunda, 13: "Uau! Os maravilhosos manifestantes iranianos se recusaram a pisar, ou de qualquer forma denegrir, nossa grande bandeira americana. A bandeira foi pintada na rua para que eles pudessem pisar, mas eles deram a volta. Grande progresso!".
Como não há nenhum grupo organizando os protestos, não é possível saber até quando as pessoas permanecerão nas ruas.
Entre as palavras de ordem mais comuns desta segunda estavam "morte a Khamenei" e "(Qassem) Soleimani era um assassino. Seu líder (Khamenei) também é um assassino".
Policiais bateram em alguns manifestantes e lançaram bombas de gás lacrimogêneo na direção da multidão. Também houve relatos de tiros dados com munição de verdade contra os que estavam protestando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Axel
2020-01-13 21:09:22Bom, eu disse que não voltaria, por causa das censuras dos estagiários que eventualmente querem mostrar serviço na minha revista amada... Mas festejo este singelo momento com a certeza de que o planeta Terra pode ser melhor se alguns seres moralmente deformados e alucinados pelo poder forem sumariamente eliminados. A Natureza faz isso desde o início da vida, e sempre deu certo. Apenas o homem tenta mudar esta dinâmica. Estamos com vocês, querido e sofrido povo iraniano.
André
2020-01-13 20:23:45Cansaram de serem usados
Nonato Cronemberger
2020-01-13 20:13:29Abre uma porta para um novo governo do Irã
Uira
2020-01-13 20:06:09Nada impede que um dia o Irã não seja uma potência tecnológica, mas isto muito provavelmente implica que o sistema de governo não será uma teocracia. Ou seja, é uma outra estória, um outro capítulo.
Uira
2020-01-13 20:01:52Além do mais, se as economias do futuro se basearem mais em conhecimento e menos em recursos minerais e naturais, isto poderia ser outro fator a frear os ímpetos expansionistas e imperialistas, já que deter o conhecimento e a informação estratégica é mais importante do que meramente possuir recursos naturais e minerais, pois isto não faz uma nação rica, mas sim dependente de quem tem o conhecimento e a tecnologia.
Henrique Simão
2020-01-13 20:00:03Será que isso a globo mostra??
Uira
2020-01-13 19:58:23A partir do momento em que o cálculo econômico implica alguma possibilidade de perda, isto muito certamente agirá para que haja no mínimo uma ponderação em relação ao custo a ser incorrido. Dentro do conceito de homeostase, o organismo busca manter as condições internas frente às mudanças no ambiente, portanto, uma vez que qq sociedade alcance um patamar de regularidade, pq ela agiria para quebrar esta e se jogar no caos? Ninguém minimamente sensato quer piorar sua condição material.
Leonardo
2020-01-13 19:51:31👏👏👏👏👏👏👏
Uira
2020-01-13 19:50:52Não existe fórmula totalmente à prova de eventos aleatórios e fora do controle, mas há a possibilidade de se chegar a um denominador comum que garanta alguns anos de estabilidade sem interrupção, principalmente se a economia iraniana passar por um período de recuperação. Os americanos não jogaram duas bombas atômicas no Japão e, mesmo assim, como é a relação entre os dois países? E pq? Os laços econômicos são poderosos e um grande freio em rompantes autoritários e belicosos.
Uira
2020-01-13 19:46:58Aliás, dentro da concepção de se combater a pobreza para se combater o terrorismo, um acordo que permitisse ao Irã recuperar sua economia poderia ser bem-vindo. Mesmo que um protótipo de Hitler persa ascendesse ao poder no Irã daqui a alguns anos e quisesse usar a humilhação sofrida contra os ianques para defender a "nuclearização" do Irã, ele estaria só repetindo o passado, se a economia estivesse mal das pernas, ou encontraria na estabilidade econômica um freio.