Operação Topique: governo do Piauí mantinha R$ 96,5 milhões em contratos com empresas investigadas

27.07.20 09:13

A terceira fase da Operação Topique, da Polícia Federal, tem como alvo a residência do governador do Piauí, Wellington Dias (foto), do PT, e de sua esposa, a deputada federal Rejane Dias. A investigação mira desvios na Secretaria de Educação praticadas por empresas que, mesmo após duas fases da ação, ainda mantêm 96,5 milhões em contratos com o estado. De acordo com a PF, ao menos 50 milhões de reais foram desviados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, o Pnate.

A esposa é alvo de busca e apreensão – outros 11 mandados também são cumpridos em conjunto entre a a Controladoria-Geral da União, a CGU,  e o Ministério Público Federal. Segundo a PF, são investigados os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação.

Os desvios eram praticados, diz a PF, por meio de pagamentos superfaturados nos contratos de transporte escolar obtidos por empresas que se organizaram em um consórcio. Segundo a PF, o arranjo entre as empresas era ‘criminoso estável e estruturado, simulava concorrência em licitações e, com participação de servidores públicos, se beneficiava de contratos fraudulentos”.

A PF também apura se o mesmo grupo de empresas atua em outras fraudes em contratos com municípios do Piauí assinados desde 2008. Há indícios, diz a PF, de que o modelo criminoso também se replicou em outras secretarias do governo estaduais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Não vejo nada disso! A PF não pode agir pq tem gente muito importante precisando ser investigada !

  1. PT sempre PT aqui está o DNA da corrupção. Não adianta é hereditário isso. Cambada de ladroes o pior que vai a família inteira que tipo de gente

    1. Cesar, não tem geito. A desonestidade tá no DNA dos petralhas. Com tudo que foi apurado, com as ações constantes da PF, prisões de seus líderes ( quando o STF deixa), eles continuam roubando. Isso só acabara quando o povo aprender a votar. E também já sentiram que a justiça é tão incompetente que nunca é preso quem roubou bastante pra pagar bons advogados.

  2. Devia ser enquadrado como crime contra humanidade! O Piauí é o segundo estado mais miserável do Brasil. É monstruoso que as suas verbas para educação sejam roubadas desta forma.

    1. Como tem coragem de fazer isso com um povo tão pobre! Esse ê o PT!

    2. Apoiadíssimo.Devemos alterar a lei que pune crimes de corrupção e de falsidade.A educação é o único vetor para acabar com as causas da pobreza material e da perpetuação da baixa mobilidade social.O desvio na Educação, Saneamento,Saúde,Moradia,Transporte e na promoção do emprego e renda, são crimes de Lesa-Patria.E praticados por socialistas,é mais grave, por terem enganado o povo que os elegeu.Meteu a mão na Educação tem que haver PUNIÇÃO!

  3. Como o PT gosta de dinheiro público, não é pessoal. O NINE fez escola e espahou o "modus operand " pelo Brasil todo. Começou com o processo imbrionário em Santo André, que foi aperfeiçado no Mensalão, no Petrolão, no BNDES, gostou da coisa ilegal, e daí não parou mais. Deu no deu, bem, o resto a gente já sabe de cor.

  4. O Piaui tá bem na mídia . Além de Ciro Nogueira e ex-mulher vêm agora o Governador e atual mulher. Curioso, ambas deputadas federal.

    1. Não acho estranho. Eles já são experientes nessa área

Mais notícias
Assine agora
TOPO