Presidência da República

Exclusivo: Wajngarten colocou irmão de adjunto da Secom para comandar sua empresa

15.01.20 17:38

O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten (foto), colocou o irmão do seu adjunto na pasta, Samy Liberman, para controlar a empresa dele que tem contrato com emissoras e agências que recebem dinheiro do governo.

Depois que os negócios da FW Comunicação com destinatários de verbas publicitárias da própria Secom foram revelados nesta quarta-feira, 15, pelo jornal Folha de S.Pauloa Secretaria de Comunicação divulgou uma nota em defesa de Wajngarten dizendo que o secretário se afastou da empresa quando assumiu o cargo no governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019.

“Fabio nomeou um administrador, e os contratos que ela (a empresa) mantém com diferentes veículos de comunicação e agências de publicidade ocorreram bem antes dele assumir o cargo”, diz a nota. Wajngarten assumiu a Secom no dia 12 de abril do ano passado. 

Um documento de alteração contratual (leia aqui) assinado no dia 4 de abril por Wajngarten e sua sócia, Clara Wajngarten, mãe do secretário, mostra que o administrador nomeado pelos donos da FW é o empresário Fabio Liberman, irmão do secretário-adjunto da Secom, Samy Liberman.

O mesmo documento diz que o sócio que deixa a administração dos negócios não poderá retirar o “pró-labore” mensal, mas permanece com o direito de receber participação nos lucros no final de cada ano. A legislação proíbe integrantes da cúpula do governo de manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões.

Samy Liberman acompanhou Wajngarten em pelo menos uma das 42 viagens a serviço que o secretário de Comunicação fez, em maio de 2019, para uma reunião com a direção da Rede TV e para acompanhar a gravação de uma entrevista de Bolsonaro no SBT.

Procurada, a Secom ainda não respondeu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não há o porque de tamanha polêmica em torno do assunto, afinal o secretário cumpriu com as formalidades de se desligar executivamente de sua empresa mas não de sua participação societária, a qual lhe permitida. Isto o leva usufruir de proventos de lucratividade. A indicação de alguém compatível não colide com ética e moral.

    1. Não sou petista nem sequer bolsonarista; a colocação de João é corretíssima. Na verdade, verifico que mulheres e homens, sejam quem forem, querem mais é ver o barco do nosso atual presidente afundar...

    2. Perfeitas as colocações da Iolanda e da Elizabeth. Aliás, já percebi que as opiniões das mulheres aqui neste espaço tem sido de uma maneira quase geral mais abalizadas e com mais juízo. Parabéns a vocês. Agora esse João aí, é mesmo um retardado mental, com todo o respeito.

    3. Até parecem petistas defendendo os malfeitos de Lula e seus comparsas! Nos poupem!!!

    4. com a sua ética não. Inacreditável como somos permissivos com quem admiramos.

  2. Já que o assunto é comunicação e marketing, a Crusoé prometeu acesso ao Antagonista+ pra quem renovasse a assinatura. Depois da renovação disseram que não era bem assim, o acesso é só por 3 meses e você precisa fornecer seu cartão de crédito pra já aderir a uma assinatura imediata após o período gratuito. Só malandragem. Até o pessoal de Marketing da Crusoé é mutreteiro. Que tal uma reportagem sobre as práticas nefastas de vendas da equipe de marketing da Crusoé? Casa de ferreiro, espeto de pau.

  3. Apoio integralmente o Governo Bolsonaro pela equipe que está lá. A Revista Crusoé não pode replicar a matéria sem a devida vigilância. Quebraram a cara. O Fábio é um profissional correto, ético e transparente. Se a revista continuar replicando a Folha vou cancelar minha assinatura que renovei recentemente.

    1. vergonha. Como podemos ser tão rígidos com a esquerda e tão permissivos com os esquemas da direira?

    2. Maravilha. Sem o Luiz e o Homero por aqui, o nível da discussão deve aumentar. Os dois usam a mesma ladainha decorada por todos os lambaios do Carluxo.

    3. Nesse mês vai fechar 1 ano a minha , vou cancelar e assinar o Brasil Sem Medo.

  4. A verba publicitária dos governos, continuam alimentando a mídia, porém não conseguem ser formadores de opinião, como antes Hoje podemos nos expressar abertamente Vamos aproveitar

  5. Igor Gadelha replicando a Folha de São Paulo aqui na Crusoé e ninguém faz nada. Já estou arrependido de pagar anuidade, devia ter feito mensal, que já poderia cancelar minha assinatura sem perder dinheiro.

    1. A Crusoé não replicou a folha. Ao contrário, investigou o que a Folha não tinha investigado. Ponto para a Crusoé mais uma vez. Bozistas piram. Como piram os Bozistas.

  6. Tudo indica que é mais uma tramoia do Carluxo. Talvez guerra interna do governo. Este governo é um dos mais destrambelhados que eu já vi na face da terra. Talvez o Bozo esteja seguindo a receita da Dilma. Faz sentido, pois os dois são medíocres!

    1. Xará — Não adianta. Quanto mais você ficar com raiva, mais eu postarei. Você e os Bozistas em geral são a minha diversão. Nunca me diverti tanto com tanta gente medíocre falando coisas estapafúrdias.

    2. Xará, vc não toma senso, certo? Sempre postando comentários estúpidos e medíocres...Vc é pago para isso ou é apenas um réles idiota???

  7. Respondeu, sim! Que vergonha, Fábio.. as pessoas hoje sequer humanas são mais! Atacam até crianças com necessidades especiais. #nojo!!!

  8. ...a Crusoé, virou a "casaca" e passou ser a "porta voz" da GloboLixo (( pois até o momento a GloboLixo, não publicou, absolutamente nada, muito estranho...))

    1. Altamir — Como diria um bozolulista. Ambos os dois ao mesmo tempo.

  9. Vcs do Antagonista estão atrasados?? Publiquem a coletiva do secretário da Secom feito agora senão acho que vou achar que vcs são tendenciosos

    1. ...vc acha, tenha a certeza, pois são comandados pela Rede/Bobo !!!

  10. Pode ir preparando o ataque ao juiz Moro. A Lógica é essa: Sai Bolsonaro, entra Sérgio Moro, serão no mínimo oito anos, ou seja pt morreu, por culpa dele mesmo, ou vocês se reciclam ou estão fadados a isso, parem com esse discurso idiota de desmerecer o atual presidente, quem votou nele vota de novo. Sérgio Moro é imbatível em 2022.

  11. E você não vai ter a cara de pau de falar que tudo isso daí que você citou, excluindo essa OCDE, que não fará diferença alguma para ninguém, foi obra do Bolsonaro...Ou vai?

    1. Já trabalhei muito, hoje estou aposentado e agora passo as horas a encher o saco de sujeitos como você. Mas mesmo assim ainda faço meus biscates por aí.

    2. Moço procura um emprego . É coisa boa e traz dignidade.

    3. Não precisa ficar nervosinho, eu nem perguntei se você tinha um emprego, só perguntei se tudo o que você disse foi obra do seu Mito. Que bandido de estimação é esse? Não o conheço, me apresente. Torcer contra a pátria, de onde você tirou isso, já está delirando?

    4. Eu tenho emprego, não preciso defender ladrao pra mantê-lo, seja o ladrãozinho de onde for!

    5. Cara de pau é ter bandido de estimação, não tenho não “amigo”

    6. O que está acontecendo aqui? Estão repetindo os comentários bloqueados de uma vez só?

  12. E você Fernando, não vai ter a cara de pau de falar que tudo isso daí que você citou, excluindo essa OCDE, que não fará diferença alguma para ninguém, foi obra do Bolsonaro...Ou vai?

    1. Que mito o que o trouxa, eu só quero que o Brasil de certo!

    2. Burro! O Brasil é nosso, não é de Bolsonaro, ou Luladrao, ou qualquer outro idiota!

  13. Inconformados com a perda das tetas, trabalhem um pouco, o trabalho é bom , tem gente que trabalha, bate ponto, acorda cedo, isso é benéfico e mais, traz dignidade. É muito bom acordar cedo olhar para o seu filho e dizer: filho estou indo trabalhar, sou honesto!

  14. Atenção. O atual presidente da república é Jair Bolsonaro. É Jair Bolsonaro que tem o dever de responder à População Brasileira. Bolsonaro é empregado do Povo Brasileiro. E portanto não pode fazer o que lhe dá na telha. Bolsonaro tem a responsabilidade de primar por uma conduta ilibada e transparente. Não adianta apenas dizer que não é corrupto tem de agir como um político honesto.

  15. Que vergonha! Bolsonaro tem o dever de afastar o Sr. Fabio para que o caso seja investigado. De grão em grão os políticos inescrupulosos enchem os bolsos com dinheiro público.

  16. Enquanto isso: bolsa em alta, desemprego em baixa, dólar também, roubo zero, inflação em baixa, obras sendo entregues, não se Estoca mais vento, não se faz mais apologia à mandioca, OCDE, economia crescendo, etc.

    1. E você não vai ter a cara de pau de falar que tudo isso daí que você citou, excluindo essa OCDE, que não fará diferença alguma para ninguém, foi obra do Bolsonaro...Ou vai?

    2. E você não vai ter as cara de pau de falar que tudo isso daí que você citou, excluindo essa OCDE que não vai fazer diferença alguma para ninguém, foi obra do Bolsonaro... Ou vai?

  17. Por quê essa lupa sobre os ministros do Bolsonaro ? Onde estavam quando os quadrilheiros assaltavam os cofres da União? Onde estavam ?

    1. Estavam denunciando!!! Denunciaram os roubos do Lula e quadrilha, do centrão, do PSDB. Eles apenas continuam fazendo o bom trabalho, mesmo com bozopetistas cegos e surdos.

  18. Meu filho limpava bhosta de elefante no zoológico, hoje ele é bilionário. E ficam perdendo tempo com fofocas, o menino é muito mais importante. Parem de pensar em migalhas.

  19. Basta ver o caso do Ministro do Laranjal Mineiro, ainda todo pimpão no Turismo. Além do Salles também enroscado na justiça. E outros mais... Bezerra... etc...

    1. vocês continuam esquecendo daqueles outros desgovernos antes do Bolsonaro. Se esses srs administradores do atual governo devem ou fazem coisas erradas é só retirar do governo e ponto final! Não temos nenhum bandido ou ladrão de estimação. Diferente de muitos que apesar de todos saberem que houve roubos e roubos por determinadas pessoas e mesmo assim , mesmo sendo presos algumas pessoas se esquecem e ficam enaltecendo eles em rede nacional como se não tivesse ocorrido absolutamente nada.

  20. Onde impera o regime dinástico, nepotismo e conflito de interesses tendem a se fazer presentes. O contribuinte, que a todos remunera, sempre desconfiou de filho de Papai-Papaizão, que se distingue apenas pela falta de distinção. O contribuinte aprecia o mérito, sendo avesso ao lugar comum da corrupção, individual ou sistêmica. É natural, portanto, que aguarde uma explicação convincente sobre mais um episódio obscuro. Nada como o sol para iluminar e, sobretudo, purificar um ambiente mórbido.

    1. Daniel, excelente argumentação. Para pessoas honestas, não há bandido de estimação e ponto. Se alguém fez ou está fazendo mal feitos, que seja investigado, processado e, se condenado, que pague por seus atos.

  21. Como falei. Bozo deveria seguir o Itamar. Afasta o cara até as apurações terminarem. Se for honesto, volta. Se não, cadeia nele. De qualquer forma, este esquema montado pelo Carluxo foi descoberto.

    1. Jose tem razão. O caso se deu com o Ministro Henrique Hargraves, da Casa Civil, amigo de Itamar, que o afastou por alguns meses até a comprovação de sua inocência. Itamar foi ético, coisa que JB não é; do contrário não teria dado a Secom, de fato, para o Carluxo, que, junto com o Waingarten detonaram o General Santos Cruz, que queria segurar a lambança de ambos. Eis o "governo" transparente de JB.

  22. JB irá dizer, "calma pessoal, é apenas uma tabelinha cruzada", "o cara é do bem"... O cara, na realidade, é indicação do Carluxo, e ajudou a detornar o posto de Santos Cruz. Mais uma "fera" na equipe de governo. Transparência zero.

    1. Esperamos que não, mas somente o tempo dirá o que o poder e a posse das chaves dos cofres públicos possibilitaram a Bolsonaro. A lisura no comando do governo deveria ser sólida como as montanhas do Himalaia, mas se a prática de crimes de corrupção menores, como o “rachid”, estiver entranhada no caráter do governante, há a possibilidade de que a Constituição e as Leis não serão um limite para se perpetrar crimes de corrupção.

  23. Fora isso, o cachorrinho da irmã da cunhada do vizinho dele, foi adotado pela irmã da sobrinha da sogra dele. Ato TOTALMENTE REPUGNANTE vindo de um servidor do Governo Bolsonaro.

    1. Nao tem jeito mesmo,a bandalheira é geral,nao importa se é direita ou esquerda todos uns vagabundos.

  24. Muita fofoca. Fábio Colocou o irmão de um subordinado para assumir a administração de uma empresa em que é sócio? Está correto. Nem o Fábio, nem seu subordinado podem ter participação na empresa, não é? Digam o que está de ilegal, pois a Crusoé parece ter interesse em queimar o Fábio.

    1. desculpa, mas se vc não vê problemas nisso, então o problema é você.

  25. a grande verdade é que não existe da nova ou velha política, se os protrogonistas são os mesmo de anos atrás. Só muda os discursos mais as atitudes são as antigas

  26. Acho que seria prudente vocês esperarem até que aconteça alguma irregularidade, antes de acusar o cara. Não é crime ter empresa (desse que essa não se beneficie do seu cargo) e o cargo público dura pouco para alguns. Vejo muitas suspeitas, mas até agora ninguém apontou um crime.

    1. errado Marcelo. tem que prevenir. Será que o irmão do subordinado era o único profissional disponível no mercado? Ele perguntou à comissão de ética se podia fazer isso? ele respondeu ao questionamento da imprensa dizendo que consultou a comissão de ética? é a Secom, ora!!! se eles não dão satisfação, quem dará???

    1. Vocês estão querendo que o cara entrega a empresa dele na mão de um estranho, digo de um Petista, para qdo ele voltar não acha nem a empresa dele.

Mais notícias
Assine agora
TOPO