Gilmar insinua que Kassio Marques foi 'covarde' ao votar contra suspeição de Moro
Além dos recorrentes ataques feitos ao ex-juiz Sergio Moro e aos procuradores da Lava Jato de Curitiba, o ministro Gilmar Mendes (foto) subiu o tom na sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal desta terça-feira, 23, e também atacou duramente o colega de corte Kassio Marques, que votou contra a suspeição de Moro no processo...
Além dos recorrentes ataques feitos ao ex-juiz Sergio Moro e aos procuradores da Lava Jato de Curitiba, o ministro Gilmar Mendes (foto) subiu o tom na sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal desta terça-feira, 23, e também atacou duramente o colega de corte Kassio Marques, que votou contra a suspeição de Moro no processo do tríplex do Guarujá envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora já tenha votado pela parcialidade do ex-juiz no caso Lula no início do mês, Gilmar tomou a palavra depois do voto de Kassio Marques nesta terça-feira para desqualificá-lo e tentar influenciar a ministra Cármen Lúcia a alterar seu voto, provocando uma virada de jogo em favor do ex-presidente Lula. Em um longo discurso, Gilmar fez duros a Kassio, centrando em dois pontos destacados no voto do colega: ser contra decidir sobre a suspeição de Moro em uma habeas corpus, sem que o ex-juiz pudesse se defender, e ser contra o uso das mensagens hackeadas dos procuradores da Lava Jato.
"Por traz da técnica de não conhecimento de habeas corpus se esconde um covarde", afirmou Gilmar, em um dos inúmeros momentos em que elevou o tom de voz. “Pessoas mais sábias do que nós, antes de nós, já disseram que HC é instrumento sim para julgar a imparcialidade. Nunca se cogitou de trazer a parte para o processo. Quem já estudou alguma coisa de habeas corpus sabe que tem uma estrutura processual muito peculiar”.
Em mais de uma oportunidade, o ministro chamou de "conversa afiada" o fato de que os diálogos roubados por hackers e lidos pelo próprio Gilmar em seu voto estão sendo usados como prova em favor de Lula. "As pessoas muitas vezes veem esse meio estilo franco, mas devem saber que sou homem da dialética. Agora não vão me ver usando argumentos cínicos. Sou duro, assertivo, mas não uso escapismo, todo mundo sabe disso”, disse Gilmar.
Em uma das falas dirigidas a Kassio Marques, Gilmar afirmou que a interceptação telefônica feita pela Lava Jato que atingiu o escritório de advocacia da defesa de Lula era indefensável. "Isso tem a ver com o nosso processo acusatório? Isso tem a ver com garantismo? Nem aqui nem no Piauí, ministro Kassio", completou Gilmar, referindo-se ao estado de origem do colega.
Após o longo discurso de Gilmar, recheado de críticas, Kassio Marques pediu desculpas se ofendeu o minsitro em seu voto e disse que abriria mão de uma tréplica. "Diante de tudo o que foi dito, das várias vezes em que fui mencionado, meu contributo é o silênio. Esse silênio é exatmente em homenagem e respeito aos votos divergentes", disse Kassio.
O único incômodo que ele não conseguiu conter foi a menção feita ao Piauí, dizendo que, embora não tenha sido a intenção de Gilmar, poderia ser interpretado como um desprezo ao estado do nordestino. "Longe de mim menoscabar o Piauí, estado onde tenho grandes amigos além de vossa excelência", respondeu Gilmar, que disse ser apenas "duro na bola" na hora de debater com os colegas de corte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco Roberte Batista
2021-03-26 12:49:36Sobre esse cidadão vou reportar parte do que disse o Ministro Luiz Roberto Barroso:´Você é uma pessoa horrível, é uma vergonha, é uma desonra para o Tribunal, desmoraliza o Tribunal é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopata e tem mais.....
Veronica
2021-03-26 09:49:16Seja o que for que motivou o voto de Kassio, covarde ele não foi. Covarde é a “frágil” Carminha e os demais Ministro que permitem esse tom de Gilmar no STF
Tania Maria de Carvalho
2021-03-25 15:44:23Na minha opinião estava tudo combinado. Kássio votaria contra pra livrar a responsabilidade do Bozo ( que o colocou lá, pra nosso espanto) e nos convencer da sua "independência" . Enquanto isso a Carminha ( ganhando não sei o quê) garantiria o desempate em favor do Diabo. 15 minutos de intervalo pra lembrar a mocinha do que fora combinado.......
MARIO
2021-03-24 16:14:38Dá nojo esse Dilmar Mende$.
Orchidea
2021-03-24 15:00:20Só o Ministro Barroso conseguiu enfrentar com galhardia o todo poderoso e dono da verdade ministro Gilmar Mendes ,que com sua agressividade , desrespeito às opiniões divergentes , consegue calar os demais . O ex-presidente presidente Fernando Henrique está devendo ao país explicações ...
Aparecida
2021-03-24 14:03:16O negócio dele é soltar detentos ricos e criticar a todos com esse ódio que lhe vem da alma, e permanece estampado na cara!
Ranieri
2021-03-24 13:29:40Emporcalhou, definitivamente. O STF. Cuspiu estrume p
Maria
2021-03-24 13:22:49Crusoé tem que investigar a vida pregressa desse Sr em Portugal.
Marcelo
2021-03-24 12:30:04MORO PR 22
Maiakovski
2021-03-24 10:56:59Lula abriu mão de Sepúlveda Pertence e contratou a Corte só pode ser isso tamanho o empenho da segunda turma.