‘Coincidência infeliz’, diz IBGE sobre post do camarão; texto foi apagado das redes
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmou nesta quinta-feira, 6, que vai apurar as circunstâncias da publicação de uma matéria sobre a produção de camarão no Brasil. O texto repercutiu nas redes sociais por ter sido postado horas depois de Jair Bolsonaro (foto) informar que um crustáceo mal mastigado provocou seu quadro de obstrução...
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmou nesta quinta-feira, 6, que vai apurar as circunstâncias da publicação de uma matéria sobre a produção de camarão no Brasil. O texto repercutiu nas redes sociais por ter sido postado horas depois de Jair Bolsonaro (foto) informar que um crustáceo mal mastigado provocou seu quadro de obstrução intestinal.
Internautas usaram o material como gancho para piadas sobre o presidente da República. Logo depois, o IBGE excluiu tanto o link disponibilizado no Twitter quanto o texto publicado na agência de notícias do Instituto.
A investigação interna ocorrerá apesar de a equipe de mídias sociais ter declarado à direção do IBGE que a publicação estava prevista desde a semana passada. A matéria faz parte da série "Você Sabia?", que dá projeção a dados curiosos obtidos pelo Instituto a partir de pesquisas de campo.
O texto sobre os camarões, por exemplo, era embasado pela pesquisa relativa à Produção da Pecuária Municipal de 2020. "Diante da repercussão fora do contexto pretendido com a postagem, optou-se pela sua retirada das mídias sociais. Ainda que os fatos até agora levantados demonstrem que tenha sido uma coincidência infeliz, a Direção do IBGE promoverá a apuração dos fatos", diz nota oficial divulgada pelo Instituto.
Bolsonaro ficou internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por dois dias em decorrência de dores abdominais. Ao deixar o local, ao lado do cirurgião Antônio Luiz Macedo, explicou a razão da obstrução intestinal. "Eu não almoço, eu engulo. A peixada tinha uns camarõezinhos também, comi e mastiguei o peixe e comi o camarão", disse o presidente, depois de dois dias de internação.
O médico, então, completou: "O camarão não foi mastigado, é o que ele tá explicando. A gente pede pra que todos fazerem o que a gente faz: mastigar 15 vezes cada garfada". Macedo receitou a Bolsonaro uma dieta líquida. Em Brasília, o presidente dispõe do acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Sillvia2
2022-01-06 20:03:16Além de tudo, comendo camarão teria praticado canibalismo?
Edvaldo
2022-01-06 17:15:31O camarão não vai demitir o chefe do IBGE?
Maria
2022-01-06 16:36:40MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-01-06 14:39:49qualquer um sabe que crustáceos são nocivos a quem tem algum processo inflamatório e as pessoas com o problema e é o caso devem evitar o consumo .. mais imbecis a destilar cinismo com argumentos ridiculos para manipular tolos que esquecem ser o camarão hoje mais barato que filé mignon .. canalhas de mente suja a destilar ódio a estúpidos insanos e ignorantes algozes de si mesmos esta a verdade.
Claudio
2022-01-06 14:07:543 via morreu,esqueçam,nem nasceu..Bozo 22 facil....fazer o q?
Jose
2022-01-06 14:02:51Agora demitirão o presidente do IBGE por causa do camarão engolido pela vossa excremência, o genocida-mor da república!
Francisco
2022-01-06 14:01:25BOLSONARO 2022, para o Brasil continuar crescendo.