Reprodução/ Agência BrasilReprodução/ Agência Brasil

Incêndio mata 10 e deixa inúmeros desaparecidos em Valência

24.02.24 06:00

Um incêndio que se alastrou por um edifício residencial na cidade de Valência, capital da Comunidade Autônoma Valenciana, na Espanha, deixou pelo menos 10 mortos e e um desconhecido número de desaparecidos.

O fogo começou na tarde da quinta-feira, 22 de fevereiro, e foi controlado apenas a partir da manhã de sexta, 23.

Um balanço inicial das autoridades locais indicava apenas quatro mortos e 14 desaparecidos.

Entretanto, posteriormente, a polícia científica espanhola confirmou as 10 mortes já registradas, após uma primeira inspeção.

Além das vítimas fatais e dos desaparecidos, pelo menos quinze pessoas saíram feridas.

Dentre elas, estão sete dos bombeiros que atuaram para conter as chamas.

Todos os 15 feridos foram atendidos. Seis continuaram internados até a tarde de sexta, mas com estado clínico estável.

O que afirmaram as autoridades?

De acordo com Pilar Bernabé, delegada do governo da Comunidade Autônoma Valenciana, “não podemos descartar que haja mais mortes, porque haverá mais inspeções”.

O edifício residencial, que foi completamente consumido pelas chamas, só pôde ser inspecionado pelos bombeiros após o incêndio ser controlado.

“A prioridade agora é a busca pelas vítimas”, disse o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, ao visitar o local do incidente.

“Mais tarde será necessário esclarecer o ocorrido para ajudar os familiares na superação. A prioridade agora é procurar as vítimas e salvaguardar a segurança dos servidores públicos”, acrescentou Sánchez.

As autoridades decretaram três dias de luto oficial e anunciaram ajuda financeira para as vítimas, permitindo a compra de alimentos e roupas.

Possíveis Causas do Incêndio em Valência

A rápida propagação do incêndio levantou questionamentos sobre o material isolante utilizado no edifício.

Alguns especialistas argumentam que o material, semelhante ao utilizado na tragédia da Torre Grenfell, em Londres, em 2017, em que 72 pessoas perderam suas vidas, poderia ter contribuído para a intensidade das chamas.

Faustino Yanguas, comandante dos bombeiros do município Valencia, também menciona o forte vento do dia do incidente como um possível influenciador para a rápida expansão das chamas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO