Hang se associou a offshore em paraíso fiscal às vésperas das eleições de 2018
Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal, no Tribunal Superior Eleitoral e na CPI da Covid no Senado por suspeita de financiar a disseminação de fake news, o empresário bolsonarista Luciano Hang (foto) se associou a uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal no Caribe, às vésperas da campanha eleitoral de 2018. Registros...
Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal, no Tribunal Superior Eleitoral e na CPI da Covid no Senado por suspeita de financiar a disseminação de fake news, o empresário bolsonarista Luciano Hang (foto) se associou a uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecido paraíso fiscal no Caribe, às vésperas da campanha eleitoral de 2018.
Registros da Junta Comercial de São Paulo mostram que Hang virou sócio, em julho de 2018, de uma empresa de consultoria em Alphaville, na Grande São Paulo, que é controlada pela Prentice Developments Limited e tem capital de 2,5 milhões de reais. A Prentice é uma offshore aberta em 2006 nas Ilhas Virgens e tem como procurador no Brasil hoje o advogado Marcos Grützmacher, defensor do empresário bolsonarista.
Questionado por Crusoé na terça-feira, 28, sobre a finalidade da empresa de consultoria e da offshore, Hang não se manifestou.
Dono da Lojas Havan e amigo do presidente Jair Bolsonaro, Hang presta depoimento na CPI da Covid nesta quarta-feira, 29, por suspeita de financiar fake news durante a pandemia e integrar o chamado "gabinete paralelo" do Ministério da Saúde, que defendia, por exemplo, o tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina.
O relator Renan Calheiros iniciou o depoimento questionando se o empresário possuía empresas e contas no exterior e disse que a comissão tem indícios de que ele as utilizou para financiar a disseminação de notícias falsas no Brasil. Hang disse que tem contas no exterior e empresas offshore declaradas à Receita Federal e usadas na importação de mercadorias para as lojas Havan e negou qualquer envolvimento com a rede de fake news bolsonarista. "São três empresas offshore, todas registradas no nosso balanço. Não temos nada a esconder", afirmou Hang aos senadores, sem especificar quais são as empresas e onde elas operam.
O empresário também é alvo de uma das ações no TSE que pedem a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 por suposto abuso de poder econômico. Hang foi acusado de financiar os disparos de mensagens em massa por WhatsApp contra o candidato do PT, Fernando Haddad, o que ele também nega. A ação no TSE está em fase final de instrução e deve ser colocada em julgamento em breve.
A investigação recebeu recentemente todo o material coletado pelo chamado inquérito das fake news no Supremo, que também tem Luciano Hang no rol de investigados. No ano passado, o ministro Alexandre de Moraes quebrou o sigilo bancário e fiscal do empresário bolsonarista desde o período da eleição de 2018, quando ele se associou a offshore no paraíso fiscal do Caribe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
PAULO
2021-09-29 20:28:37Hang é um cara sem limites. Apesar de sua mãe ter morrido de covid recebendo o TRATAMENTO INEFICAZ, ele continua na sua retórica arrogante e cretina. Esse empresário foi longe demais, talvez por achar que no Brasil, bilionário não vai para cadeia. O que muda na história do palhaço da Havan, é que temos 600 mil mortos. Eu acredito que ele esteja envolvido na disseminação de fake news, pois tudo aponta para isso. Espero uma investigação imparcial e séria. Moro 🇧🇷
Patricia
2021-09-29 17:31:10Ninguém fica rico no Brasil honestamente. E ninguém defende político desinteresadamente.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-09-29 16:47:55qual crime cometido pelo empresario? nenhum apenas registram para tentar associar um empresário limpo a patifarias que quem faz é a politicalha ladravaz do país.
William
2021-09-29 13:51:54Mais suposições, cadê os repórteres investigativos? Fatos hipócritas.
Manoel
2021-09-29 13:00:06Parabéns a Crusué . Todos os políticos são inimigos do Povo.