Fux pede que Bolsonaro espere saída de Marco Aurélio para indicar sucessor
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), pediu a Jair Bolsonaro que, "por cortesia", aguarde a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, em 5 de julho, para realizar a indicação do sucessor do decano. Os dois trataram do assunto em uma conversa no final da tarde desta terça-feira, 8. O encontro aconteceu após Fux...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (foto), pediu a Jair Bolsonaro que, "por cortesia", aguarde a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, em 5 de julho, para realizar a indicação do sucessor do decano. Os dois trataram do assunto em uma conversa no final da tarde desta terça-feira, 8.
O encontro aconteceu após Fux agendar para quinta-feira, 10, a sessão extraordinária em que o plenário da corte julgará ações que contestam a realização da Copa América no Brasil. O torneio começa no domingo, 13.
A reunião não consta das agendas oficiais de Fux ou de Bolsonaro. O tête-à-tête durou cerca de 20 minutos. O ministro levou em conta o histórico do presidente da República ao formalizar o pedido sobre Marco Aurélio -- em outubro de 2020, Bolsonaro indicou Kassio Marques à vaga de Celso de Mello no Supremo onze dias antes da aposentadoria do então decano.
O movimento de Bolsonaro àquela época foi atípico. Em respeito ao ministro que deixa a corte, por aposentadoria voluntária ou compulsória, o nome do sucessor só costuma ser anunciado após seu desligamento oficial.
Na ocasião, o presidente da República justificou seu gesto. Bolsonaro argumentou que havia “necessidade de prévia organização para o funcionamento das deliberações dessa casa, em virtude do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus”.
Celso de Mello era relator do inquérito que investiga a interferência de Bolsonaro na PF e seu sucessor, Kassio Marques, poderia herdar o cargo. Fux, contudo, decidiu redistribuir o processo antes da indicação do novo ministro. Por sorteio, a apuração caiu nas mãos de Alexandre de Moraes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
LULARAPIO
2021-06-09 23:47:51Quem quer respeito se dá o respeito, coisa que nem o medíocre stf e muito menos o narcos Aurélio o faz , fosse eu o presidente já anunciaria amanhã
LUIZ
2021-06-09 12:40:04Pedir cortesia desse sujeito mal educado, que agride mulheres e só diz palavrões e besteiras, é a maior perda de tempo do Fux, para não dizer ingenuidade.
Augusto Diniz Junqueira
2021-06-09 08:27:42Tem que respeitar quem manda soltar traficante, já vai tarde .
Claudio Luiz Sales Pache
2021-06-08 22:24:46Quem ataca um Ministro como Marco Aurélio, com todo o respeito pelo Direito de opinião exercido dentro de marcos democráticos, deveria, no mínimo, ser “condenado” a fazer um curso de Direito Constitucional aprofundado, considerando também o disposto no artigo 140 do CPC, sua origem e exegese. O resto é resto.
Sheila
2021-06-08 21:46:49ao meu ver este Marco Aurélio merece que se divulgue o nome agora. O inverso Ou o PR pedir algo ao STF não seria atendido por este petulante legislador ministro.. Apesar disto acho tmb que o PR deveria atender o Sr.Fux
Júlio
2021-06-08 19:34:51Continuam orquestrando as ações movidas contra o governo para tentarem mandar no país, mas se esquecem que nao mandam no povo. A resposta de tudo isso o povo dará. Muito mais ainda receberão de Deus a punição do que estão fazendo com o povo brasileiro.
Maria
2021-06-08 19:34:42Isto não é cortesia , é boa educação. Mas. É para quem tem.