Gilmar suspende processo da Lava Jato no Rio com base em decisão de Toffoli
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes (foto) determinou a suspensão de um processo da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, até que a corte analise se confirma a restrição do compartilhamento de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, e de outros órgãos de controle financeiro. A restrição e suspensão...
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes (foto) determinou a suspensão de um processo da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, até que a corte analise se confirma a restrição do compartilhamento de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, e de outros órgãos de controle financeiro. A restrição e suspensão de investigações em que as informações tenham sido compartilhadas sem autorização prévia da Justiça foram determinadas pelo presidente do STF, Dias Toffoli, durante o recesso da corte. O ex-governador Sérgio Cabral Filho é um dos réus da ação.
A decisão foi tomada na quarta-feira, 14, e informada nesta quinta-feira, 15, às autoridades da Justiça do Rio de Janeiro relacionadas ao processo. Gilmar atendeu a um pedido de Lineu Castilho Martins, réu em uma ação da Operação C'est Fini, que apura se houve propina em obras no Rio de Janeiro.
Martins foi chefe de gabinete de Henrique Ribeiro, ex-presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro, e é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-funcionário do DER alegou que o processo incluía o recebimento de dados detalhados do Coaf sem autorização judicial.
O pedido chegou ao STF depois de o juiz Marcelo Bretas, responsável pelas ações da Lava Jato no Rio, ter negado a interrupção do processo. Segundo Martins, o juiz alegou que os dados usados eram apenas da Receita Federal. Mas Gilmar afirmou que foram também usadas informações do Coaf e do Banco Central.
Em depoimento a Bretas que deu hoje, o ex-governador Sérgio Cabral Filho confirmou que Ribeiro arrecadava propinas de empreiteiras de médio e pequeno porte durante sua gestão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sonia
2019-08-16 19:41:54Graças ao pedido do Flávio Bolsonaro para Toffoli ,os corruptos e ladroes estão à solta .
João Carlos
2019-08-16 13:47:56É a quadrilha ou bando alojada no Stf atuando.
Sonia
2019-08-16 12:55:29Graças ao filhote Flávio precisou ser blindado por Toffoli ,o país ficou à mercê desse STF ,TOME TENTO OU VAI PERDER O APOIO DE QUEM ACREDITOU NAS BALELAS 🤮🤮
Erasmo
2019-08-16 11:26:54Tem Lava Jato o Gilmar é CONTRA , tem Corrupto , chama o Gilmar .
Ricardo GF
2019-08-16 05:56:19E o Boca-Mole ataca novamente!
Miguel
2019-08-16 01:51:16É o momento da desobediência. Simplesmente ignore decisão do Supreminho , que contrarie a constituição. O Povo Esclarecido apoiará Juizes que enfrentarem o Supremo.
Truemann
2019-08-16 00:38:31Gilmar é o ídolo de todos os bandidos do Brasil . Solta todos . É o mais solicitado do STF para analise de processos . É muita afinidade .
Georges
2019-08-16 00:15:49Não é possível o País continuar se submetendo a este senhor e seus colegas comparsas, alguma coisa tem que ser feita para freia-los, estão acabando com a Lava Jato, e mantendo os bandidos à solta para praticar novas ladroagens, além do mal exemplo que também criará mais bandidos.
Roseli
2019-08-16 00:14:27Eu sou uma crente em Deus, não sou evangélica mas acredito em um ser DIVINO, e tenho certeza que ele arrancará este ser peçonhento da terra como uma erva daninha para acabar com estas safadezas do STF!
César
2019-08-15 23:55:15Esse Gilmar é de um caradurismo invejável como pode um ser como esse ser ministro do STF? E a gente assistindo s essas barbaridades...