Gilmar Mendes acolhe pedido da PGR e arquiva inquérito sobre Aécio Neves
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o arquivamento do inquérito que investigou a participação do deputado Aécio Neves (foto), do PSDB de Minas, em um esquema de corrupção em Furnas, estatal do setor energético. "Acolho o requerimento formulado pela PGR e determino o arquivamento da presente...
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou o arquivamento do inquérito que investigou a participação do deputado Aécio Neves (foto), do PSDB de Minas, em um esquema de corrupção em Furnas, estatal do setor energético.
"Acolho o requerimento formulado pela PGR e determino o arquivamento da presente investigação, ressalvada a reabertura em caso de surgimento de novos elementos de prova", anotou Gilmar, em decisão que data de 19 de março.
A PGR conduziu o inquérito com base em delações do doleiro Alberto Youssef e do senador cassado Delcídio do Amaral. Os dois alegaram que Aécio recebeu propina em troca de apoio político para a indicação e manutenção da chefia de Furnas.
Em manifestação entregue ao Supremo, no entanto, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirmou que os colaboradores não entregaram documentos que reforçassem a tese sobre o esquema de corrupção. "Apesar de a narrativa dos colaboradores apontar para a prática dos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro, não foi possível identificar outros elementos probatórios aptos a corroborar o que foi narrado."
Além disso, declarou que, a despeito de indícios de que as famílias do ex-diretor da Furnas Dimas Toledo e de Aécio mantiveram contas no exterior para o embolso dos valores irregulares, a investigação não encontrou provas capazes de confirmar os relatos de delatores e embasar uma denúncia.
"Em que pese a comprovação de elementos informativos acerca da existência de contas bancárias de titularidade de familiares do parlamentar no exterior, não foi possível comprovar o recebimento de vantagem indevida por Aécio Neves da Cunha no esquema de Furnas."
O inquérito já havia sido arquivado em junho de 2018 por Gilmar. Meses depois, porém, a Segunda Turma do STF decidiu ordenar a reabertura da investigação, atendendo pedido da então procuradora-geral da República Raquel Dodge.
Por meio de nota, a defesa de Aécio Neves afirmou que o arquivamento a pedido da PGR "é mais uma demonstração dos abusos de que o hoje deputado foi vítima". "Não há provas porque nunca houve crime", afirma.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
CARLOS
2021-03-23 23:32:38PSDB eh o maior cumplice do PT, ja fez bem ao pais com o plano real, mas sempre foi conivente com a corrupçao, vide Gilmar Mendes e Aecio Neves. O próprio FHC diz que este governo nao eh particularmente corrupto...pelo jeito ja viu muitos piores... Para o pais mudar de patamar, eh necessário ser menos tolerante com os corruptos senao nao haverá saltos de desenvolvimento. Aecio eh o fim da picada, so deve permanecer no PSDB para que nos lembremos de nao votar neste partido.
Sandra
2021-03-23 18:48:23Tá faltando perdoar o Marcola e sua turma. Buááá!Socorro!!!!!!
Silvino
2021-03-23 11:50:23Não precisava nem o parecer favorável da procuradora Lindôra (que não se perca pelo nome), no que tange ao arquivamento da caso do Aécio, uma vez que Beiçola já estava preparado para agir em defesa do queridinho do PSDB. Lembrem-se daqueles dialógos cabulosos entre o João Plenário e Mineirinho que ficaram em nossa memória e também aquele video onde o seu sobrinho enche uma mochila de dinheiro com propinas destinadas ao agora inocentado. A pandemia fez bem ao nefasto "juiz do Supremo".
Hosny
2021-03-23 09:23:27o mecanismo funcionando????
Juarez
2021-03-23 08:16:36Aí que bonitinho, pó e beiçola tudo a ver, mais que pouca vergonha, tudo isso acontecendo e nois aqui na "praça" dando milho aos pombos, cadê o povo, vamos acordar gente passou da hora de dar um basta nessa traia
CARLOS
2021-03-23 03:53:46O silêncio cúmplice do povo com esse massacre ensandecido do Supremo contra a lava-jato é o silêncio de um povo covarde, pusilâmine, velhaco - não vale a pena... O Brasil não vale os herois da lava-jato - estão muito acima do que a sociedade ingrata se lhes pode oferecer......
CARLOS
2021-03-23 03:48:06Os magistrados estão mesmo acima da lei e da ordem pública - isso é uma democracia??? Onde o contrapoder para freiar o supremo?? Onde povo? Onde poltrões covardes????
Dalton
2021-03-22 23:03:37Que vergonha tudo isso, é repugnante ler esse artigo, esse cara é um corrupto, sem vergonha.. roubar neste país vaie a pena, enquanto os trouxas aqui pagam a conta desses bandidos.
HERBERT
2021-03-22 21:38:34É o pagamento ao Aécio pelo apoio do PSDB ao Arthur Lira
Adhemar
2021-03-22 20:49:24Gilmar está acima de tudo e de todos. Em se tratando dele não existe suspeição.