Ibaneis apresenta a Mourão projeto de distrito financeiro em área da União
Um empreendimento de alto luxo na área central de Brasília foi o principal tema de um encontro entre o vice-presidente Hamilton Mourão e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), na tarde desta segunda-feira, 16. O chefe do Palácio do Buriti esteve no Planalto para tratar do destino de uma área de 400 hectares...
Um empreendimento de alto luxo na área central de Brasília foi o principal tema de um encontro entre o vice-presidente Hamilton Mourão e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto), na tarde desta segunda-feira, 16. O chefe do Palácio do Buriti esteve no Planalto para tratar do destino de uma área de 400 hectares a apenas 10 quilômetros do Congresso Nacional.
O terreno é da União e já abrigou a rodoferroviária de Brasília. Hoje, alguns órgãos públicos do DF funcionam no espaço, que tem ares de esqueleto abandonado. Ibaneis negocia com o governo federal a transformação da área em uma "Défense brasileira", em referência ao distrito financeiro de Paris. Segundo o governador, a implantação do empreendimento traria recursos tanto para o governo federal quanto para a União.
“A área equivale à cauda do 'avião', que ficou sem nenhuma obra", afirmou Ibaneis, em uma menção ao formato do plano piloto de Brasília desenhado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa . "Viemos apresentar um projeto para tentar uma parceria com o Exército e com a Secretaria de Patrimônio da União”, explicou. “É uma região nobre e que está sujeita a invasões. Nossa expectativa é de criar um polo de desenvolvimento”, acrescentou. Segundo Ibaneis, Mourão foi receptivo à proposta, e se comprometeu a agendar reuniões na SPU e no Exército.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Giselda
2019-12-17 12:00:51O Ibaneis deveria esquecer esse projeto, não está conseguindo sequer recolher o lixo que emporcalha a cidade.
MARCELO
2019-12-17 08:36:40Os grileiros de BSB de alto lixo já devem estar de olho grande!!!
Josélia
2019-12-16 21:37:16Não creio que o Governo Federal abrace esse projeto. Querem desfigurar Brasília? A área fica no final do Eixo Monumental e o trânsito ali já é infernal. De boas intenções o inferno está cheio. Podem parar!
Romero
2019-12-16 21:34:36Faz rápido antes que o MST se interesse pela nobre área.
Deijivan
2019-12-16 20:47:11O problema aqui não é de onde virá o dinheiro para isso, pois é óbvio que se trata de um projeto de parceria do Governo Estadual com o Federal. O problema real disso é que estamos falando da intromissão do Governo em assuntos que não são da sua alçada. Querem resolver o problema de uma área inútil e feia da cidade? Façam então um leilão público e deixem a iniciativa privada cuidar do assunto. Isso enxuga a máquina estatal, evita mais gastos e uma nova estatal para cuidar desse empreendimento.
Paulo Renato
2019-12-16 19:38:11Empreendimento de alto luxo... com dinheiro de quem? Do exército, ou ele entra apenas com o terreno? A última notícia que tive é que o exército não tinha dinheiro nem para pagar o rancho dos recrutas, então de lá é que não vem? Fico curioso como irá aproveitar aquele edifício monstruoso arquitetonicamente falando e transformá-lo em uma "La Défense" brasileira. Só na cabeça do Ibaneis, que diga-se de passagem, quando pensa em algo, começa uma fedentina medonha.
Jose
2019-12-16 19:37:30esse é perigoso...
Jair
2019-12-16 19:27:44na dúvida construa um parque