Reprodução

‘Foi a 1ª manifestação da minha vida, e encontrei a repressão’, diz cubano que protestou em SP

14.07.21 07:33

O clínico-geral cubano Francisco Rosabal, de 38 anos (foto), veio para o Brasil há oito anos para participar do programa Mais Médicos, criado pelo governo petista. Teve de abandonar o programa depois que os coordenadores descobriram que ele tinha feito o exame Revalida para trabalhar como médico no Brasil. Pelas regras da ditadura cubana, os médicos eram proibidos de fazer a prova. Na segunda, 12, Rosabal foi com um grupo de 15 cubanos fazer uma manifestação em frente ao Consulado de Cuba em São Paulo. Ao chegar lá, eles se depararam com cerca de 60 militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Partido da Causa Operária. Após sofrerem agressões, registradas por Rosabal em um vídeo publicado no Facebook, os cubanos deixaram o local. Rosabal, que passou no Revalida e hoje tem CRM, conversou com Crusoé pelo telefone.

O que aconteceu na segunda, 12, em frente ao Consulado de Cuba em São Paulo?
Eu e mais uns 15 cubanos, de diversas profissões, combinamos de fazer uma manifestação em frente ao consulado. Nós ficamos sensibilizados com os protestos do povo cubano, vimos que pessoas foram mortas, e quisemos mostrar nossa solidariedade. Levamos bandeiras de Cuba e alguns cartazes com frases como “Pátria e vida” e “Cuba livre“. Ao chegar lá, havia umas 60 ou 80 pessoas com bandeiras, instrumentos musicais e camisetas vermelhas.

O que aconteceu em seguida?
Eles estavam em muito mais gente. Fomos recebidos com agressões. Gritaram que éramos mercenários. Foi uma situação bastante constrangedora. Um deles arrancou a bandeira de uma moça. Outro pegou meu cartaz e rasgou. Houve enfrentamento. Queriam que a gente brigasse, mas deixamos claro que essa não era nossa intenção. Só queríamos mostrar que estávamos a favor do povo cubano, de uma forma pacífica, e nos manifestar.

ReproduçãoReproduçãoBrasileiro arranca bandeira de cubana em SP
Como explicar que havia tanta gente em frente ao consulado numa segunda-feira de tarde?
Conheci os outros cubanos pelo Facebook e combinamos o protesto pelo WhatsApp, um dia antes. Acho que algum espião cubano se infiltrou no grupo e avisou o consulado. Ficou muito evidente para nós que eles estavam bem organizados e nos esperavam.

Antes desta segunda, 12, o sr. tinha tido algum problema com a ditadura cubana?
Cuba é um país com um governo muito repressor. Então somos um povo submisso, que nunca se manifesta. Por isso, sempre tomei distância da política. Ao participar do Mais Médicos, me disseram que eu não poderia me encontrar com pessoas que faziam oposição à ditadura cubana ou ao governo do PT. No estado do Espírito Santo, para onde eu fui enviado, havia um encarregado da ditadura que nos controlava. Se ele soubesse que um médico tinha se encontrado com alguém da oposição, essa pessoa era expulsa para Cuba. Então, continuei longe da política. 

O protesto de segunda mostra uma mudança… 
Sim. Já com a cidadania brasileira, e depois de ver várias manifestações no Brasil, entendi que poderia exercer a liberdade que tenho hoje. Agora vivo em um país livre. A Constituição me garante a liberdade de expressão. Essa foi a primeira manifestação da minha vida, e encontrei a repressão cubana.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses extremistas de direita e esquerda são um câncer para o país. Veja que o governo Bolsonaro estimula a mesma prática. São inúmeros casos de pessoas reprimidas por usar camisas ou portar cartazes contra o genocida.

  2. É para onde o Brasil está indo, caso o Luladrão volte ao poder. Dá-lhe, Capitão! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!

  3. Que absurdo! É uma demonstração de para onde o nosso país está indo, caso o Luladrão volte ao poder. Pau nestes comunas, safados! Dá-lhe, Capitão! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!

  4. Brasileiros defendendo a ditadura cubana e agredindo cubanos que pedem liberdade. Quem são esses Brasileiros agressores??? apoiadores de lula com certeza

    1. Essa Inês cabe certinho no MST ou no PCO. Falta só trocar um ìdolo pelo outro.

    2. Credo, Inês, ele é brasileiro agora. Mulher, o que é isso?

  5. Esta notícia deveria ser tornada pública após alguns dias - só para privilegiar os assinantes - dada sua utilidade pública. É uma vergonha para o Brasil que existam aliados da repressão em nosso país.

    1. Concordo contigo. Intolerável o desrespeito aos cubanos.

  6. Os Cubanos chegaram a conclusão que não terão nunca uma qualidade de vida melhor numa ditadura. Economia forte é irmã siamesa da Democracia robusta. Com isso, os cubanos foram para às ruas protestarem, e foram agredidos e mortos. Aqui no Brasil, petistas foram para às ruas, pedindo o Lula Livre. Então lá em Cuba, os cubanos são mortos por protestarem. E aqui no Brasil, petistas podem pedir o Lula Livre, mas os cubanos que vivem aqui, não podem pedir Cuba Livre?

    1. O Lula que é um corrupto cachaceiro, só aceita Cuba Livre, se for a bebida para esse vagabundo encher a cara.

  7. Então existe no Brasil uma milícia (MST) a serviço de governos estrangeiros (Cuba) cumprindo ordens de realizar "segurança" e repressão em solo brasileiro? E os nossos governantes, que tanto nos enchem de orgulho, nada fazem?

  8. Dr. Francisco Rosabal: vou torcer ardorosamente para que o Sr., por ironia do destino, salve a vida de um calhorda desses!

  9. Foi em Cuba poucos anos atrás e fiquei horrorizado vendo como o povo é quotidianamente maltratado, reprimido e humilhado pelo "governo do povo". Toda ditadura é uma MERDA, sem exceções. E ainda têm pessoas que louvam .. la Revolução Cubana!

    1. Pois é! Por outro lado, há mentecaptos que defendem ditadura de direita. Siameses na mediocridade.

  10. Acho é até bom casos assim que demonstram como esses partidários de esquerda não defendem o povo de verdade, e sim a elite e ditadura cubana. O autênticos cidadãos cubanos são atacados e chamados de mercenários, quando os verdadeiros mercenários são esses pilantras do mst etc.

  11. Governos militarizados são todos iguais. Incapazes de convencer por ideias e ações, eles usam suas milícias para fazerem o trabalho sujo. Castrismo = Bozolulismo!

    1. q nada....Brasil X Cuba, são países c gov totalmente diferentes.... se vc estivesse falando isso lá, já estaria vendo o sol nascer quadrado

    1. Caro Antônio, discordo, não é ver sol quadrado, é paredão. Fuzilamento sumário. Deve ser isto que a canalha bolchevista tupiniquim gostaria.

    1. ...mas o Gov Cubano, faz parte disso ,sim ! Ha tempos!!

  12. O Bozo é um ditador sociopata de direita querendo falar em democracia. O Lula é um ditador de esquerda que tem o DNA da ditadura do proletariado. Não se esqueçam que ele continua condenado. Em suma os dois são farinha do mesmo saco. Não prestam para o Brasil. Em su

    1. Disse tudo 👏👏👏tudo vagabundo. São maus caráter

  13. O filme "Como se tornar um Tirano" nos ajuda a entender toda a estratégia para a instalação de ditaduras e ascenção de seus líderes, militares ou não. Ver o filme foi entender ao vivo e à cores todas as práticas já testadas por aqui e as que já estão em curso. Recomendo muito o filme.

  14. Surpreendente é encontrar brasileiros que ainda acreditam na ditadura cubana e se voltem contra os cubanos que querem exercer sua liberdade. Lastimável!

    1. Só eles podem ter o direito. Ninguém mais. É assim. PT SAUDAÇÕES.

    1. A oposição deseja, vírgula! Eu sou oposição ao Bolsonaro e não desejo governo da esquerda para o Brasil! Não à ditadaduras, sejam de esquerda ou de direita!

  15. Esse regime cubano, - e qualquer outro sustentado no “se não puder ser amado, que seja temido”-, tem que ser derrubado rapidamente, com apoio de toda a comunidade de países livres.

  16. Surpreendente que a representação diplomática tenha usado o MST e análogos, para reprimir a manifestação livre de seus cidadãos naturais e hoje, brasileiros.Esta ação é reveladora do que nos espera de Lula e a esquerda marxista voltar a governar o País.Foro de S. Paulo é o projeto da URSAL, não é uma opção para quem quer o Brasil livre e democrático.Cuidem de seus votos em 2022. Precisamos de uma 3a. Via urgente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO