Marcelo Camargo/Agência Brasil

Investigação mira contratos de publicidade no governo de Marconi Perillo

25.01.20 09:15

Uma investigação em curso mira contratos milionários do governo de Goiás na gestão de Marconi Perillo (foto), do PSDB, com sites e blogs. Responsáveis por contratos de publicidade teriam recebido ao menos 2,5 milhões de reais em propina para liberar gordas fatias da propaganda oficial estadual.

Em troca, além de abocanhar as verbas, os veículos que participavam do esquema tinham de enaltecer os trabalhos do governador tucano e atacar seus adversários políticos.

O dinheiro, segundo a investigação, saiu de contratos superfaturados entre a Agência Brasil Central — a estatal de comunicação goiana –, o Departamento de Trânsito de Goiás e blogs baseados na capital e no interior do estado.

A Polícia Civil de Goiás começou a investigação em abril de 2019, após um pedido do Ministério Público estadual, que instaurou uma ação civil pública para apurar improbidades administrativas. De acordo com os promotores de Justiça, as fraudes aconteceram entre 2013 e 2017, período em que Perillo comandou o estado.

O que mais chamou a atenção dos investigadores foi o alcance dos sites que recebiam valores altos pela veiculação das campanhas públicas. Sites e blogs com um número de acesso muito inferior na comparação com grandes veículos recebiam um valor muito maior.

Na última quinta-feira, 23, agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em quatro cidade goianas. Só no Detran foram apreendidos 500 processos. Também foram resgatados celulares, documentos e computadores nas casas dos investigados. Dez pessoas foram ouvidas na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública.

As investigações ainda estão em andamento. Os investigados podem responder por peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa. O próximo passo é analisar os documentos apreendidos para, então, identificar a responsabilidade de cada envolvido no esquema.

A assessoria de comunicação do ex-governador Marconi Perillo afirmou, em nota, que as contratações dos espaços publicitários nesses veículos foram realizadas “absolutamente de acordo com a legislação e respaldadas em licitação”. “As agências tinham autonomia para, com base em audiência e público, definir a veiculação das campanhas de prestação de contas do governo”, frisou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual é a ARRECADAÇÃO ANUAL DE MULTAS e TAXAS? A CAIXA PRETA DO DENATRAN e dos DETRANS têm que ser aberta, é MUITO DINHEIRO e NENHUMA TRANSPARÊNCIA. Esta RELAÇÃO inexoravelmente leva a uma coisa só: CORRUPÇÃO.

  2. Em TERMOS DIGITAIS, os SERVIÇOS são os mesmos para QQ CIDADÃO em QQ PONTO DO TERRITÓRIO NACIONAL, não há pq CADA DETRAN despender RECURSOS para fazer a MESMA COISA da MODOS DISTINTOS. Isto só pode ser para PERMITIR que o ORÇAMENTO DOS DETRANS vá para o BOLSO DOS AMIGOS DO PODER. Enquanto a INFRAESTRUTURA VIÁRIA e a ARRECADAÇÃO DE MULTAS e TAXAS bate recorde, os CORRUPTOS vão lá e METEM A MÃO NO DINHEIRO. Qual é o ORÇAMENTO ANUAL do DENATRAN e dos DETRANS?

  3. Diante da MÁ EXPERIÊNCIA em uma ERA em que os CIDADÃOS e CONTRIBUINTES estão cada vez mais HABITUADOS A REALIZAR TUDO REMOTAMENTE via INTERNET ou APP, os DETRANS são ILHAS em meio ao MAR TECNOLÓGICO que resistem contra os AVANÇOS DA TECNOLOGIA. Gastam DINHEIRO EM PUBLICIDADE DE BLOGS e SITES enquanto seus PRÓPRIOS SITES são LABIRINTOS onde o CONDUTOR e DONOS DE VEÍCULO mal conseguem consultar seus dados. Aliás qual a LÓGICA de cada DETRAN ter um site próprio?

  4. É claro que este tipo de ABSURDO não ocorre somente no DETRAN-GO, se os CORRUPTOS ROUBAM ATÉ PIRULITO DE CRIANÇA, eles iriam deixar um PARAÍSO DA CORRUPÇÃO, como são os DETRANS, INTACTOS? Além da CORRUPÇÃO, os DETRANS são CHAVE dentro da ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO e PEDAGOGIA da POPULAÇÃO. Que CIDADÃO que já teve que fazer QQ SERVIÇO no DETRAN não se deparou com uma ESTRUTURA DESORGANIZADA, FILAS e BUROCRACIA? E olha que melhorou, já foi muito pior.

  5. Além do mais, se os BLOGS e SITES adotavam um TOM CRÍTICO a ADVERSÁRIOS e FAVORÁVEL a PERILLO, isto não viola o PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE? Agora, se a DISCREPÂNCIA entre AUDIÊNCIA e VALORES DESTINADOS chama a atenção, o que dizer do DETRAN participando de PUBLICIDADE ESTATAL? Pq o DETRAN tem VERBA DE PROPAGANDA? Pq o DETRAN continua existindo? Pela QUALIDADE e LISURA NOS SERVIÇOS PRESTADOS, qq EMPRESA TERCEIRIZADA é capaz de oferecer um SERVIÇO MELHOR.

  6. PUBLICIDADE não é uma DAS FORMAS MAIS FÁCEIS, se não a MAIS FÁCIL, de se ALOCAR RECURSOS sem COMPROVAR a EFETIVA CONCRETIZAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO? Quando se envolve INTERNET, aí é que a coisa fica mais CONFUSA AINDA, pq não bastasse a FALTA DE PARÂMETROS CONFIÁVEIS, ainda há TODO UM VASTO CAMPO para MANIPULAÇÕES. No entanto, se há uma DISTORÇÃO entre NÚMEROS DE AUDIÊNCIA e RECURSOS DESTINADOS, houve DIRECIONAMENTO e FAVORECIMENTO.

  7. Ha 20 anos sou do PSDB mas é por estas e outras que me desvinculei deste partido. Nas últimas eleiçoes votei no Bolsonaro para me ver livre do PT., e espero que em 2022 tenha outroas pessoas com ficha limpa tipo , do Partido Novo e o Min. Segio Moro.

  8. Que coisa! O ex presidiário queria acabar com o ex governador, que se passava de bom moço. Aí vem o governador “Cajado” e desse a borduna. Esse PSDB não passa de um PT enrustido. Cana nessa putada.

  9. Vcs poderiam publicar em quais cidades do interior foram feitas buscas e apreensões. Os dois últimos governos do Marconi decepcionaram a nós, goianos.

  10. Governo ñ têm q fazer propaganda. Imprensa que inverte fatos tem q ser penalizada. O JUDICIÁRIO BRASILEIRO tem q passar por uma AUDITORIA EXTERNA. Circula nas mídias o desempenho dos ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes no programa Roda Viva da TV Cultura. Na verdade, os togados ñ deveriam é aceitar convites para esses programas. UMA VERGONHA P O BRASIL Um escárnio esses militantes.

  11. Daqui a pouco vão ter que separar o judiciário, só para atender os processos da corrupção dos governantes, se não os processos do cidadão comum vão ficar parados.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO