Governo diz que não tem dinheiro para a Opas
O governo brasileiro deve duas parcelas, de 12 milhões de dólares cada, para a Organização Pan-Americana de Saúde. Os repasses se referem aos anos de 2019 e 2020. Segundo o Ministério da Economia, que centraliza os pagamentos a organismos internacionais, a razão do calote é a falta de dinheiro em caixa. "A situação orçamentária atual...
O governo brasileiro deve duas parcelas, de 12 milhões de dólares cada, para a Organização Pan-Americana de Saúde. Os repasses se referem aos anos de 2019 e 2020.
Segundo o Ministério da Economia, que centraliza os pagamentos a organismos internacionais, a razão do calote é a falta de dinheiro em caixa. "A situação orçamentária atual é de insuficiência de recursos alocados pela Lei Orçamentária Anual para honrar tais compromissos, o que não afeta apenas a Opas, mas sim todo o conjunto de mais de uma centena de organismos internacionais", diz o Ministério da Economia em nota. O valor disponível no orçamento atualmente para pagar a Opas não chega a 1 milhão de reais. Segundo o Ministério, o restante do pagamento só poderá ser feito após aprovação de um projeto de lei pelo Congresso Nacional.
Nos últimos tempos, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) tem sido bastante criticada por ter agido como intermediária na contratação de médicos cubanos (foto) e de ter ficado com 5% dos seus salários. Nesta quarta, 10, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, denunciou a organização por ter facilitado o trabalho forçado dos profissionais de saúde que atuaram no Mais Médicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)