Governo petista manda alimentos para fortalecer ditadura cubana
Cuba não está em guerra. Também não acabou de ser vítima de um furacão. Apesar da calmaria na ilha caribenha, o governo Lula anunciou que entregou, nesta segunda, 12, um lote de 125 toneladas de leite em pó produzidas no Brasil. "Carregamentos adicionais de leite em pó, além de arroz (foto), milho e soja, serão...
Cuba não está em guerra. Também não acabou de ser vítima de um furacão.
Apesar da calmaria na ilha caribenha, o governo Lula anunciou que entregou, nesta segunda, 12, um lote de 125 toneladas de leite em pó produzidas no Brasil.
"Carregamentos adicionais de leite em pó, além de arroz (foto), milho e soja, serão enviados nas próximas semanas", diz a nota do Itamaraty.
O motivo da doação, segundo a nota, é "promover a segurança alimentar e nutricional da América Latina, fornecendo recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis".
Há aí uma evidente contradição, pois o governo petista admite que há fome em Cuba, ao mesmo tempo em que enaltece as maravilhas do modelo comunista.
O problema, claro, é outro.
Em 11 de julho de 2021, os cubanos foram espontaneamente para as ruas pedir o fim da ditadura.
A partir daí, o regime aumentou a repressão e mandou quase 2 mil pessoas para as prisões, incluindo menores de idade.
O medo do regime é que, com a morte de Raúl Castro, que está com 92 anos, os cubanos voltem a se revoltar contra o ditador Miguel Díaz-Canel, que hoje comanda a ilha.
O objetivo do governo Lula é aplacar as insatisfações do povo cubano, para evitar que aconteçam novos protestos e uma mudança de regime nos próximos anos.
"O cubano depende muito dos alimentos subsidiados, que são importados. Os Estados Unidos, por exemplo, mandam muita comida para Cuba, principalmente frango, que depois é distribuída para a população com acesso aos cartões de racionamento", diz o historiador Boris González Arenas, que mora em Havana.
"O governo de Lula, desde mandatos anteriores, fortaleceu muito o vínculo com o castrismo. Foi isso que levou o Brasil a enviar centenas de milhões de dólares para a reforma do Porto de Mariel, através do BNDES. Agora, esse envio de alimentos também é uma forma de apoiar a ditadura. De qualquer forma, o regime já está em colapso total. Isso que está acontecendo agora com os alimentos não poderá ser sustentado por muito tempo", diz Arenas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Franco
2024-02-14 17:58:58O incoerente Lula disse hoje lá pras bandas da africa que o G20, sob, sua presidencia, quer amenizar a fome no mundo, em referencia a doacao a Cuba. Mas como? O pt diz que Cuba é completa, ninguem passa fome. Onde esta a verdade? Por que a doacao pra Cuba e não para paises mais prioritarios no quesito fome, na Africa, por exemplo. MENTIROSOS, SAFADOS
100413CAIO02
2024-02-14 11:07:46Com grande parte do povo brasileiro com fome e recolhendo até restos de alimentos no lixo, Lula se preocupa em ajudar a ditadura cubana, ameaçada de revolta pela população cansada de sofre todo tipo de humilhação. Lula, como sempre, quer aparecer para o mundo em busca do tão sonhado prêmio Nobel que nunca conseguirá ante os desatinos que comete todos os dias em seu apoio aos ditadores e comunistas pelo mundo afora.
José Gilvan Herculano de Almneida
2024-02-14 09:12:41Uma lástima. Onde esse governo do Brasil é democratico, se só apoia ditadores?
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2024-02-14 06:21:36O governo do PT já resolveu o problema da fome aqui no Brasil? AH! Aqui tem o "bolsa cala a boca" que angaria muitos votos, não precisa mais nada.
Franco
2024-02-14 01:37:05Muita gente pssando fome no Brasil e esse governo apaiador de ditadores doando nosso dinheiro pra Cuba. CRIME.
JCB
2024-02-13 18:46:19Gratidão pelos ensinamentos de guerrilha recebidos por Zé Dirceu e o Lula quando lá estiveram, a convite dos Castros.
Pedro Apenas Pedro
2024-02-13 17:13:43Moro em uma cidade com seiscentos mil habitantes , excelentes hospitais, diversas Universidades e Faculdades e setor de serviços muito forte. Perto de onde moro, há uma loja da conhecida na venda de hortifrúti. No horário do lixo, várias pessoas, mães com crianças no colo, idosos se aglomeram para catar as migalhas dos restos que foram rejeitados pelos fregueses. Essa cena se repete em vários coletores de lixo na cidade. Segurança Alimentar na América Latina?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-02-13 15:59:01Aqui estamos em outro patamar, é picanha toda refeição. Quem quer arroz e leite em pó? Tá certo o Lula
Reca
2024-02-13 18:16:05Os nossos impostos estão bancando a doação de leite à população de um país com.sistema de governo maravilhoso para Lula: uma DITADURA.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-02-13 16:39:32Espero muito que esse Castro passe para o outro lado ( o que não significa ir para o céu ). Espero que os cubanos consigam se livrar desse regine. Seráo dia que mostrarão para os eleitores petistas que não havia verdade nenhuma naquilo que eles acreditavam. O Mundo também saberá mais.