Imprensa estrangeira destaca possível embate entre Lula e Bolsonaro em 2022
A imprensa internacional noticiou a decisão do ministro Edson Fachin nesta segunda, 8, destacando que Lula poderá se candidatar à presidência no ano que vem e disputar a eleição com Jair Bolsonaro no que seria um "retorno sensacional" do ex-presidente. "O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pode realizar uma tentativa de retorno...
A imprensa internacional noticiou a decisão do ministro Edson Fachin nesta segunda, 8, destacando que Lula poderá se candidatar à presidência no ano que vem e disputar a eleição com Jair Bolsonaro no que seria um "retorno sensacional" do ex-presidente.
"O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pode realizar uma tentativa de retorno sensacional depois que um juiz da Suprema Corte anulou uma série de condenações criminais contra o ícone esquerdista e restaurou seus direitos políticos", escreve o correspondente do jornal inglês Guardian no Rio de Janeiro, Tom Phillips. "A decisão, que os analistas chamaram de bomba política, significa que Lula quase certamente desafiará o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais de 2022."
Para o New York Times, a decisão de Fachin tem o potencial de remodelar o futuro político do Brasil. "Com seus direitos políticos reestabelecidos, é amplamente esperado que Lula dispute com Bolsonaro as eleições do ano que vem."
Segundo a agência Bloomberg, "a decisão oferece ao ex-líder sindical e presidente em dois mandatos sua maior chance de um retorno há muito desejado". A Bloomberg cita uma pesquisa da Ipec, "um instituto de pesquisa novo liderado pela ex-presidente do Ibope", segundo a qual "Lula mostra um potencial maior para as eleições de 2022 do que Jair Bolsonaro". Segundo essa pesquisa, 50% dos que participaram falaram que poderiam votar em Lula e 38% no atual presidente.
Segundo o site alemão DW, "um tribunal brasileiro anulou as condenações criminais contra o ex-presidente Lula, permitindo que o líder de esquerda se candidate a presidente no próximo ano".
O Clarín, da Argentina, destacou a possibilidade de Lula ser candidato em 2022 no título do texto, e fez considerações sobre a "hoje questionada" Operação Lava Jato. "A decisão monocrática de Fachin, um juiz conhecido por estar alinhado com as denúncias e casos impulsionados pela Operação Lava Jato, aconteceu logo após o escândalo gerado pelo vazamento de mensagens que revelaram aquilo que Lula e o PT sempre denunciaram: o trabalho conjunto e secreto dos fiscais e do então juiz Sergio Moro para condenar o ex-presidente antes que pudesse competir nas últimas eleições presidenciais", diz o texto.
O cientista político e presidente da consultoria Eurasia, Ian Bremmer, anunciou no Twitter a decisão de Fachin e comentou: "Parece que as eleições do ano que vem serão muito mais interessantes (e controversas)".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Helio
2021-03-09 20:04:33Após 5 anos, 9 condenações e centenas de recursos DEFESA DO LULA LADRÃO: Meritíssimo, meu cliente não pode ser julgado em Curitiba pq ele ROUBOU o Brasil todo e portanto o foro competente ė Brasília, Onde nada acontece. MERITÍSSIMO: O nobre advogado está correto. Vamos anular tudo e liberar o ladrão pra roubar de novo.
Carlos Alberto
2021-03-09 17:51:16Só numa república bananeira isso será possível e mais, com a vitória do Lula no primeiro turno.
Rosele Sarmento Costa
2021-03-09 16:23:17A minha esperança é uma terceira via através do ex-juiz Sergio Fernando Moro. Ou então, o Brasil será totalmente destruído!
Fernando
2021-03-09 16:11:33Imaginem um debate entre Bolsonaro e Lula na TV !!! Vai ser um show dos horrores de dar vergonha de ser brasileiro !!!
MAURICIO
2021-03-09 14:17:52Moro em 2022, só assim o Brasil terá uma chance de reestabelecer a confiança no País.
Carlos Alberto
2021-03-09 14:09:16Realmente, o Bolsonaro corre risco de perder no primeiro turno, principalmente se o seu indicado no STF, votar com Gilmar para declarar a suspeição do Juiz Sérgio Moro. Essa será a resposta da grande maioria do povo, inclusive dos que, como eu, votaram nele e se arrependeram. Vai cavar a própria cova política e depois ainda ter que responder certos fatos na Justiça.
Francisco
2021-03-09 13:52:18Nem lula nem bolsonaro. MORO 22.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-03-09 11:34:20vejam o que disse BARACK OBAMA sobre lula em seu livro textualmente: NOS CHEGAVAM INFORMAÇOES QUE A CORRUPÇÃO ESTAVA NA CASA DOS BILHÕES. dito pelo homem mais bem informado do mundo.
Ruy
2021-03-09 11:24:19Não tem "ícone das esquerdas", como querem as dondocas. Vai ser direita contra esquerda e fim de papo. Se a esquerda levar, rumaremos para uma Brazuela ou Brasgentina, dependendo do gosto...
Antonio
2021-03-09 11:13:09A coisa não vai ser bem assim, nem lula nem bolsonaro serão eleitos em 2022