Governo de união entre Netanyahu e Gantz toma posse em Israel
O governo de unidade liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz (foto), tomou posse neste domingo, 17, em Israel, encerrando cerca de 500 dias de crise, após três eleições sem vencedor. Pelo acordo, Netanyahu continuará ocupando o cargo por mais um ano e meio e depois cederá...
O governo de unidade liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz (foto), tomou posse neste domingo, 17, em Israel, encerrando cerca de 500 dias de crise, após três eleições sem vencedor. Pelo acordo, Netanyahu continuará ocupando o cargo por mais um ano e meio e depois cederá a cadeira a Gantz, por igual período.
A posse foi precedida de uma longa negociação pelo distribuição de cargos no partido do atual premiê. O acordo prevê uma divisão igualitária dos ministérios entre os dois partidos, além da manutenção de Netanyahu no posto de primeiro-ministro por 18 meses, período em que ele enfrentará o julgamento por corrupção, previsto para começar no fim deste mês.
"As pessoas querem um governo de união, e é isso que terão hoje", afirmou Netanyahu aos parlamentares antes da moção de confiança da Knesset, o Parlamento israelense. Juntas, as bancadas de Gantz e Netanyahu têm maioria, com 12 votos a mais do que o mínimo exigido para aprovar leis.
O novo governo tem o desafio de recuperar a economia, que assim como a maioria das nações no mundo, foi severamente abalada pela crise do novo coronavírus, além do projeto para anexar faixas de território na Cisjordânia ocupada, que é um dos temas mais delicados para o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)