Familiares pedem para Mandetta se demitir; aliados, para focar no trabalho
Enquanto familiares defendem que o ministro da Saúde peça demissão, aliados políticos aconselham Luiz Henrique Mandetta (foto) a resistir e a focar no trabalho. A avaliação desses aliados é de que o presidente Jair Bolsonaro quer forçar o ministro a pedir demissão e, assim, tentar colar nele a pecha de "covarde", por "abandonar" o país...
Enquanto familiares defendem que o ministro da Saúde peça demissão, aliados políticos aconselham Luiz Henrique Mandetta (foto) a resistir e a focar no trabalho. A avaliação desses aliados é de que o presidente Jair Bolsonaro quer forçar o ministro a pedir demissão e, assim, tentar colar nele a pecha de "covarde", por "abandonar" o país em meio à pandemia do coronavírus.
Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quinta-feira, 2, Bolsonaro admitiu que ele e Mandetta não estão se "bicando há algum tempo". Disse que "falta humildade" ao auxiliar e que nenhum de seus ministros é indemissível. O titular da Saúde respondeu, mas sem alimentar o embate com o presidente. "Quem tem mandato popular fala, e quem não tem, como eu, trabalha", afirmou.
Depois da resposta, Mandetta foi à residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, onde jantou com o senador e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Os dois parlamentares são do mesmo partido do ministro, o DEM. Na conversa, Maia e Alcolumbre aconselharam Mandetta a não se demitir, para evitar que Bolsonaro use isso para transferir a culpa da crise para o ministro.
Aliados dizem que, embora admita que a situação está ruim, o titular da Saúde demonstra disposição em resistir. "Ele é tinhoso", afirmou um parlamentar do DEM a Crusoé. Segundo aliados, a alfinetada de Bolsonaro de ontem não foi o ponto alto da crise. O momento mais crítico, dizem, foi a conversa do ministro com o presidente no sábado, 28, no Palácio da Alvorada.
Segundo auxiliares, o apoio de outros ministros também vem ajudando Mandetta a resistir, principalmente os de Sergio Moro, Paulo Guedes e do general Braga Netto. Por outro lado, o grupo de Mandetta está muito irritado com os movimentos do deputado Osmar Terra para assumir a Saúde, o que fez até com que apelidassem o parlamentar de "Osmar Trevas".
Entre os familiares do ministro que têm pedido para ele entregar o cargo está a mulher de Mandetta. Ela também é médica como ele e trabalha em um hospital público de Brasília.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURÍLIO43
2020-04-05 12:15:36Entre as grandes "qualidades" do "competente" BOÇALnaro está a impulsividade, o despreparo, os raciocínios tortuosos e primários dos misólogos, a auto imagem distorcida, a desconfiança de tudo e de todos e a ciumeira dos mais preparados intelectualmente. No passo em que as coisas estão indo, o desastre é inevitável ! Infelizmente, sempre vão existir os "violinistas do Titanic", como o oportunista e irresponsável Osmar Trevas, que afoitamente buscam, a qualquer preço, o seu momento de glória.
José geraldo
2020-04-04 02:54:26Tirar Mandetta, e covardia!
JAIR
2020-04-04 00:30:52Manda Bolsonaro tomar no cú , ministro . Alguém já deveria ter dito isso para esse safado há muito tempo .
Alberto
2020-04-03 20:00:26Mandetta não precisa de conselhos do Maia e muito menos,do Alcolumbre. Um craque. Os outros dois são pernas de paus. Só sabem dar caneladas nos adversários. Mandetta é artilheiro, com gols de placa. É outro patamar.Favorito a Bola de Ouro deste ano. Maia e Alcolumbre só estão no time por serem protegidos do treinador. Pela bola que jogam não passariam de gandulas. São sempre os primeiros a correrem para abraçar o artilheiro na hora das comemorações dos gols. Tecos, tecos.
Barros
2020-04-03 17:36:26Aguentar um "mandão" igual a Bolsonaro não é para qualquer um. Ele desestabiliza qualquer emocional. Eu, se fosse Dr. Mandetta, já teria mandado o Ministério da Saúde às favas há muito tempo.
Jauro
2020-04-03 16:59:00Às vezes é melhor sair antes, para não parecer que foi mandado embora.
Edmar
2020-04-03 15:44:22Se o dr. Mandetta quer agir exclusivamente conforme a OMS e suas conclusões, tudo bem e, tem que ser respeitado, agora se ele não concorda e nem tem a capacidade de convence-lo, então que peça demissão ou o presidente o demita. Não esqueçamos que quem o eleitor colocou na presidência foi o Jair Bolsonaro e quem não concorda, que espere a próxima eleição para presidente. Esperamos 16 anos, porque os contras não podem esperar.
AIRTON
2020-04-03 15:42:47Tem que se tirar a cortina da frente dos olhos pra enxergar. É guerra política. Atrás do Mandetta estão o nhonho botafogo e o filhote de sarney.
Jose
2020-04-03 15:22:02Como podemos chamar o presidente de incompetente com a escolha de todos estes ministros que trabalham e todos mostram competência, lealdade e amor ao nosso país. Não são corruptos e só espero que não deixem se levar pelas intrigas que os adversários de um presidente querem semear para a corrupção voltar ao país. Nós mudamos e vamos manter esta mudança mesmo com tanta crise que a oposição cria alimentando com a imprensa a desinformação do cidadão. Pra frente Presidente! Pra frente Min Mandeta!
BELLE ZEBU
2020-04-03 15:12:58Se o Mandetta sair o Presidente Chapolin colorado pode ceder o Lugar ao Mourao. AINDA BEM QUE TEMOS O MOURAO a vacina contra o CAPITAO CUECA