Mateus Bonomi/Crusoé

Aliados de Alcolumbre veem risco de Senado rejeitar Eduardo como embaixador

16.07.19 07:12

Embora o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (foto), evite emitir opinião sobre o assunto, seus aliados no DEM e no MDB consideram “inadequada” a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, para embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Os senadores avaliam que Alcolumbre certamente pautaria a indicação, se ela for confirmada por Bolsonaro. Mas consideram haver grandes chances de ela ser rejeitada, principalmente pelo plenário do Senado.

A primeira etapa do exame do nome seria na Comissão de Relações Exteriores da casa. Tanto no colegiado quanto no plenário, a votação é secreta, o que aumenta as chances de os senadores votarem pela rejeição da indicação.

“Espero que ele não indique, não acho adequado”, diz um senador do DEM próximo a Alcolumbre. Para outro senador, do MDB, a indicação de Eduardo, se concretizada, será mais um passo de “desrespeito às instituições democráticas” e, por isso, acabará rejeitada.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é o côco do cavalo do bandido, como é que um sujeito destes com votação inexpressiva é o líder do Senado? Só no país com estas instituições e democracia representativa maravilhosa, uma ilha da fantasia.

  2. Pelo que me consta , o Eduardo Bolsonaro não trabalha no zoológico alimentando girafa. É o deputado mais votado do Brasil , fala inglês com fluência e pode sim , prestar relevantes serviços nos Estados Unidos. Ele já tem um cargo público, e pode sim , ser remanejado de acordo com o interesse do presidente da república. Nepotismo passa muito longe disso. Se alguém vai esbravejar, sem razão, será essa esquerda decadente. Logo, danem-se eles.

  3. O presidente Bolsonaro deve ter mais cuidados para não pisar em tomates. Assim, se arriscar a receber ovos.Mais ainda. No meu entendimento, por respeito ao eleitor, os parlamentares eleitos não poderiam se afastar de seus mandato para exercer outro cargos, quaisquer que sejam.

  4. Eduardo Bolsonaro deve cumprir o mandato para o qual obteve expressiva confiança dos seus eleitores. Embaixada estratégica deve ser comandada por diplomata de carreira, com formação e experiência para o cargo. Eduardo não tem formação jurídica suficiente, não poder passar de escrivão de DP a embaixador. Votei no Bolsonaro e espero que faça o desatino de impulsionar a candidatura do filho. Se isso acontecer, deve o Senado reprová-lo cabalmente.

  5. Se for pra ter guerra de secessão, então melhor ainda, é um ataque do Norte contra o Sul (já que a votação é secreta e o que for dito não poderá ser contestado). Se o objetivo for nomeá-lo, isto só vai ser possível mesmo depois que a corrupção for depurada, então pelo menos já dá pra se colocar a base bolsonarista contra o Congresso. Se houver uns discursos mais virulentos por parte dos senadores corruptos, melhor ainda para já se criar a “divisão”.

  6. A meu ver o PR , tenta desesperadamente distanciar seu filho do ambiente onde exerce seu mandato. O PR com experiencia política de quase 30 anos, conhece bem o inferno reservado a eles. Presidente ,mande logo se filho para os EUA. Salve Eduardo de maldades infindáveis.

  7. Está parecendo que Trump e Bolsonaro combinaram o seguinte: você indica seu filho para cá que eu indico o meu para lá... Realmente uma solução de alta tecnicidade geopolítica.

  8. Realmente, é completamente inadequado! Um embaixador investe muito tempo na carreira para ser substituído por alguém sem a devida qualificação.

    1. O que dizer de um juiz que investe muito em sua carreira e indicam o Toffoli para o STF?

  9. Caso o filho de Trump assuma tb a embaixada brasileira, creio q terá sido um golpe de mestre do preaidente Bolsonaro. Muitos acordo bilaterais poderão acontecer entre Brasil e Estados Unidos.

    1. Uma bela troca de incompetentes. Acabou a excelência na diplomacia. Agora, os aventureiros estão no poder.

    2. concordo acho muito bom essa troca Trump e Bolsonaro são dois poderes que já provaram que gostam de grandes desafios

  10. Nem mesmo o Lula nomeou os filhos para cargos de relevo; nem mesmo Dilma nomeou a filha, também. Todos mamaram de forma "diferente". Já, Bolsonaro, o Barão Feudal Jeca do país, deu e está dando cargos e posições aos seus filhos. Carlos domina as Comunicações, Eduardo domina as Relações Exteriores, etc... Somente Flavio, encrencado com a Justiça, ainda não ganhou sua "terrinha" (quem sabe...).

  11. No Que Estou Pensando! FORA DOS LIMITES [Por Franklin Jorge] O presidente Bolsonaro quis fazer um giro e fez um jirau com essa pretensão de nomear o filho para uma das embaixadas mais prestigiosas, a dos EUA. Que ele queira se livrar de tal estafermo, entendo perfeitamente, mas para isto ter que continuar essa mesma prática que condenamos em outros governantes, não! Também queremos ver os Lulinhas do presidente Bolsonaro pelas costas, mas não a este custo!

  12. Nada, absolutamente nada que Bolsonaro faça ou queira, que não venha uma avalanche histérica contra. Isso e democracia? Acho estrategicamente certeira a nomeação.

  13. Parece que Bolsonaro gosta de pisar em casca de bananas, algumas delas colocadas por ele mesmo em seu caminho. Um escorregão aqui, outro mais adiante pode causar-lhe a queda, para alívio dos militares que já o criticam.

  14. infelizmente pensávamos que ao elegermos o seu acolumbre, teríamos independencia da antiga politica, mas não pssa de ventrículo do renan!

  15. Se o Senado que só tem 81 senadores é cheio de grupinhos imagine na Câmara quantos grupinhos devem ter e cada um puxando a sardinha para a sua brasa querendo aparecer e levar vantagen$. Só falta eles escolherem o Renan para a embaixada americana.

  16. Quem tem mais qualificação do que Eduardo Bolsonaro ? Os comunistas da era PT ? Que moral tem este Senado para criticar o Eduardo Bolsonaro,com certeza nenhuma. O nosso Presidente está certo,se eles são contra,a decisão do Bolsonaro está correta. Chega de esquerda comunista em nossas embaixadas. Este Alcolumbre,está ultrapassando os limites da razão e da sua competência. O Brasil precisa mudar,não será este Congresso podre que vai impedir.

    1. A comparação, pra ser justa, deve ser com diplomatas de carreira e não com comunistas , seja lá de que era for. Pode ser que está seja mais uma, das decisões equivocadas, que o presidente teve que voltar atrás. Entre declarações e decisões precipitadas já foram várias.

    2. Eles foram eleitos tanto quanto o Eduardo. E aqui , por LEI, quem dá a ultima palavra em indicações do presidente é o NOSSO SENADO e não o presidente de onde quer que seja!

  17. Quero ver qual vai ser o presentinho para os outros dois! Pai tem que ser justo né, se presenteia um, tem que presentear os outros!

  18. O DEM e o MDB não tem moral nenhuma para alegar "desrespeito às instituições democráticas" Aliás esta frase só vale quando estes bandidos a usam para cobrar dos outros. Parlamento vergonhoso.

    1. Horrível, agora teremos candidatos do centro, direita e esquerda. Oministerio perdeu razão de ser, qual a função do Itamaraty? Será de dar abrigo à beócios como o atual ministro que não tem cultura, nem dicção?

  19. Que qualificação tem Eduardo Bolsonaro para ocupar o cargo de embaixador na maior Economia do Planeta? Ele tem alguma qualificação do Instituto Rio Branco? Jair Bolsonaro, com indicação, está debochando dos autênticos embaixadores.

  20. o indicado não tem qualificação para ser embaixador em Washington poderia começar em algum país da África para ir aprendendo.

  21. Vamos ver se as vésperas de eleições municipais e com Maia, Alcolumbre e o Centrão apoiando o aumento do fundo eleitoral para 3 bilhões, a câmara e o senado irão continuar a boicotar o governo. O fato é que a politica externa do Brasil não pode ser refém do plano de carreira do Itamataty e se o presidente da Presidente da Comissão de Relações Exteriores possui aval do Ministro das Relações exteriores e sobretudo do Trump, qual realmente é a grande dúvida, para um pais teve topTop Garcia?

    1. Então apresentem um projeto para reestruturar ou acabar com o Itamaraty já que ele não serve pra nada porque ele custa para a União! Indicação aqui tem que ter aval de fora? Desde quando? Desde quando voltamos a ser colônia? Me fale, porque perdi essa parte!

    1. Se Bolsonaro mandou a bancada evangélica agir nos bastidores em favor da indicação , talvez eles tenham a ganhar com a aprovação, não é mais lógico?

  22. Qual a bagagem que tem o filho de Bolsonaro para ser embaixador? Uma embaixada importante como a dos EUA precisa realmente de um embaixador de carreira. Precisamos de gente competente e não gente que brinque de ser embaixador!

    1. mas o presidente disse que não sabia de economia e nem de coisa nenhuma, pra mim não é surpresa nenhuma. na verdade sim, minha surpresa é que ele consegue ser mais incompetente do que pensei.

    2. fico estarrecido com acontecimentos dessa natureza. com tantas demandas importantes para alanvar a economia e o presidente perde um tempo precioso com essa indicação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO