Falha do governo na compra de vacinas será o tema da semana na CPI
Nos primeiros dias de funcionamento da CPI da Covid, os questionamentos dos senadores ficaram focados em temas como a promoção da cloroquina feita pelo governo e a omissão na defesa do isolamento social. Esta semana, a comissão parlamentar de inquérito vai se debruçar sobre o assunto que é considerado o centro das investigações: a falha...
Nos primeiros dias de funcionamento da CPI da Covid, os questionamentos dos senadores ficaram focados em temas como a promoção da cloroquina feita pelo governo e a omissão na defesa do isolamento social. Esta semana, a comissão parlamentar de inquérito vai se debruçar sobre o assunto que é considerado o centro das investigações: a falha de Jair Bolsonaro na compra de vacinas contra a Covid-19.
Nesta quarta-feira, 12, o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten será ouvido pelo colegiado. Ele participou das negociações frustradas com a Pfizer, em agosto do ano passado, e acusa o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de sabotar as tratativas com o laboratório americano.
Na quinta-feira, 13, os senadores vão participar do depoimento de Marta Díez, presidente da subsidiária brasileira da Pfizer, e Carlos Murilo, ex-ocupante do mesmo cargo. Depoente da terça-feira, 11, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, também será questionado sobre a lentidão na compra e liberação de vacinas. Parlamentares do Centrão, sobretudo os da Câmara dos Deputados, pressionam a Anvisa pela autorização da vacina russa Sputnik V e esse será outro tema da oitiva de Barra Torres.
Ainda esta semana, os parlamentares vão aprovar novos requerimentos para a oitiva de testemunhas. O nome mais cotado é o da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Conhecida como Capitã Cloroquina e bolsonarista de carteirinha, a médica é uma das maiores entusiastas dos tratamentos com remédios ineficazes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Maria
2021-05-11 13:10:40QUANDO O PRESIDENTE DEIXA DE COMPRAR VACINAS, CONSEQUENTEMENTE MATA BRASILEIROS E INCLUSIVE OS QUE ACREDITARAM NELE !!!!! DEVE SER PUNIDO NO RIGOR DA LEI!!!! MATAR É CRIME!!!!!
Luiz
2021-05-10 17:47:58Pessoalmente, para debate, gostaria de saber dos senadores qual a data que deveríamos ter vacinas à disposição e qual marca. Depois eu vejo quem eu defendo.
PAULO
2021-05-10 16:40:41O Bolsonaro falou para todo mundo ouvir, que perguntava para o seu gado, se algum "animal" iria tomar vacina, ao que eles respondiam, segundo ele, que não. Então ele concluiu que o "muuuuu" dos bovinos era a voz dos brasileiros, e não se empenhou em comprar às vacinas. Isso é fato. A estratégia macabra do Bolsonaro era uma só: expor às pessoas ao vírus para atingir ao custo de milhões de vidas a imunidade de rebanho, oferecendo cloroquina para os doentes.
Maria
2021-05-10 10:44:57Quantidade de parlamentares brincando de CPI com um super salário garantido... Esse povo não tem nada para fazer??? Vão corsar o saco em cara porra.. Uma aberração essa CPI.. Humberto Costa e Renan Calheiros fazendo parte.. me poupe
Newton
2021-05-10 09:20:26CPI da farsa. Que com astúcia, fez um único milagre, trazer dos mortos Senadores e Deputados até então, sem perspectiva nenhuma de holofotes. Com possibilidade de heroísmo fantasioso. País de gente tupiniquim.