'Interferem em tudo, não tem exceção', diz Bolsonaro sobre ministros do STF
O presidente Jair Bolsonaro (foto) reforçou críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal na manhã desta segunda-feira, 11. Ele declarou que os magistrados "interferem em tudo" e são "um grande problema" para o país. Bolsonaro mirou a artilharia na Suprema Corte durante entrevista à Rádio Liberal, do Pará. O presidente falou sobre os ministros pela...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) reforçou críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal na manhã desta segunda-feira, 11. Ele declarou que os magistrados "interferem em tudo" e são "um grande problema" para o país.
Bolsonaro mirou a artilharia na Suprema Corte durante entrevista à Rádio Liberal, do Pará. O presidente falou sobre os ministros pela primeira vez ao reclamar do julgamento do chamado "pacote verde", integrado por sete ações em que partidos políticos e a Procuradoria-Geral da República tratam de temas ambientais e contestam políticas adotadas pelo governo federal.
Ele comemorou um pedido de vista feito pelo ministro André Mendonça, indicado pelo Planalto ao STF no ano passado. A investida interrompeu o julgamento de duas ações tratam do abandono do plano que conteve o desmatamento entre 2004 e 2018 e do descumprimento das metas de preservação ligadas ao clima.
O presidente disse que o STF tenta "amarrar" o governo e proibi-lo de "investir e buscar melhorias para a região". "Aqui no Brasil, um grande problema que temos é uma parte dos ministros do STF", pontuou.
"Queria também o STF responsabilizar o governo federal por questões que acontecem na Amazônia. E acontecem. Nós sabemos que acontecem, que tem muita ilegalidade por aí. Mas não é uma regra. Agora, o André Mendonça falou o seguinte: 'Nesse processo aqui da nobre ministra Cármen Lúcia que quer criminalizar ações do governo federal não se fala em nada sobre ações que competem aos governadores dos estados tomarem providências também", completou.
Em seguida, Bolsonaro criticou, pontualmente, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, membros titulares do Tribunal Superior Eleitoral. Na avaliação do presidente, os três saíram derrotados na sessão em que a Câmara rejeitou a tramitação em regime de urgência de um projeto de lei que torna crime o financiamento da difusão de conteúdo falso em contas automatizadas. "Tem interesse direto de três ministros do Supremo que estão dentro do TSE. Eles querem sim censurar as mídias sociais no Brasil. Não tiveram sucesso por nove votos", comentou.
Sem citar nominalmente Moraes, o presidente ainda atacou a decisão em que o ministro impediu a posse de Alexandre Ramagem, integrante do núcleo duro do bolsonarismo, ao comando da Polícia Federal. "Em março mesmo (de 2021), o Supremo Tribunal Federal, sempre eles que interferem em tudo, tudo que se possa imaginar, não tem exceção. Tudo. Até quando quero nomear uma pessoa para um cargo comissionado aqui eles interferem", disparou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hélio
2022-04-15 21:14:35O STF virou partido político sem voto popular...Os ministros não respeitam a constituição da República ....Militar por 40 anos no judiciário e hoje a instabilidade jurídica é uma constante por culpa dessa corte política.
Maria
2022-04-12 16:22:04O STF está cumprindo o seu papel. Bolsonaro não percebe que comete uma irregularidade/ilegalidade após a outra. O problema do Brasil não é o STF, e sim, o presidente da república, Sr. Jair Bolsonaro.
GILDA
2022-04-12 15:57:13Coitadinho Tenho tanta pena dele
Jcláudio
2022-04-12 12:40:05Quem não vê que Bolsonaro foi eleito para proteger a ilegalidade do desmatamentos de Amazônia e as ilegalidades praticadas de toda ordem. E neste rastro vão governadores e prefeitos que aproveitam a oportunidade para fazerem vistas grossas e indicando pessoas que são alinhadas com a pratica da ilegalidade ambiental.
Ricardo
2022-04-12 11:51:52Subestimamos a força dessa extrema direita encarnada por JB, cuja constante guerra de nervos visa submeter as instituições e ameaçar a democracia. A cooptação do chefe do Ministério Público, outrora independente, foi o início do desmanche. Pior é que os incautos e os fanáticos acreditam que o STF impede JB de governar, mas não se perguntam onde, como e quando isso aconteceu com algum projeto ou obra relevante!!!
Marcia
2022-04-12 11:39:51Será porque esse "Tudo, sem exceçao" é anti constitucional?
William
2022-04-12 11:34:01Parece brincadeira, esses ANTAS só acompanha essa revista, o desespero da imprensa marrom é porque a mamata acabou.
Erison Chagas lima
2022-04-12 11:26:55Em 2023 estaremos livres dessa peste chamada bolsonarismo - assim espero! Mas livres do petismo tbem... claro!
Gerd
2022-04-12 07:46:210 Bolsonaro conseguiu com a saída forçada do Moro, o que este mais temia, intervir e manietar todos os órgãos de estados que são responsáveis ao combate à corrupção desenfreada que campeia no pais: PGR, MPF, PF, STJ, AGU, TCU e outros, blindando o clã Bolsonaro, o Centrao e Ministros. Assim até o Luladrao seria honesto sem nenhuma corrupção o governo
Gerson Thomé Marino
2022-04-11 18:50:56Felizmente faltam apenas 8 meses para agredir a todo mundo . “ Os bons cabritos não berram “ Em Janeiro , este Capitão vai saber quem é o STF, assim como a corte de Haia .