Gilmar retoma julgamento que pode anular última condenação da Lava Jato no STF
O ministro Gilmar Mendes (foto) devolveu para julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal o recurso no qual a defesa de Valdir Raupp pede a absolvição do ex-senador na ação penal em que ele foi condenado pelo próprio colegiado em 2020, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O caso do político do MDB...
O ministro Gilmar Mendes (foto) devolveu para julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal o recurso no qual a defesa de Valdir Raupp pede a absolvição do ex-senador na ação penal em que ele foi condenado pelo próprio colegiado em 2020, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O caso do político do MDB de Rondônia foi o último envolvendo uma ação da Lava Jato que resultou em condenação no STF. Valdir Raupp foi condenado por 3 votos a 2 na Segunda Turma a sete anos e seis meses no regime semiaberto por ter recebido 500 mil reais de propina da empreiteira Queiroz Galvão, como doação eleitoral dissimulada, em 2010.
Agora, tudo pode mudar e o caso de Raupp tem grandes chances de engrossar a lista de sentenças da Lava Jato anuladas pelo Supremo. Gilmar Mendes incluiu o recurso do ex-senador na sessão de julgamento virtual da Segunda Turma que ocorrerá entre os dias 11 e 18 de março.
Como mostrou Crusoé em dezembro, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o notório Kakay, entrou com embargos de declaração contra a condenação de Raupp, usando o velho argumento de que ele foi condenado com base em "meras declarações" de delatores.
O ministro Edson Fachin, relator do caso, votou contra o recurso de Kakay no plenário virtual em dezembro, mas Gilmar Mendes pediu vista, suspendendo o julgamento que será retomado em março com uma composição bem diferente daquela que condenou Raupp na Segunda Turma em 2020.
O ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou, e a ministra Carmen Lúcia, que migrou para a Primeira Turma, votaram com Fachin pela condenação do ex-senador. Gilmar e Ricardo Lewandowski proferiram os dois votos contrários.
Agora, com a presença dos ministros Kassio Marques, que substituiu Celso de Mello, e André Mendonça, que assumiu a vaga de Carmen Lúcia na turma, o panorama é outro. Este será o primeiro teste do ministro "terrivelmente evangélico" indicado por Jair Bolsonaro em casos da Lava Jato na corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
William Justino dos Santos
2022-03-02 17:23:45Pode vir para o Brasil depois da guerra, Putin. Aqui você será perdoado
Maria
2022-03-01 17:27:01...no período da Lava Jato , me senti cidadã digna em ser Brasileira...Voltamos à balbúrdia!
Lucia
2022-03-01 13:15:08Gilmar é o câncer do Brasil! É o nosso Putin. Cada país tem o Putin que merece!
Julio
2022-03-01 08:52:29Não da para entender. Difícil aceitar. Porquê a 2a Turma está livre para tomar essas decisões, e em alguns caso, até individualmente, se a característica , a função, de um Tribunal é tomar decisões colegiadas?Principalmente as mais complexas, as mais relevantes. Substituir decisões próprias do Tribunal Pleno por decisões de Turma ( com composição que permite prever todas as decisões que irá tomar) me parece autoritarismo, parcialidade, proteção aos criminosos e envergonha a Justiça nosso País
Luiz
2022-03-01 08:19:30Pelo mesmo princípio e jurisprudência criado com a soltura de um preso condenado em todas as instâncias (Lula). Sou a favor que soltem : Fernandinho BeiraMar e Marcola. Um para Governador do Rio o outro para senador por São Paulo. Kkkkkkk
Gerd
2022-03-01 07:20:32Quem tem Gilmar Mendes, não precisa de funestos e corruptos lideres mundiais, para destruir um nação, pois estamos bem servidos
Flora
2022-02-28 23:10:47O ministro Gilmar Mendes é uma vergonha … ele trabalha contra a justiça… ele está no lado errado! Esses advogados sabem que ninguém é condenado somente com delações até eu que sou leiga sei que para ser aceita uma delação tem que ter provas ou caminhos robustos que possam ser comprovadas! Esse judiciário brasileiro é uma vergonha e esse advogado e esse ministro que falam tanto em suspeição do Moro são eles os suspeitos , um entra no congresso de bermuda o outro tem estreita relação com corruptos
WILSON ROBERTO VIEIRA
2022-02-28 21:31:59Parabens Gilmar mendes. Tenho vergonha de voce
Odete6
2022-02-28 21:18:42...zinho asqueroso esse corvo maldito!!! E a senatalha que poderia nos livrar desse tipinho corrupto..... escandalosa e vergonhosamente quieto e cúmplice!!!!
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2022-02-28 21:03:03O nosso Filho da Puta favorito…