Haddad toma posse no Ministério da Fazenda
Fernando Haddad (foto), que tomou posse na manhã desta segunda-feira (2) como ministro da Fazenda, fez críticas duras a seu antecessor, Paulo Guedes, assim como a Jair Bolsonaro e seu vice-presidente, Hamilton Mourão. Em seu discurso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ele disse que a pasta não deve temer a política e o...
Fernando Haddad (foto), que tomou posse na manhã desta segunda-feira (2) como ministro da Fazenda, fez críticas duras a seu antecessor, Paulo Guedes, assim como a Jair Bolsonaro e seu vice-presidente, Hamilton Mourão. Em seu discurso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), ele disse que a pasta não deve temer a política e o diálogo e que não haverá bala de prata em sua gestão.
Haddad, no entanto, abriu sua fala dizendo que as medidas de adotadas pelo seu antecessor antes da eleição do ano passado "não apenas contrariaram o bom senso e a recomendação de técnicos da Economia - foram deliberadamente irresponsáveis". Ele não citou nomes de quais seriam essas propostas mas prometeu que, caso ainda seja o ministro em 2026, iria fazer uma transição "muito diferente daquela que foi feita."
Ele também criticou os decretos que tiraram mais de R$ 5 bilhões em arrecadação tributária a dois dias do final de mandato. "Esses são os patriotas que deixam o poder", ironizou - e o decreto deve ser derrubado pelo novo governo.
O economista ainda disse que se compromete a enviar, no primeiro semestre, uma nova âncora fiscal em substituição ao teto de gastos. A proposta, no entanto, foi autorizada pela PEC da Gastança, aprovada pouco antes do natal.
Ainda durante a cerimônia, Haddad deve apresentar os nomes de sua equipe econômica - que misturará nomes como o banqueiro Gabriel Galipolo (secretário-executivo) e egressos de sua experiência como prefeito de São Paulo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Oswaldo
2023-01-03 11:10:18Esse sujeito é um desastre. O pior prefeito que São Paulo, tão apenas foi eleito pois Lula subia em todos os palanques do poste. Saiu da PMSP com o maior índice de rejeição possível e perdeu na reeleição no primeiro turno; depois perdeu mais duas, por pura rejeição.É um desastre
Iara Belli Passos
2023-01-02 22:25:09Se for ministro como foi prefeito...o BR vai pro brejo.
Odete6
2023-01-02 14:43:19De qual fazenda? Uma das do luladrão?
VALERIA SOKAL
2023-01-02 14:40:55Guedes deixou o cargo com crescimento de 3% no PIB, num cenário de recessão mundial. PT (Dilma) teve o terceiro pior PIB em 127 anos, e não havia recessão mundial ... o que o PT aprendeu em 7 anos e que acha que pode fazer melhor????
Carlos
2023-01-02 14:12:39no bolão do dolar a 7,00 eu aposto em fevereiro
Mauro Santos
2023-01-02 10:34:59Sem teto de gastos não vai ter picanha