Após Pazuello ganhar cargo no Planalto, generais pressionam por punição
Predomina entre generais de quatro estrelas a avaliação de que a indicação de Eduardo Pazuello (foto) para ocupar a Secretaria de Estudos Estratégicos do Planalto foi uma "pisada na bola" de Jair Bolsonaro, em "afronta" ao Exército. O comandante da força, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ligado à ala de generais sobre a qual...
Predomina entre generais de quatro estrelas a avaliação de que a indicação de Eduardo Pazuello (foto) para ocupar a Secretaria de Estudos Estratégicos do Planalto foi uma "pisada na bola" de Jair Bolsonaro, em "afronta" ao Exército.
O comandante da força, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ligado à ala de generais sobre a qual Eduardo Villas Bôas tem ascendência, também não gostou. Agora, ele é pressionado pelo generalato a punir Eduardo Pazuello de alguma forma pela sua participação em uma manifestação política ao lado de Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, no final do mês passado.
É geral entre os fardados a percepção de que alguma admoestação precisa ocorrer obrigatoriamente, sob risco de que as tropas se sintam à vontade para se manifestarem politicamente sem qualquer consequência. Para o comandante Oliveira, a situação é delicada, uma vez que Bolsonaro pode revogar uma eventual punição, que deve ser decidida até a próxima segunda-feira.
Pazuello poderá sofrer advertência, repreensão, detenção ou prisão disciplinar. Para não esticar a corda com o Planalto, militares admitem que o ex-ministro da Saúde deve sofrer uma sanção mais leve – caso da advertência –, mas que mesmo assim a punição deverá constar em seu registro disciplinar como uma anotação desabonadora. De forma complementar, oficiais insistem para que o general peça sua transferência para a reserva, uma vez que voltou a ocupar cargo político no Executivo.
Para além disso, ficou totalmente fora de cogitação perante o generalato o sonho do ex-ministro de ser promovido a general de quatro estrelas, o que, consideram militares, é a grande punição que sofrerá. Atualmente, Pazuello já está no topo de sua carreira como general de intendência, segundo um decreto de 2001 que regula a promoção dos militares. Para ganhar mais uma estrela, o general precisaria que Bolsonaro alterasse o decreto e, mesmo assim, ainda deveria passar pelo crivo do Alto Comando do Exército. "Não será promovido", assegura uma fonte militar, ouvida sob reserva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rosangela
2021-06-03 15:41:16Chegamos ao ponto de um poder interferir na disciplina e nos princípios de outro. Até quando vamos assistir ao enfraquecimento das instituições, sem que ninguém faça nada??
Adalberto
2021-06-03 14:00:20STF, Executivo, Legislativo e Exército, desacreditados.
Lasier
2021-06-03 11:04:17...não vão punir ninguém. Todos esses generais esperam do capitão-chefe empregos em estatais que lhes dobrem o salário. Modelo chavista à vista.
Vasconcellos
2021-06-03 10:59:50O sonho nada secreto do recalcadíssimo Bolsonaro parece ser mesmo fazer gato e sapato do generalato. E, com toda a sua incrível mediocridade, JB está conseguindo. Não dá para entender essa humilhação sem resposta. Quem apostaria nesse grupo, que não sabe reagir, se o País fosse atacado?
Heloisa
2021-06-03 09:40:13Como o capitão cloroquina, o general Pinocchio vai pelo mesmo caminho, debochando e afrontando o Exército de Caxias, que não merece esses aviltamentos e humilhações .
Odete6
2021-06-03 02:12:49Há LIMITES CONSTITUCIONAIS para a "subserviência" das FFFAAA.
Ceifador
2021-06-02 23:25:00Esse comandante é muito mole
Brasileiro indignado
2021-06-02 22:46:07Veja só como são rígidos: punir é não promover. Faça-me o favor. Vão trabalhar como a classe média brasileira. Não esqueçam que estão a serviço do e pagos pelo povo. Agora, general leitor, olha o teu povo e vê se temos que presenciar esta frouxidão, estes gastos, está incompetência. Nem para exército de brancaleone servem.
Brasileiro indignado
2021-06-02 22:38:23The Militares ganharam diversas vantagens. Foram comprados pelo louco assim como o centrão. Só q não admitem. Tentarão retomar um mínimo de respeito com alguma atitude blazê. A tarde. Todos olhamos para eles novamente com descrença. E não adianta fazer este discurso de honradez. Saio na rua e encontro facilmente mais cidadãos decentes, civis, pagadores de impostos e dos soldos, picanhas e cervejas. Bando de chorões. Vão trabalhar, como o brasileiro médio. Lunáticos.
Luciano
2021-06-02 22:03:50Ah, os militares...