Governo tenta atrair aposentados e pensionistas estrangeiros
O governo federal publicou uma resolução normativa com o objetivo de estimular aposentados e pensionistas de outros países a residirem no Brasil. O documento regulamenta a concessão de vistos temporários e autorização de residência. Pela resolução, poderão pedir a permanência no Brasil estrangeiros que recebem aposentadoria ou pensão por morte igual ou superior a 2...
O governo federal publicou uma resolução normativa com o objetivo de estimular aposentados e pensionistas de outros países a residirem no Brasil. O documento regulamenta a concessão de vistos temporários e autorização de residência.
Pela resolução, poderão pedir a permanência no Brasil estrangeiros que recebem aposentadoria ou pensão por morte igual ou superior a 2 mil dólares, montante equivalente a mais de 8 mil reais, de acordo com a cotação atual da moeda norte-americana.
A autorização foi dada pelo Conselho Nacional de Imigração, do qual fazem parte representantes dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. Para o Itamaraty (foto), a resolução deve incrementar investimentos no mercado imobiliário, comercial e turístico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2019-12-29 16:34:31Com medidas simples o Brasil já pode começar a se transformar no destino de quem busca condições melhores. Aliás, todo o PROCESSO DE LIMPEZA e de REVOLUÇÃO SOCIAL no país já são os primeiros itens para se colocar no cartão de visitas do país. Um PAÍS SÉRIO não vai atrair GENTE SÉRIA e comprometida em construir uma sociedade mais desenvolvida?
Uira
2019-12-29 16:31:30Política de fronteiras abertas com amplo acesso a serviços públicos é coisa de DEMAGOGO AMADOR. Pq há o DEMAGOGO PROFISSIONAL e o AMADOR, qq DEMAGOGO minimamente inteligente não vai atrair para si dificuldades das quais ele não precisa. Quem em sã consciência arranja para si mais problemas do que já tem só pq quer ficar bem à vista de todos? Um DEMAGOGO AMADOR. Estes são os que adoram prometer o máximo e entregar o mínimo. Uma coisa é ser DEMAGOGO, outra ESTÚPIDO.
Uira
2019-12-29 16:26:05No mundo real é simples: quem tem a mão de obra mais qualificada e preparada, quem apresenta as melhores condições para se GERAR e CRIAR RIQUEZA é que vai estar na frente. E isto não é possível sem indicadores humanos elevados e condições adequadas para se REALIZAR NEGÓCIOS. Quem puxa para si gente mal preparada e incapaz de respeitar as leis locais está só trazendo problema para dentro de casa, pois fora os transtornos, ainda há a questão da pressão sobre os gastos públicos.
Uira
2019-12-29 16:23:02Esta lógica é fácil de ver quando Maduro, talvez o maior HUMANISTA e GARANTISTA da atualidade, condenou a violência da população peruana exasperada com os imigrantes venezuelanos que trouxeram uma série de transtornos. Enquanto isto, Maduro e os seus, que acabaram com o país, acham que os países vizinhos devem acolher todos os venezuelanos de portas abertas. Este tipo de cinismo só serve para quem quer passar a perna nos outros e se agarrar ao poder.
Uira
2019-12-29 16:18:46Se a GERAÇÃO e CRIAÇÃO DE RIQUEZA estão calcadas no conhecimento e na aplicação deste, então é lógico se raciocinar de que o país deveria importar gente qualificada e preparada. Qq brasileiro minimamente HONESTO e SENSATO que queira ver cidadãos de outros países melhorando de vida tem o dever de ser contra a corrupção. Como se sabe, a visão HUMANO-GARANTISTA existente no Brasil vai exatamente contra isto, enquanto se associam a CORRUPTOS em outros países, jogam a conta para o Estado.
Uira
2019-12-29 16:15:12Enquanto nação, o Brasil faz um favor muito maior aos pobres e miseráveis de outros países se colocando contra a corrupção, do que acolhendo imigrantes que fugiram de seus países pq não contavam com boas condições em sua terra natal. Aliás, o principal critério de seleção está no nível educacional e na comprovação de que o imigrante é capaz de seguir as leis locais. Se ele é capaz de fazer isto, então é irrelevante de onde ele venha.
Uira
2019-12-29 16:12:12Sobretudo no quesito segurança e facilidade de fazer negócios. Considerando que o custo de vida no Brasil é mais baixo, então reduzir a taxa de criminalidade e melhorar o ambiente de negócios já poderia ser o suficiente para o país atrair um pessoal que queira um país com gente amistosa e clima agradável para levar uma vida tranquila. Se em seguida for atacado o problema da educação, a coisa poderia melhorar mais ainda. Não se trata de discriminar as pessoas, mas de ser racional.
Uira
2019-12-29 16:09:00Em um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, é razoável considerar que os países disputarão mão de obra especializada, uma vez que a riqueza nacional é função da capacidade que cada indivíduo possui de GERAR e CRIAR RIQUEZA. Ou seja, a riqueza de uma nação está nas mãos de seus cidadãos mais técnica e intelectualmente preparados. Neste sentido, o Brasil está muito atrás de países desenvolvidos, além de não contar com boa adequação, os indicadores humanos não são dos melhores.
TERESA
2019-12-24 06:27:46Fiz um comentário. O q aconteceu com ele? Ñ falei palavrão, ñ xinguei ninguém nem falei mentira. DITADURA direta já. pq com certeza não vivemos numa Democracia Plena.
Carlos
2019-12-23 14:20:28No mesmo padrão já oferecido por alguns países. Isso sim, receber trabalhador pode. O que não pode mais é virar refúgio para criminosos.