Exclusivo: Wajngarten colocou irmão de adjunto da Secom para comandar sua empresa
O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten (foto), colocou o irmão do seu adjunto na pasta, Samy Liberman, para controlar a empresa dele que tem contrato com emissoras e agências que recebem dinheiro do governo. Depois que os negócios da FW Comunicação com destinatários de verbas publicitárias da própria Secom...
O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten (foto), colocou o irmão do seu adjunto na pasta, Samy Liberman, para controlar a empresa dele que tem contrato com emissoras e agências que recebem dinheiro do governo.
Depois que os negócios da FW Comunicação com destinatários de verbas publicitárias da própria Secom foram revelados nesta quarta-feira, 15, pelo jornal Folha de S.Paulo, a Secretaria de Comunicação divulgou uma nota em defesa de Wajngarten dizendo que o secretário se afastou da empresa quando assumiu o cargo no governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019.
“Fabio nomeou um administrador, e os contratos que ela (a empresa) mantém com diferentes veículos de comunicação e agências de publicidade ocorreram bem antes dele assumir o cargo”, diz a nota. Wajngarten assumiu a Secom no dia 12 de abril do ano passado.
Um documento de alteração contratual (leia aqui) assinado no dia 4 de abril por Wajngarten e sua sócia, Clara Wajngarten, mãe do secretário, mostra que o administrador nomeado pelos donos da FW é o empresário Fabio Liberman, irmão do secretário-adjunto da Secom, Samy Liberman.
O mesmo documento diz que o sócio que deixa a administração dos negócios não poderá retirar o "pró-labore" mensal, mas permanece com o direito de receber participação nos lucros no final de cada ano. A legislação proíbe integrantes da cúpula do governo de manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões.
Samy Liberman acompanhou Wajngarten em pelo menos uma das 42 viagens a serviço que o secretário de Comunicação fez, em maio de 2019, para uma reunião com a direção da Rede TV e para acompanhar a gravação de uma entrevista de Bolsonaro no SBT.
Procurada, a Secom ainda não respondeu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Hélio
2020-01-16 13:23:37Esse Igor Gadelha parece repórter de tabloide de fofocas.
João
2020-01-16 00:17:46Não há o porque de tamanha polêmica em torno do assunto, afinal o secretário cumpriu com as formalidades de se desligar executivamente de sua empresa mas não de sua participação societária, a qual lhe permitida. Isto o leva usufruir de proventos de lucratividade. A indicação de alguém compatível não colide com ética e moral.
Danilo
2020-01-16 00:14:27Já que o assunto é comunicação e marketing, a Crusoé prometeu acesso ao Antagonista+ pra quem renovasse a assinatura. Depois da renovação disseram que não era bem assim, o acesso é só por 3 meses e você precisa fornecer seu cartão de crédito pra já aderir a uma assinatura imediata após o período gratuito. Só malandragem. Até o pessoal de Marketing da Crusoé é mutreteiro. Que tal uma reportagem sobre as práticas nefastas de vendas da equipe de marketing da Crusoé? Casa de ferreiro, espeto de pau.
Ricardo
2020-01-15 23:40:11Vou cancelar minha assinatura
LUIZ
2020-01-15 22:46:28Apoio integralmente o Governo Bolsonaro pela equipe que está lá. A Revista Crusoé não pode replicar a matéria sem a devida vigilância. Quebraram a cara. O Fábio é um profissional correto, ético e transparente. Se a revista continuar replicando a Folha vou cancelar minha assinatura que renovei recentemente.
Vateau
2020-01-15 22:44:55A verba publicitária dos governos, continuam alimentando a mídia, porém não conseguem ser formadores de opinião, como antes Hoje podemos nos expressar abertamente Vamos aproveitar
José
2020-01-15 22:03:51Crusoé, sete manchetes com a mesma notícia....O que é isso? Falta de assunto ou a verba não saiu????
VILÃO INOCENTE
2020-01-15 21:45:45Igor Gadelha replicando a Folha de São Paulo aqui na Crusoé e ninguém faz nada. Já estou arrependido de pagar anuidade, devia ter feito mensal, que já poderia cancelar minha assinatura sem perder dinheiro.
Renato
2020-01-15 21:40:19Não larguem o ZAP, assim vcs estarão sempre bem informados.
Jose
2020-01-15 21:30:09Tudo indica que é mais uma tramoia do Carluxo. Talvez guerra interna do governo. Este governo é um dos mais destrambelhados que eu já vi na face da terra. Talvez o Bozo esteja seguindo a receita da Dilma. Faz sentido, pois os dois são medíocres!