Adriano Machado/Crusoé

Guaidó avisou Planalto sobre apoio dos militares na Venezuela

30.04.19 09:30

O autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó (foto), avisou ao Palácio do Planalto ainda nesta segunda-feira, 29, que tinha conseguido o apoio das principais unidades militares daquele país.

O apoio foi relatado por Guaidó a assessores do presidente Jair Bolsonaro com os quais falou durante todo o dia de ontem e anunciado oficialmente pelo presidente autoproclamado nesta terça-feira, 30, pelas redes sociais.

Segundo auxiliares de Bolsonaro, o presidente, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e assessores monitoram a situação na Venezuela, e a perspectiva é de “leve otimismo”.

Assessores de Bolsonaro avaliam que o apoio dos militares a Guaidó “facilita bastante” a deposição de Nicolás Maduro, mas acreditam que o ditador venezuelano deve resistir.

Segundo auxiliares, desde que Bolsonaro voltou dos Estados Unidos, o governo brasileiro tem feito contatos extraoficiais com militares venezuelanos, tentando estabelecer relação de confiança para a fase pós-Maduro.

O chanceler Ernesto Araújo também monitora a situação. Nesta segunda-feira, 29, ele esteve nos Estados Unidos, onde relatou a autoridades americanas o que o governo brasileiro vinha fazendo em relação à Venezuela.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O isolamento e a desmoralização de Maduro são irreversíveis, nem condição mais de ser sustentado por Rússia e China por questão de pragmatismo ele tem, não compensa. Movimentos de apoio explícito, mas de não-agressão, tais como fechamento do espaço aéreo, deslocamento de tropas para a fronteira por Brasil, Colômbia a Guiana poderiam servir como elementos para ampliar a desmoralização das forças que ainda apoiam Maduro. Mais do que isso seria só se a ONU negociasse uma saída pra Maduro.

  2. Autoproclamado quem é? Você Gadelha que se autoproclamou jornalista, formada na USP. Acorda! Vem para luz, saia das trevas!

  3. Gadelha, vc é comunista? Ele nunca foi “autoproclamado”; quem o fez foi a Assembleia Nacional de acordo com a constituição daquele país!

    1. E democracia não parece ser uma delas? Você não se preocupa com os interesses da Rússia na Venezuela? E a da China e o do Irã? Tudo isso não tem nada haver conosco na sua opinião?

  4. Sucesso aos defensores da democracia que atuam anonimamente nos bastidores dessa complexa operação de liberdade que envolve forças poderosas contrária a soberania do povo venezuelano como a Rússia, a China e o Irã.

  5. Notícias assim, são otimas. Não bate-boca de bastidores de um governo que vem apanhando muito. Sou apartidária, mas votei para impedir a volta da situação caótica anterior. Dêem um tempo para Bolsonaro e esqueçam notas pequenas que não ajudam em nada. Se Bolsonaro não corresponder, vai aparecer um substituto, sem dúvida.

    1. Exatamente Maria! Tenho filhos que pensam comigo e outros não! Não vivo em função doque pensam meus filhos! Assim deve ser nosso presidente, e tem sido! Criam Mimi para desestabilizar o presidente!

    2. As agitações de bastidores são criadas pelos Bolsonaro e fazem parte da tática deles de chamar a atenção e manter a militância. A imprensa e as pessoas, em geral, apenas refletem o que está acontecendo no governo! Os Bolsonaro criam situações no Twitter que reverberam bastante.

    3. Faço suas as minhas palavras. Desejo um país melhor para as minhas filhas. Um país sem crises políticas e econômicas, um país sem corrupção institucionalizada no governo.

    1. No lugar de militar, deveria ter dito "comunista"! Mas vocês são canalhas e sempre distorcem os fatos, mas o pior é que ainda tem um punhado de idiotas úteis que c

  6. Estamos rezando que a paz se estabeleça na Venezuela e que Gaidó consiga reverter essa situação e o ditador Maduro vá pra Cuba.

  7. Um grande passo para a Venezuela ficar livre deste ditador e mais um país que iniciará a faxina destes comunistas que insistem em explorar a população com mentiras.

    1. Avante povo venezuelano! Guaidó seja iluminado para garantir a liberdade almejada.

    2. É uma grande esperança para a Venezuela encontrar seu caminho para a liberdade de seu povo. Deus ilumine Guaidó!

Mais notícias
Assine agora
TOPO