Gritos de 'golpe' e votação às cegas: a reunião que selou o acordo entre o Patriota e a família Bolsonaro
A novela da filiação da família Bolsonaro ao Patriota, selada nesta segunda-feira, 31, está longe de ter um fim. O presidente não era maioria entre os delegados do partido, chefiado por Adilson Barroso, mas isso não impediu a sigla de se associar ao projeto de poder bolsonarista. Para reverter a correlação de forças internas, o...
A novela da filiação da família Bolsonaro ao Patriota, selada nesta segunda-feira, 31, está longe de ter um fim. O presidente não era maioria entre os delegados do partido, chefiado por Adilson Barroso, mas isso não impediu a sigla de se associar ao projeto de poder bolsonarista.
Para reverter a correlação de forças internas, o presidente do partido resolveu destituir quatro membros da convenção nacional que eram contrários a abrigar a família Bolsonaro, nomeando outros sete aliados com poder de voto.
Para oficializar o ato, Barroso chamou às pressas uma convenção partidária, realizada nesta segunda-feira na cidade de Barrinha, interior de São Paulo. Na reunião, um novo estatuto foi colocado em votação e aprovado, sem sequer ser lido pelos delegados presentes. O próprio vice-presidente do partido, Ovasco Roma, foi destituído de seu cargo de delegado por Adilson Barroso, perdendo poder de voto na convenção.
Houve tumulto, é claro. Sob gritos de golpe, a filiação de Flávio Bolsonaro foi comunicada. O deputado federal Fred Costa, líder do partido na Câmara, era um dos mais exaltados, firmando posição contra a primeira-família.
"Tudo isso de forma ilegal, porque todos os delegados eleitos pela convenção partidária de 2018 foram eleitos com quatro anos de mandato", diz Jorcelino Braga, secretário-geral do Patriota. "Quem tem a senha para entrar no sistema do TSE (onde são constituídos e destituídos os delegados) é apenas o Adilson. Ele fez as mudanças pela senha, mas não pela via documental. O que está acontecendo é totalmente ilegal", acusa. Braga diz que Barroso sequer permitiu que ele escrevesse a ata da reunião, o que é atribuição do secretário-geral.
Segundo membros do partido que aportaram em Barrinha às pressas, Barroso ordenou que seguranças fizessem o controle do acesso de delegados ao local da convenção partidária, inclusive com lista de presença na porta.
A divergência política virou batalha judicial no Tribunal Superior Eleitoral. O grupo que alega ter sido vítima de golpe recorreu à justiça para reverter as mudanças feitas por Adilson Barroso.
Veja o vídeo da confusão:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Otavio
2021-06-01 00:34:36Pelo visto é um partido com a cara dos bolsonaro, que vão se sentir em casa. Será que definiram o percentual da rachad...?
MARCELO
2021-05-31 21:17:55Moro em Brasília!
MARCOS
2021-05-31 19:44:06Que piada! Vai se arrepender amargamente. Repetirá o que aconteceu com o PSL, a famiglia vai querer apossar-se do partido e de seu caixa. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. FORA BOLSONARO E LULA. MORO PRESIDENTE.
VacinaContraBozo-666
2021-05-31 18:49:39A BARRA realmente não anda boa para o Bolsonaro. O que acabei de assistir foi o presidente do tal Patriota (Partido de Idiota que virou chacota), forçar a BARRA na cidade de BARRINHA, depois de bater um BARRO. Pior, enfiou o BARRO goela abaixo dos demais integrantes do Patriota (Partido de Idiota que virou chacota).
Jose
2021-05-31 18:36:49Kkkkkkkkkkkkkkk. A famiglia tem uma reputação tão ruim, que até partido nanico se divide para filiar os milicianos. Se fossem espertos, já teriam fugido para a Hungria, pois aqui, além serem apeados do poder, serão condenados à prisão perpétua por crime contra o país.
Sebastiao
2021-05-31 17:45:39Que coisa degradante ! Esse sujeito Barroso trata o partido como se fosse dono dele. Escória dessa nossa estrutura política. De patriota esse partido não tem nada. Todos preocupados apenas em tirar proveito para si mesmo e seus familiares e parceiros.
Claudenor
2021-05-31 16:46:31Logo logo esse Barroso vai provar do próprio veneno e virará LAMA. Deixa o Miliciano pai, projeto de ditador BolsoMaduro entrar no partido que ele vai chutado e escanteado como um verme pra que os verdadeiros mafiosos do clã bolsoMaduro assumam o controle do partido.
Palhaço Bozo
2021-05-31 16:18:25Bozo é a desunião em pessoa, nem colocou os pés no partido mas já rachou o mesmo no meio..rs..
Emilio Cêdo
2021-05-31 16:09:10E vai se desenhando o país "Goela Abaixo"...