Fraude no Senado: o senador suspeito e seus possíveis motivos
Mecias de Jesus chegou ao Senado Federal com o trunfo de ter desbancado, em uma das apurações mais emocionantes das eleições de 2018, ninguém menos que Romero Jucá, senador desde 1995 e líder no Senado de todos os governos desde então. Principal suspeito de ter fraudado a votação que depois seria vencida por Davi Alcolumbre,...
Mecias de Jesus chegou ao Senado Federal com o trunfo de ter desbancado, em uma das apurações mais emocionantes das eleições de 2018, ninguém menos que Romero Jucá, senador desde 1995 e líder no Senado de todos os governos desde então.
Principal suspeito de ter fraudado a votação que depois seria vencida por Davi Alcolumbre, como revelou Crusoé nesta quarta-feira, Mecias é apontado por colegas como apoiador de Renan Calheiros na corrida em que o cacique alagoano foi derrotado.
Por trás da atitude de Mecias, dizem os senadores que acompanham o desenrolar do caso, pode estar a estratégia política de seu partido, o PRB.
Preterido na Esplanada com a ascensão de Jair Bolsonaro ao Planalto após ocupar ministérios estratégicos nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer, restou à sigla o Congresso Nacional.
O projeto de poder que a legenda desenhou passou a prever um alinhamento aos então dois favoritos na eleição para a presidência da Câmara e do Senado. Respectivamente, Rodrigo Maia e Renan Calheiros.
Na Câmara, o plano foi perfeitamente cumprido. Tanto que o presidente do partido, o deputado federal Marcos Pereira, virou primeiro vice-presidente da Câmara. No Senado, o projeto passava por Renan. Único senador do partido, Mecias era considerado nas planilhas dos senadores como um voto certo no senador alagoano.
Nesse sentido, a fraude teria possíveis três efeitos. Um era o de medir a temperatura da casa sobre a eleição. Tanto que muitos senadores, a maioria pró-Renan, defendia que a despeito da fraude os votos válidos fossem contados -- ou seja, que os dois votos depositados a mais na urna fossem excluídos da apuração.
Outra consequência possível, a partir desse resultado da votação, era o adiamento da sessão, em um estratagema para que Renan tentasse angariar mais votos. Um terceiro efeito era deslegitimar o voto em papel e fazer a segunda votação via painel eletrônico, o que impediria que os senadores mostrassem as cédulas -- isso favoreceria o velho cacique, que defendia o voto secreto e contava com alguns colegas que, se o pleito fosse realizado secretamente, poderiam apoiá-lo.
O plano, contudo, teve efeito reverso. O movimento pelo voto aberto ganhou força da primeira para a segunda votação. Renan sentiu o golpe e desistiu. Davi Alcolumbre acabou eleito. Mas a imagem do Senado foi manchada e a legislatura que mal começou já pode ter de discutir a cassação de um senador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliane
2019-02-22 11:17:25Tem que cassar que depositou esses votos. Uma vergonha. E tudo em rede nacional. Imagina o que faz na surdina?
Alcilea
2019-02-21 19:42:37A mim, me parece que 1 senador jogou 2 votos, mas a trama já estava combinada entre mais senadores. Também acho que a ideia era mesmo jogar a eleição para o painel. Eu estranhei que, antes da eleição, um senador, não me lembro qual, ao comentar os passos que se seguiriam, fez questão de citar a contagem dos votos como uma etapa anterior à apuração... Eu gostaria de ver uma gravação daquela sessão para ver quem foi...
The Punisher
2019-02-21 18:50:38O senador larápio e o seu partido têm de ser punidos.
LRC
2019-02-21 16:28:02Ou o senador da fraude é cassado ou o Senado marca posição como LIXO político.
Maria
2019-02-21 15:42:52exigimos a cassação do senador meliante
Adilson
2019-02-21 14:54:29Deve ser cassado, isto é jogo sujo!
Alexandre
2019-02-21 13:09:59Acabar com essa bosta de foro e meter nas grades!
José
2019-02-21 12:12:42...Cassação!...não cabe outra solução.Senão,desonra re-alimentada.
Fatima
2019-02-21 12:07:40Ontem pedi a explicação do porquê deste senador fazer isto. Obrigada! Vamos aguardar agora o resultado desta manobra. Outra pergunta: se ele for expulso, Jucá assume?!?! Eita!
Rômulo
2019-02-21 11:43:27🇧🇷 Fraudou cometeu crime cassa esse bandido senado deveria ser um lugar de respeito.