Institutos federais também terão eleição para escolha de dirigentes
O presidente Jair Bolsonaro (foto) publicou nesta quarta-feira, 25, uma medida provisória com regras e critérios para a escolha de dirigentes de universidades federais, institutos federais e do Colégio Pedro II, também de responsabilidade do governo federal, no Rio de Janeiro. A MP estende para os institutos federais a obrigação de se formar uma lista...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) publicou nesta quarta-feira, 25, uma medida provisória com regras e critérios para a escolha de dirigentes de universidades federais, institutos federais e do Colégio Pedro II, também de responsabilidade do governo federal, no Rio de Janeiro. A MP estende para os institutos federais a obrigação de se formar uma lista tríplice por eleição para a escolha do diretor.
O texto confirma que o voto dos professores terá um peso de 70% na votação, e os funcionários e estudantes terão o peso de 15% cada um. A Presidência da República informou por nota que a MP foi editada porque atualmente há apenas uma "previsão genérica" da possibilidade de se realizar a consulta, "e, paralelamente, o costume de realizar eleições dos modos mais variáveis possíveis".
Segundo o comunicado, "a falta de obrigatoriedade de eleições formais parece estar trazendo problemas, devido a realização de consultas informais que não seguem parâmetros claros e, em alguns casos, parecem dirigidas a manter no poder grupo determinado".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Miguel
2019-12-26 19:06:07Acho que vale a pena se tentar formalizar uma forma de escolha dos reitores. O que não se pode é deixar como está. Se precisar, depois vai se aprimorando.
CARLOS
2019-12-26 10:23:47Excelente, regras devem ser claras e transparentes para evitar lobby de grupos que por décadas controlam o poder em INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS E ESTADUAIS.
Renato
2019-12-26 07:05:00Editar uma MP para disciplinar eleições cujo resultado sequer precisa ser seguido. Tentou desviar a atenção de seu apoio à criação dos juízes de garantia, mas não conseguiu.
Jose
2019-12-25 23:08:08Mais um besteirol Bozolulista. Ao invés de acabar com esta consulta, o Bozo a mantém. Qual a razão? Colocar bozistas medíocre nestas posições. Ou seja, não muda nada. Se fosse sério, o governo usaria comitês de busca composta por estrangeiros para encontrar no Brasil os melhores nomes para estas posições. É assim que as grande universidades e escolas do mundo fazem. Elas são boas porque favorecem a meritocracia e não a mediocridade.
ARY
2019-12-25 13:02:49pqp o que fizeram com esse país! tem comunista igual barata em tudo que é canto.
Jose
2019-12-25 12:39:57Vamos despetizar a educação.
VAGNER
2019-12-25 12:37:49Certo, é isso mesmo, chega de ideologia da esquerda destruindo a educação no Brasil.
José
2019-12-25 12:37:05Eu não tenho certeza, mas acredito que o Brasil é o único país do mundo que tem este tipo de eleição. Corrijam-me se eu estiver errado. Vai continuar a mesma ideologia. Sou professor aposentado e trabalhei numa escola onde 85% dos professores eram de esquerda. Apenas algund não eram, eu estava deste lado. Na eleição de 2014, foi uma vergonha o assédio aos alunos. Professores de física passando trabalhos de pesquisas sobre os governos do PT. Muitos alunos faziam por causa da nota.
ERCY
2019-12-25 12:25:14Vejo 1 só problema: se os professores e alunos não tiverem sido “despoetizados”, continuará a mesma situação de destruição da escola pública enquanto “educadora” com informação geral sobre todas as correntes ideológicas existentes! O socialismo ditatorial permanecerá!