'Faz parte da luta política', diz Mourão sobre pedido de impeachment de Moraes
O vice-presidente Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta segunda-feira, 23, que "faz parte da luta política" o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apresentado por Jair Bolsonaro na última semana. Mourão ainda classificou como "correta" a iniciativa da Advocacia-Geral da União de contestar no STF o artigo do regimento interno da...
O vice-presidente Hamilton Mourão (foto) afirmou nesta segunda-feira, 23, que "faz parte da luta política" o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apresentado por Jair Bolsonaro na última semana.
Mourão ainda classificou como "correta" a iniciativa da Advocacia-Geral da União de contestar no STF o artigo do regimento interno da corte que permite a instauração de inquéritos de ofício -- ou seja, por iniciativa própria, sem o pedido do Ministério Público Federal.
A AGU moveu a ação em nome de Bolsonaro após Moraes inclui-lo no rol de investigados do inquérito que apura a difusão de notícias falsas e ameaças a ministros da Suprema Corte em razão dos ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral. O processo foi instaurado de ofício em 2019 pelo então presidente do tribunal, Dias Toffoli, e validado pelo plenário em junho do ano passado.
Na avaliação de Mourão, Bolsonaro reagiu por ser "atacado constantemente". "Acho, por exemplo que, depois de mais de um ano, o governo tomou a atitude mais correta em relação àquele inquérito que é conduzido pelo Alexandre de Moraes, procurando colocar em termos jurídicos, vamos dizer assim, a questão do regulamento interno do STF que serviu de base para a abertura do inquérito. Agora, que se tome uma decisão, se aquilo é realmente válido, se foi recepcionado ou não pela Constituição de 1988. Essa é a maneira correta de você reagir usando a lei. A mesma coisa é essa questão do impeachment. Faz parte da luta política. É um momento político de desgaste que está sendo vivido", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Jairo Bezerra
2021-08-23 19:14:20Caro Vice-Presidente, já passou da hora de romper com o presidente e isso é esperado não só por mim, mas também pela maioria dos brasileiros. Lealdade à nação deve vir em primeiro lugar, sem conveniências nem deferências ou omissões que desbordam do Estado Democrático de Direito. Já se vão quase 3 anos de desgoverno de um PR que busca confronto com o escopo de enfraquecer as Instituições e permanecer a todo custo no poder. Não é possível que V.Exa. que é culto e honrado não veja isso.
Odete6
2021-08-23 15:21:48Mais """belas lutas políticas""" e """belíssimas relações internacionais""" com tiranetes, """boas ações""" do broncossauro que é igualzinho ao marginal luladrão: 👉👉👉👉👉👉 https://m.extra.globo.com/noticias/mundo/admirador-de-bolsonaro-presidente-da-guine-bissau-vira-ao-brasil-bordo-de-um-aviao-da-fab-25167070.html?utm_source=notificacao-geral&utm_medium=notificacao-browser&utm_campaign=Extra
Jose
2021-08-23 14:29:16Mourão zurrou! A luta política se faz promovendo o bem público, coisa que este governo genocida não faz. Bozo é atacado continuamente porque suas ações e políticas mataram mais de 600 mil pessoas. Se ele não tivesse sido freado pela oposição dos governadores e judiciário, o número de mortes teria sido maior. Bozistas zurram mas não explicam o óbvio: este governo bozogenocida está destruindo o país!