Hospitalizado, rei Salman da Arábia Saudita tem sucessão definida
O rei Salman (foto), da Arábia Saudita, foi internado em um hospital nesta segunda, 20, com uma inflamação na vesícula biliar. A cirurgia, segundo os veículos de imprensa oficiais, foi bem-sucedida. Aos 84 anos, Salman é o último dos filhos do fundador do país, Ibn Saud, a ocupar o trono. "O rei é o rei. Ele...
O rei Salman (foto), da Arábia Saudita, foi internado em um hospital nesta segunda, 20, com uma inflamação na vesícula biliar. A cirurgia, segundo os veículos de imprensa oficiais, foi bem-sucedida.
Aos 84 anos, Salman é o último dos filhos do fundador do país, Ibn Saud, a ocupar o trono. "O rei é o rei. Ele é a pessoa mais poderosa da Arábia Saudita e o estado está organizado em torno dele. Até que isso mude, sua autoridade é absoluta", diz a cientista política Karen Young, especialista em Oriente Médio no Instituto American Enterprise, em Washington.
Conflitos dentro da monarquia saudita para definir quem poderia suceder Salman aconteceram no passado. Por duas vezes, o rei Salman alterou o nome de quem iria sucedê-lo.
O atual escolhido é Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro conhecido pelas iniciais MBS. Em 2017, MBS promoveu uma perseguição em larga escala a seus desafetos e a pessoas que ameaçavam sua liderança. Grandes empresários e membros da família real foram detidos em um hotel de luxo em Riad e acusados de corrupção. Em março deste ano, a ditadura saudita prendeu Mohammed bin Nayef, que ocupou o cargo de príncipe herdeiro antes de MBS.
"Existem regras específicas para uma sucessão de poder na Arábia Saudita. Já existe um príncipe herdeiro estabelecido e espera-se que toda a família real expresse sua lealdade a ele, caso ele suba de posição", diz Karen. "O futuro é com Mohammed bin Salman. Ele não tem competidores. A luta pelo poder já aconteceu e teve um vencedor."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)