Fed aumenta juros nos EUA em meio ponto percentual
O Federal Reserve (banco central americano) decidiu elevar nesta quarta (4) os juros básicos dos EUA em 0,5 ponto percentual, para a faixa entre 0,75% e 1,0% ao ano. É a maior alta da taxa de juros no país desde o ano 2000. A medida, já esperada pelos analistas, foi tomada em razão da inflação...
O Federal Reserve (banco central americano) decidiu elevar nesta quarta (4) os juros básicos dos EUA em 0,5 ponto percentual, para a faixa entre 0,75% e 1,0% ao ano. É a maior alta da taxa de juros no país desde o ano 2000.
A medida, já esperada pelos analistas, foi tomada em razão da inflação excessivamente alta, que vem sendo pressionada pelo aumento dos preços de commodities de energia, como o petróleo, desde o início da guerra na Ucrânia.
O índice de preços ao consumidor americano atingiu em março 8,5% na base anual, muito acima da meta de 2% do Fed. A partir de agora, a tendência é que os juros subam mais rapidamente e que o banco central enxugue o dinheiro que havia injetado na economia durante o período da pandemia de Covid.
Como reação á medida, o Dow Jones, principal índice da Bolsa dos EUA, estava subindo 2,86% até as 16h50 de hoje, no horário de Brasília.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Osvaldo
2022-05-05 16:09:38A maior economia global dá sinais claros de decadência.