Ministro confirma plano de criar fundo para estabilizar preço do combustível
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), confirmou na manhã desta segunda-feira, 4, que o governo federal planeja criar um fundo estabilizador para frear a escalada dos preços dos combustíveis. A possibilidade foi aventada na semana passada por Jair Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. A ideia é que o caixa funcione como...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), confirmou na manhã desta segunda-feira, 4, que o governo federal planeja criar um fundo estabilizador para frear a escalada dos preços dos combustíveis.
A possibilidade foi aventada na semana passada por Jair Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. A ideia é que o caixa funcione como um colchão de reservas para subsidiar altas recorrentes, num curto espaço de tempo, da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, evitando, assim, o repasse direito ao consumidor.
O chefe da equipe econômica afirmou que o fundo poderia ser abastecido, por exemplo, com ações de estatais. "Podemos integralizar esse fundo de estabilização com ações, por exemplo, da PPSA [Pré-Sal Petróleo], do BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento], da Petrobras", comentou, durante sessão da 1ª Semana Orçamentária do Tribunal de Contas da União.
Na última quinta-feira, Bolsonaro sugeriu injetar no fundo dividendos da Petrobras pagos à União, “Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós — será, eu estou perguntando, será, eu não estou afirmando —, que é um lucro bilionário, nós não podemos converter e ir para esse fundo regulador?”, explicou, frisando que havia discutido o assunto com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.
Ainda na semana passada, Arthur Lira declarou que a criação do caixa seria uma alternativa para frear a alta dos combustíveis "sem mexer no preço da Petrobras". "Você vai garantir que, quando aumente o petróleo e o dólar, ele segure e, quando caia o dólar e o petróleo, ele se abasteça. Ele seria um moderador. A forma ainda será discutida", pontuou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Nilson
2021-10-04 20:50:21O problema é a carga tributária neste país que este governo não fez reforma nenhuma. O Guedes é um falastrão ri da nossa cara com os 51 milhões na sua conta off shore, ganhou uma grana considerável só com a variação cambial sem produzir um prego. É mais um mentiroso deste governo com este discurso hipócrita de liberal.
Joaquim
2021-10-04 16:47:27Proponho que a Crusoé faça uma reportagem sobre o total de imposto sobre o combustível de outros países. Acho que será difícil achar um com 40/50% como nós.
Francisca
2021-10-04 14:16:00Sempre correndo atrás, é ultrapassado, e nunca alcança os acontecimentos, porque não tem plano, objetivo, meta.
Casemiro
2021-10-04 14:13:05Estabilizar, não baixar kkkkkk
Humberto
2021-10-04 13:17:473-Imagina um fundo criado para segurar preço dos combustíveis, em uma empresa de economia mista, liderado e apadrinhado por Lira, Paulo gogó Guedes e Bozobosta e todo o centrão , aí é para qquer investidor nacional ou estrangeiro sair correndo do Brasil tupiniquim!!Quando eles pensam no Povo, e não em Roubalheira, aí que a coisa Desanda!!
Humberto
2021-10-04 13:12:06Este é carioca malandro, fez fortuna nos governos da Ptzada, de liberal virou capacho rico e sonegador picareta, chegou em Brasília para da aula como esconder grana de corrupção e dos lives do “Consevadorismo de Direita”!!Brasil virou um Remendo de Solução , de tanto Fundo, estamos em um Poço sem Fundo!!