IRNA

Irã pode usar Venezuela para atacar os EUA e seus aliados

05.01.20 11:31

O especialista em segurança global Joseph Humire acredita que o Irã poderá usar a Venezuela para vingar a morte do general Qassem Soleimani, vítima de um ataque de drone na quinta-feira, 2, em Bagdá.

“O mais provável é que o Irã vingue a morte de Soleimani com uma ação no Iraque, onde os iranianos têm mais interesses e estão mais bem organizados. Contudo, se a Guarda Revolucionária do Irã quiser levar a luta contra os Estados Unidos para o palco global, o regime de Nicolás Maduro na Venezuela poderá dar o apoio necessário”, diz Humire, que é diretor-executivo do Centro para uma Sociedade Livre e Segura, em Washington.

A opção mais provável seria, segundo Humire, realizar um ataque terrorista a um alvo americano ou de algum aliado dos EUA usando os agentes iranianos que estão circulando pela América Latina com passaporte venezuelano. Mais de 10 mil indivíduos do Oriente Médio receberam algum tipo de documento fraudulento do sistema de imigração da Venezuela desde 2008.

A segunda opção seria um ataque cibernético contra uma instalação dos Estados Unidos na América Central ou do Sul. “O regime da Venezuela trabalhou em estreita colaboração com Cuba e Irã, além da Rússia, no aprimoramento de suas capacidades cibernéticas ofensivas. Um ataque usando a tecnologia iraniana e o conhecimento venezuelano poderia ser usado sem que o Irã fosse culpado diretamente”, diz Humire.

Outra possibilidade seria o sequestro de empresários americanos. “Há rumores de que o Irã estava planejando esse tipo de operação no Iraque antes da morte do general Soleimani. Eles poderiam estender facilmente esse tipo de operação à Venezuela e aos países vizinhos usando seus aliados venezuelanos e a inteligência cubana”, diz Humire.

Em outubro, Maduro se encontrou com o presidente do Irã, Hassan Rouhani (foto), em Baku, no Azerbaijão. Na ocasião, o venezuelano ressaltou que o Irã e a Venezuela resistirão contra a “arrogância” dos Estados Unidos e inevitavelmente derrotarão os americanos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. BOLSONARO NÃO DEVE PERMITIR NENHUM ATAQUE A NENHUMA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA EM NOSSO TERRITÓRIO.QUEM O FIZER DEVERÁ SOFRER REPRESÁLIAS SEVERAS , NEM QUE PARA ISTO TENHAMOS QUE ACEITAR TODO AUXÍLIO DE NOSSOS ALIADOS.CHEGA DE FICAR-MOS COM O "RABO" NO MEIO DAS PERNAS. BRASIL ACIMA DE TODOS,DEUS ACIMA DE T U D O BRASIL É A PÁTRIA DO EVANGELHO E DO MUNDO O CORAÇÃO!

  2. Só resta à esquerdalha que ainda está aparelhando o ESTADO BRASILEIRO em TODAS as instâncias, desde membros do STF, congressistas q são maioria fisiológica e representam corporações e ORCRIMS como a OAB, embarcarem numa "aventura" destas. Que a ABIN, órgãos de informações inclusive FORÇAS ARMADAS, estejam alinhadas com os EUA.

  3. Se esses caras caem na Amazônia eles podem entrar, mas não sairão. Essa selva e nossa...Bolsonaro utilizou as queimadas, para colocar o exército por lá. Aqui não...

  4. A Venezuela comprou 30 caças russos de última geração. Tais aviões ainda estão em fase de projeto e os russos não têm ciência e tecnologia suficientes p/ desenvolvê-los para poderem competir c/ os caças americanos, ingleses, suecos e franceses que fazem parte da OTAN. Enquanto isso, na Venezuela há escassez de alimentos, remédios e papel higiênico. Ali Kamenei, Maduro e os líderes cubanos, se quiserem permanecer vivos, devem evitar irritar os americanos!

  5. É bom que aí sim o maduro vai cair de maduro kkk. Os EUA arrasam estes ladroes e o povo venezuelano com certeza vão agradecer!

  6. Calma pessoal, nao vamos viajar nessa maionese. E bem provavel que esses iranianos amarguem seu prejuizo quietos, pois seu grande estrategista esta morto, dai poder começar um festival de besteiras feitas por alguns chefes de cabeça quente e sendo cobrados de uma vingança que só trara destruição a todos. O bicho não e tao feio assim, eles tem que respeitas os EEUU e seus aliados.

  7. Novamente, o eixo do mal. Coreia do Norte, Irã, Venezuela, Cuba, outros países, terrorismo, tráfico de drogas, de pessoas, lavagem de dinheiro, terrorismo, Hesbolah, Oriente Médio, tudo conectado...

  8. Faz mais de 30 anos que leio notícias de que eles já estariam por aqui de norte a sul pelo Brasil e pelas Américas, como na tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina; mas também no Norte, na zona conhecida como tríplo A, entre os Andes, Amazônia e Nordeste. Tem tentáculos em todos os lugares, na 25 de março, em Foz, etc...

  9. Esse especialista está de brincadeira né?!!. Maduro está mais perdido que cego em tiroteio... Pensando para onde vai fugir... Se houvesse um ataque pela Venezuela seria tudo de bom pois seria a desculpa para o Trump mandar somente dois caças lá para derrubar o regime. Um trabalho de menos de um dia. Brincadeira né. A onde possibilidade do Irã é terrorismo bem escondido... Mas vai sofrer retalhação pesada.... Parabéns ao Trump!!!!!

  10. "Inevitavelmente" ? Os EUA é o único país do mundo com capacidade, caso fosse necessário, de derrotar o restante. E, teria sempre como seu fiel e leal aliado a Grã Bretanha e vários países do planeta. Não tem Coreia, nem China ou Russia. Essa é uma constatação obvia ao compararmos seus arsenais bélicos.

  11. IRAN é país terrorista. Como tal só ataca na civis indefesos. 52 mísseis disparados cirurgicamente extermina os alvos já cadastrados pelos EEUU que estão à espera da represália. Muita conversa fiada para enganar os crentes islâmicos que conseguem acreditar que terão abertas as portas do Paraíso.

    1. Agora que vc tocou nesse assunto, como se assemelham aos bolivarianos, não? Sempre enganando os trouxas que os seguem...

  12. Muito bla bla bla bla, nem sei porue escrevem um texto deste sem infomração estruturada todo na base do achometro. Sem credibilidade

  13. Vc até pode duvidar que os americanos vão ter coragem de puxar o gatilho, mas se a realidade demonstra que há uma pequena possibilidade disto acontecer, então vc já não pode se considerar tão seguro para impor a sua própria lei sem qq consequência ou represália. Quem merece DIREITOS HUMANOS É QUEM RESPEITA DIREITOS HUMANOS, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE, TRATE AOS OUTROS COMO DESEJA SER TRATADO. Se vc deseja explodir ou atirar em alguém, pq o mesmo não deveria valer contra vc?

    1. Corretissimo, Uira! Mas com essa gente a lógica não existe, eles primeiro fazem os atentados, depois pensam nas consequências... mas fazem pose de injustiçados, como no caso desse general exemplarmente eliminado pelos EUA

  14. Veja que o raciocínio por trás disto é o mesmo que grupos terroristas e de criminosos usam para atacar tanto Estados quanto cidadãos visando estabelecer uma POLÍTICA DO MEDO. É através da violência que eles impõem a sua própria lei. Uma vez que alguns indivíduos de ALTA PLUMAGEM na FAUNA CRIMINO-TERRORISTA sejam ABATIDOS COMO AVISO, a msg vale para todos os demais criminosos e terroristas. A lista anti-terrorismo funciona como uma arma apontada para sua cabeça.

  15. É óbvio que tal raciocínio vale para o regime de Nicolas Maduro, sobretudo pq ele parece estar infestado com gente vinculado a cartéis de drogas e organizações terroristas, tais como as FARC e a ELN. Restaria o problema de se invadir a soberania nacional de outros países. Mas se um drone misterioso atingir quem quer que seja e não houver um reconhecimento formal dos americanos pelo ataque, quem é que poderá dizer sem sombra de dúvidas que foram eles.

  16. Se a condição para realizar operações militares contra-terroristas for incluir indivíduos e organizações em um lista de entidades terroristas, então tal coisa poderia ser utilizada como uma espada de Dâmocles na cabeça dos que estão sujeitos a serem alvos de uma ordem executiva do presidente americano ordenando um ataque. Por exemplo, bastaria que os cartéis de droga mexicanos fosse incluídos na lista de organizações terroristas para seus chefões estarem sujeitos a serem bombardeados.

  17. O Irã sabe que não tem apoio da Rússia e da China para uma retaliação violenta aos EUA, e perdeu quem tinha a inteligência, a ousadia e os contatos para um ataque terrorista. Resta-lhe tentar um ataque aloprado, só pra não deixar de graça a morte de seu cabeça militar.

    1. Imagino a Dilma de burka na reunião querendo negociar tecnologia brasileira de estocadores de vento com o (v)aiatolá!

  18. Completamente inviável Iran usar a Venezuela para atacar os Estados Unidos. Esse comentarista devia estar de ressaca quando publicou essa matéria. Até seria bom para o Ocidente. Matava dois coelhos numa só cajadada.

  19. Antes disso os EUA entrariam na Venezuela. É algo parecido com o que quase aconteceu na segunda guerra mundial, onde os EUA estavam preparados para invadir o Brasil pelo Rio Grande do Norte para evitar que os alemães o fizessem primeiro.

  20. Segundo fontes seguras,Jair Messias Bolsonada ligou pro Tramp e informou que todos os brasileiros estão armados até os dentes em uma eventual guerra, bolsonada obrigou toda população comer batata doce pra destruírem os adversários, veja só como nosso presidente é super inteligente.

    1. Inteligente é vc, Marcelo, com esse comentário! Cômico! 😐

    2. Ai que engraçado. Dá bem a medida da idade mental da esquerdalha.

    3. A Esquerdalha é a Grazi. E o Lula é o Caio Castro. Tira a foto.

  21. É nisso que dá a covardia dos governos sul-americanos. Enquanto o regime de Maduro sobreviver, haverá perigo para o continente. Com a ajuda dos EUA, já poderíamos ter resolvido esse problema.

  22. Segundo fontes seguras, Jair Messias Bolsonaro já ligou pro Tramp e informou que já está armando toda população brasileira obrigando todos comer batata doce, em uma eventual guerra, bolsonada diz pra Tramp que o EEUU podem contar com o Brasil como aliado,veja só como nosso presidente é super inteligente.

  23. A Venezuela não consegue resolver seus próprios problemas: Maduro ou Guaidó? O povo está sofrendo. Vai se meter em conflito internacional, que ganharia com isso?

  24. Por favor Venezuela, ataque os EUA, assim terá justificado o aniquilamento do Maduro e o início do aniquilamento comunista na América Latina.

  25. Especialista... essa turma é aquela conhece muito de pouco e nada de muito. Esse texto me faz lembrar os especialistas do ibope com a vitória da dilmanta para o senado em 2018.

  26. É o que venho falando, o Iran não tem coragem de enfrentar os EUA, ficam só esbravejando. O que farão serão ações terroristas praticadas por grupos aliados sem aparecer, pois sabem que a resposta americana será fatal pro regime.

    1. Pois é. Se não tem nada plausível não colocar terroristas esquerdistas fantoches falando absurdos. Querem nos fazer de Otários. A Já sei não renovarei a assinatura.

  27. Meu Deus! isso é desespero por notícia? ou um comunista atuando nas sarjetas? Maduro já tem problemas demais não? procurar confronto com os EUA? PQP !

  28. A Venezuela pode estar treinada para crimes cibernéticos, mas não tem tecnologia para evitar que um drone siga silenciosamente o maduro indo para a casa da sogra e rife-o.

  29. Só falta agora o companhêro Khamenei resolver entrar pro foro de São Paulo e transformar sua região em um Oriente Médio bolivariano

    1. não seria na mal o trump jogar uma bombinha na praça dos 3 podres poderes... numa 4a. ou 5a.feira, quando as otoridades estão presentes...

  30. Suposições: “Se minha mãe fosse homem, eu não teria nascido”. O Irã deve estar analisando as consequências. Depois as possibilidades.

    1. Dão muito mais importância ao Presidente da Venezuela do que ele realmente tem.

  31. Se o Maduro for tolo o suficiente para morder essa isca aí, vai se ferrar; pois o Laranjão está querendo ferrar com todo mundo. Ele (o Maduro) que se cuide, ainda mais no fundo do quintal dos norte-americanos.

    1. Nemesis, vc esqueceu do atentado à embaixada americana? Quem começou a provocação foi o Irã...

    2. Trump startup um campo minado altamente explosivo e de consequências inimagináveis. Tudo pode acontecer, e da pior forma possível. Não à toa a União Européia já convidou o Irã para um tete a Tetê. Isso sem mencionar a Rússia e o maluco da Coreia do Norte. Nesse caldeirão de ódio vai sobrar pra todo mundo.

    3. Até agora a coisa estava apenas no campo das troca de insultos. Se houver uma reação do Irã da forma que estão prometendo, como hastear a tal bandeira vermelha. A coisa vai se degringolar e irá para o campo do pau. Maduro se tiver juízo (?) que se cuide.

    1. USA elimina logo esse que já está Maduro e quebra 50% da chance de sofrer ataque pela Venazuela, simples assim 😌😌😌😌

Mais notícias
Assine agora
TOPO