Adriano Machado/Crusoé

‘Fomos no limite da lei’

07.05.19 17:21

Como havia avisado no domingo, o presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 7, um decreto aumentando o limite de posse de munição e facilitando o transporte de armas de fogo por atiradores de clubes esportivos, praticantes de caça e colecionadores.

“Fomos no limite da lei. O que a lei abria de oportunidade para nós, fomos no limite”, disse o presidente na cerimônia, que contou com a presença de parlamentares da Frente de Segurança Pública, conhecida como bancada da bala (foto). Ele ressalvou que “ninguém está liberando caça no Brasil”.  Mudanças nas regras para caça têm de ser aprovadas pelo Congresso.

O decreto assinado hoje também garante a posse automática a praças das Forças Armadas com mais de 10 anos de serviço. O limite de cartuchos de munição para praticantes de caça, de tiro esportivo e colecionadores, os chamados CACs, passou de 50 para mil por ano para arma de uso restrito e para 5 mil por ano por arma de uso permitido.

Também acaba a restrição para a importação de armas para os CACs, que poderão importar um modelo do exterior mesmo quando houver similar no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Maria leve os Javalis para casa. Aproveite e leve os Jabutis do CN, também.

    2. Javalis estão destruindo lavouras inteiras pelo país afora, fugiu do controle, faz oque ?

  1. Considerando a tradicional e maléfica falta de capacidade de fiscalizar e punir existente no país, ceio que foi aberto o mercado negro de munições e armas. Vai ser (des) regulado por milícias e quadrilhas.

    1. caramba... quer dizer que esse negócio de contrabando de armas munições e até de explosivos nunca existiram no Brasil.

  2. Enquato isso o Eduardo Braga(MDB)também foi no limite da lei, mas da bandidagem pra manter a ladroagem dos politicos do nosso Brasil.Socorro Bolsonada. E suas promessas de campanha.A carta branca era pra Moro ou para os bandidos?

    1. Os aliados da ORCRIM PETISTA continuam a atrapalhar o Brasil.

  3. Cada canetada é um flash! Após a última copa do mundo, com a França sagrando-se campeã, Paris virou um inferno. Centenas de carros foram virados com as rodas para cima, policiais e população agredidos, em sua maioria, por imigrantes. Isso ocorreu por que? Porque foram inúmeras ocorrências que nem a própria polícia deu conta, e claro, pq a população estava toda desarmada. Não consigo imaginar algo assim acontecendo no Texas p. ex. Ao menor sinal de danos ao patrimônio ou violência e...

  4. Companheira Márcia, sugiro uma leitura, mesmo que superficial, acerca do assunto com a finalidade de se evitar mal entendidos, interpretações equivocadas e comentários desconexos como o seu.

  5. Se os seres humanos querem se matar o que podemos fazer, mas deixem os animais em paz , digo os animais irracionais, a caça não deveria ser permitida. Porque liberam porte de arma para caçadores? Inferno

    1. Iniciada a adoção dos Javalis? Este Povo é ridículo. Caça continua dentro dos limites estabelecidos pela Lei. Animais silvestres são protegidos por uma legislação rigorosa.

  6. Para ter acesso a isto tem q ser filiado a um clube, ter registro no exército, fazer teste psicologico, prova de tiro, escrita, etc... demora no mínimo um ano, além disto o custo não sai por menos de 10mil e uns 2mil por ano para manutenção. Na prática pouco muda, poucos terão acesso. A esquerda crítica sem saber. A lei vai beneficiar os verdadeiros desportistas somente. E não incitar a violência como estão alardeando.

    1. Além disso, aumentar a munição para caçadores não fará com que mais animais morram ou que vá se praticar caça ilegal, mas o mi mi mi está aí. Matéria o El País e da Folha são ridículas. Há que se salientar tbm que, os atiradores desportistas possuem perfil psicológico muito favorável. Não conheço um que é violento ou algo assim e tenho muitos amigos atiradores. Tbm não se vê registros de ocorrências com esta categoria. Concordo com vc, na prática, pouco vai mudar.

  7. O BRASIL PRECISA É APROVAR AS REFORNAS E MELHORAR A EDUCACAO, SAUDE É SEGURANCA. QUEM MAIS VAI GOSTAR DESSE DECRETO É A INDUSTRIA ARMAMENTISTA.

  8. O BRASIL PRECISA É APROVAR AS REFORNAS E MELHORAR A EDUCACAO, SAUDE É SEGURANCA. QUEM MAIS VAI GOSTAR DESSE DECRETO É A INDUSTRIA ARMAMENTISTA.

  9. Esse é o tipo de perda de tempo do Bolsonaro. Qual a utilidade dessa medida para a economia brasileira? Nenhuma. Do que é mais importante ele passa ao largo e trata quinquilharias como prioridade. Isso sem contar as "sumidades" que o amparam, como os filhos desequilibrados e o degenerado Olavo.

    1. Joshua Falar sem pensar é o mesmo que atirar sem apontar. Você é o tipo de pessoai que jamais poderá oegar en uma arma. Deixa de ser boçal e respeite o Presidente.

    2. O presidente precisa gerir todas as áreas e esta é mais uma que carecia de melhorar. As mudanças mais estruturais que este país precisa dependem do legislativo e não só dele. Além disso, ele está caminhando e cumprindo suas promessas de campanha, como um homem de verdade deve fazer.

    3. Espere e verá os fisiologistas já estão recuando. Por enqto é só o q ñ depende desses sacanas, e olha q tá bom com força.

    4. JB se preocupa com o cocô do cavalo do bandido. Ao invés de cuidar do essencial, ele vai atrás do supérfluo, ou como diz o Cirval, trata de quinquilharias. Eu gostaria de entender como funciona a mente de JB. Deve estar desconexa da realidade, uma espécie de "dislexia" cognitiva ou um tipo de "autismo". Incrível.

    1. A posse consiste em manter no interior de residência (ou dependência desta) ou no local de trabalho a arma de fogo. Já o porte é a autorização para o indivíduo transitar com a arma até mesmo fora dos locais restritos à posse, ou seja, andar armado. Isso vale tanto para arma quanto munição. Registro é o que se exige como documento legal, preenchido os requisitos, para atestar a posse ou o porte da arma.

    2. Cláudio, que eu entenda, a posse não é automática. Tem direito, mas após um processo de aquisição. Agora basta apresentar a identidade. O porte é outra coisa...

Mais notícias
Assine agora
TOPO