Índios pedem mais desenvolvimento e menos ONGs em Roraima
Representantes de entidades indígenas reuniram-se na sexta-feira, 12, em Roraima, com uma equipe interministerial do governo federal, para pedir melhorias das suas condições de vida no estado. Os índios pediram para desenvolver a agricultura em grande escala, legalizar garimpos e não depender de "ONGs que estão recebendo milhões de recursos em nome dos indígenas mas...
Representantes de entidades indígenas reuniram-se na sexta-feira, 12, em Roraima, com uma equipe interministerial do governo federal, para pedir melhorias das suas condições de vida no estado.
Os índios pediram para desenvolver a agricultura em grande escala, legalizar garimpos e não depender de "ONGs que estão recebendo milhões de recursos em nome dos indígenas mas que não chegam na ponta", segundo o presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima, a Sodiur, Altevir de Souza.
"Não queremos manipulação e interferências internacionais", afirmou Altevir ao jornal Folha de Boa Vista. "Precisamos ser valorizados da mesma forma como um fazendeiro, que produz para desenvolver a economia do estado".
O desenvolvimento econômico e a integração sempre foram defendidas pela Sodiur, que foi contra demarcação em área contínua da reserva Raposa Serra do Sol (foto). Mas o encontro também teve a participação do Conselho Indígena de Roraima e dos povos Yanomami e Wapichana.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose Eduardo
2019-04-14 22:32:45Tentando entender - ONG seria o mesmo que ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL... mas vivem de verba DO GOVERNO...
Jose Eduardo
2019-04-14 22:25:27Esta ai uma posição interessante, espero que esta administração de ouvidos ao que diz a SODIUR, e mais, preservar a cultura de um povo não e MANTE-LO NA IGNORANCIA, como tem sido feito ate hoje por uma pleiade de indigenistas, esta na hora de permitir a estes SERES HUMANOS o direito a ter acesso aos DIREITOS E OBRIGAÇÕES HUMANOS, o que pedem e aprender a PRODUZIR, nossos indigenas são os maiores LATIFUNDIARIOS DO PLANETA, suas reservas tem area maior que toda a area de agricultura do Pais.
Vimar
2019-04-14 19:09:58O século XXI chegou e Roraima não foi avisada.
Rêmulo
2019-04-14 16:55:31Índio não quer apito...nem ONGs!
Pedro
2019-04-14 15:32:21- Complementando o meu comentário...A Lei de Progresso é para todos.
Pedro
2019-04-14 15:23:21Todos nós fomos selvagens há alguns milhares de anos. Forjados na luta, na superação das dificuldades, conquistamos a civilização. Agora, as ONGs, instrumentos de exploração dos povos indígenas, acobertadas por uma Legislação de Jerico, com consentimento de brasileiros egoístas, insistem em manter os indígenas no atraso civilizatório. Estamos em pleno século XXI e a Lei de Progresso.
Flavia
2019-04-14 12:28:03A esquerda trata os índios como retardados, como se precisasem de tutores e intelectuais para os defenderem. Bolsonaro tem razão. Mais uma narrativa indo pro espaço.
Antonio
2019-04-14 09:21:08Há comentários de alguém que bate na direita e na esquerda. Tudo leva a crer que é um pedetista. O fato é que, salvo algumas poucas comunidades mais remotas, o índio quer, sim, ter os mesmos direitos de qualquer cidadão, isto é, acesso à saúde, educação, aos bens materiais e conforto, etc; e eles têm potencial, e enorme, para isso. Bolsonaro está certo.
José
2019-04-14 06:46:59Meio incompleta a matéria. O que demandaram os Yanomami e Wapichana? Pode ser que querem mais ONGs e menos desenvolvimento. Acho que a redação poderia melhorar esse jornalismo e não colocar no ar notícias curtas e parciais.
Joséf
2019-04-14 00:14:17O discurso das ONGs que atuam na Amazônia defendem que os índios têm que viver de acordo com sua cultura primitiva. Ora, então pra que tanto dinheiro aplicado nelas? Nunca ouvi falar em ONG ensinando índio a plantar mandioca com técnicas agrícolas e nem a atirar de flexa pra melhorar o rendimento na caça.