Finlândia pedirá adesão à Otan
O presidente e a primeira-ministra da Finlândia anunciaram neste domingo (15) que o país nórdico pretende ingressar na Otan. Sauli Niinisto e Sanna Marin fizeram o anúncio durante uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque. “É um dia histórico. Começa uma nova era”, afirmou o presidente. A expectativa é que o Parlamento finlandês examine...
O presidente e a primeira-ministra da Finlândia anunciaram neste domingo (15) que o país nórdico pretende ingressar na Otan. Sauli Niinisto e Sanna Marin fizeram o anúncio durante uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque.
“É um dia histórico. Começa uma nova era”, afirmou o presidente.
A expectativa é que o Parlamento finlandês examine a questão já nesta segunda-feira (16). Um pedido formal de adesão também será submetido à sede da Otan, em Bruxelas, provavelmente na semana seguinte.
País que sempre se posicionava em favor da neutralidade, a Finlândia se inclinou a favor da adesão à aliança militar depois da invasão da Ucrânia pelos russos.
O presidente finlandês e a primeira-ministra Sanna Marin já tinham anunciado na quinta-feira da semana passada que eram favoráveis ao ingresso do país na Otan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Joao
2022-05-15 17:40:09Esta bonitona Sanna Marin se tornou primeira-ministra da Finlândia em 2019 aos 34 anos. Dentre os países nórdicos e bálticos há seis mulheres chefes de governo. Ocupam o cargo de primeira-ministra: Kaja Kallas (Estônia), Ingrida Šimonytė (Liituânia), Sanna Marin (Finlândia), Mette Frederiksen (Dinamarca), Katrín Jakobsdóttir (Islândia), Magdalena Andersson (Suécia). Nestes países “Delegacia da Mulher” seria uma aberração ao cubo.
Eduardo
2022-05-15 11:41:54fazem muito bem!