URGENTE: Irã lança dezenas de drones e mísseis contra Israel
O Irã lançou dúzias de drones e mísseis contra Israel neste sábado, 13. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel, as FDI, na rede X. "O Irã lançou UAVs (veículos aéreos não tripulados, na sigla em inglês) de dentro do seu território em direção a Israel há pouco tempo. As FDI estão...
O Irã lançou dúzias de drones e mísseis contra Israel neste sábado, 13. A informação foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel, as FDI, na rede X.
"O Irã lançou UAVs (veículos aéreos não tripulados, na sigla em inglês) de dentro do seu território em direção a Israel há pouco tempo. As FDI estão em alerta máximo e monitoram constantemente a situação operacional. O conjunto de defesa aérea das FDI está em alerta máximo, juntamente com os caças da FAI (Força Aérea Israelense) e os navios da Marinha israelense, que estão em missão de defesa no espaço aéreo e naval israelense. As FDI estão monitorando todos os alvos", afirma o comunicado das FDI.
O aiatolá Ali Khamenei (foto), que comanda o Irã, divulgou neste sábado, 13, um vídeo na internet dizendo que o "malvado regime sionista será punido". O líder supremo do país afirmou que os drones são uma resposta ao ataque de Israel ao consulado do Irã na Síria, que resultou na morte de um alto membro da Guarda Revolucionária Iraniana, Mohamad Zahedi. "Atacar o nosso consulado é como atacar o nosso território", disse Khamenei.
The malicious Zionist regime will be punished pic.twitter.com/2miQi2JoiI
— Khamenei.ir (@khamenei_ir) April 13, 2024
Baterias antiaéreas
O tempo para que um drone seja lançado do Irã e chegue até Israel é de nove horas.
Para impedir que os drones alcancem seus alvos, Israel deixou seu sistema de defesa aérea em prontidão, o que inclui baterias anti-mísseis e caças. A Jordânia fechou o seu espaço aéreo, o que pode sugerir que os drones serão abatidos antes de chegar ao território israelense.
A população de Israel foi orientada a se esconder em abrigos caso escutem as sirenes de alerta. Depois, foi recomendado para que as pessoas aguardem pelo menos dez minutos antes de sair.
As aulas foram canceladas neste domingo, 14. Eventos com mais de mil pessoas foram proibidos.
Benjamin Netanyahu
Na televisão, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel irá responder a qualquer ataque.
“Israel está preparado para qualquer possível ataque direto do Irã. As defesas aéreas estão implantadas e estamos prontos para qualquer cenário”, disse Netanyahu.
"Agradecemos o apoio dos Estados Unidos e o apoio do Reino Unido, da França e de muitos outros países. Iremos prejudicar qualquer pessoa que nos prejudique. Iremos nos proteger contra qualquer ameaça e faremos isso com calma e determinação. Apelo a todos os israelenses seguir as instruções do Comando da Frente Interna", afirmou o primeiro-ministro.
Especula-se que Israel possa atacar o Irâ nas próximas horas, pois este ainda seria um ótimo momento para destruir o programa nuclear iraniano.
In recent years, and especially in recent weeks, Israel has been preparing for a direct attack by Iran.
Our defensive systems are deployed; we are ready for any scenario, both defensively and offensively. The State of Israel is strong. The IDF is strong. The public is strong. pic.twitter.com/ykeItV7ZRi
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) April 13, 2024
Confronto direto
O ataque direto do Irã à Israel pode dar um contorno muito maior para a atual guerra, localizada na Faixa de Gaza e na fronteira com o Líbano.
Atualmente, Israel está brigando com grupos terroristas financiados e treinados pelo Irã, como o Hamas palestino e o Hezbollah libanês. É o que se chama de guerra "por procuração".
Caso os ataques de drones comecem uma guerra direta entre Israel e Irã, há um risco grande de outros países também se envolverem, principalmente os Estados Unidos.
Os americanos já enviaram dois navios de guerra para a região.
Se o Oriente Médio é mesmo um barril de pólvora, o que o Irã acabou de fazer foi acender o isqueiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2024-04-14 10:34:48É a luta da civilização contra a selvageria tribal doentia desses primitivos milenarmente fanáticos que acaba nos atirando a todos na barbárie dos conflitos armados. Iranianos são persas, não são árabes, competem uns com os outros mas, aliam-se majoritariamente contra a evolução e a civilidade, manchando a História da Nossa Espécie e necrosando o tecido da Sociedade Planetária. É preciso que a civilização os vença eliminando seus grupelhos de dementes terroristas e os seus líderes celerados.
Amaury G Feitosa
2024-04-14 09:52:16Vai ter troco qualquer um sabe disto ... mais uma crise à vista.
KEDMA
2024-04-14 09:30:46Como sempre os interesses financeiros e megalomaníacos dos dirigentes desses países colocam suas populações em risco e pagam um alto preço para viver. Lamentável!