Gabinete de deputado produziu vídeo de campanha de Bolsonaro destinado a nordestinos
O presidente Jair Bolsonaro tem enviado a apoiadores, por WhatsApp, um vídeo informal da pré-campanha à reeleição com foco no Nordeste. Além da qualidade das imagens, chama a atenção na gravação, com 2 minutos e 19 segundos de duração, um jingle intitulado “Tô com Jair de novo”. No refrão, o locutor, com marcado sotaque nordestino,...
O presidente Jair Bolsonaro tem enviado a apoiadores, por WhatsApp, um vídeo informal da pré-campanha à reeleição com foco no Nordeste. Além da qualidade das imagens, chama a atenção na gravação, com 2 minutos e 19 segundos de duração, um jingle intitulado “Tô com Jair de novo”. No refrão, o locutor, com marcado sotaque nordestino, cantarola: “Jair Bolsonaro, tamo junto de novo. Ninguém pode ir contra a vontade do povo”.
A voz é do pastor bolsonarista Alcides Fernandes, pai do deputado estadual cearense André Fernandes, que divulgou o vídeo em seu canal no YouTube. Ao encaminhar a gravação no dia 30 de março, Bolsonaro escreveu: “Eleição se ganha no voto, não com amigos no TSE”.
Com tratamento profissional, bem diferente de muitos dos vídeos normalmente distribuídos nos canais bolsonaristas, a propaganda eleitoral foi editada por Kawan Menezes Miranda, lotado como assessor parlamentar do gabinete de André Fernandes. Procurado por Crusoé, o deputado disse que seu funcionário não editou o vídeo durante o horário do expediente. Afirmou ainda que as imagens usadas na gravação, entre as quais cenas de viagens do presidente ao interior do Nordeste, estão disponíveis tanto nos canais oficiais do governo federal quanto nas redes sociais de Bolsonaro e de seus ministros.
“Não investi em jingle nenhum. Tudo foi feito pelo meu pai”, esquivou-se André Fernandes. Pai e filho insistiram que a produção “não teve custo” e que a gravação foi feita em um estúdio de um outro pastor, sem que houvesse pagamento algum.
Essa é a terceira composição que Alcides Fernandes faz para o presidente. A primeira, denominada “Eu sou bolsonariano”, foi criada também de maneira informal para a campanha de 2018. O pastor afirma que compôs a música para aumentar o apoio a Bolsonaro no Nordeste, região que garante sucessivas vitórias ao PT desde 2002, quando Lula foi eleito presidente pela primeira vez.
“A ideia da canção é levá-la aos ouvidos dos nordestinos, revertendo esse quadro. Ajuda demais porque isso vai longe”, justifica Fernandes, que é compositor de músicas gospel há trinta anos. Como o filho, o pastor se filiou ao PL, partido do presidente, para concorrer a deputado estadual no Ceará.
O partido comandado por Valdemar Costa Neto diz que o vídeo não integra o material oficial da pré-campanha do presidente. Ao avaliar o jingle, um publicitário com experiência em campanhas presidenciais disse a Crusoé que a música foi "bem feita" e que o material está “no caminho” do que deve ser a mensagem de Bolsonaro na eleição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2022-04-12 13:01:33Se a corte solta ladrão faz política e claramente para um ladrão qual problema?
Odete6
2022-04-12 12:12:33Desgraça pouca é bobagem, né mesmo??? E ambos os psicopatas tratam os nordestinos como se fossem todos acéfalos e vassalos.