Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

EXCLUSIVO: Auditor incluiu no domingo no sistema do TCU documento não oficial citado por Bolsonaro

08.06.21 15:31

Às 18h39 do domingo, 6, o auditor do TCU Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques acessou o sistema interno do tribunal e incluiu um documento não oficial com informações distorcidas sobre a possibilidade de supernotificação de casos de Covid-19 no Brasil.

Crusoé obteve o print (veja abaixo) da tela do sistema do TCU que registra o acesso do auditor e comprova a criação do documento – em formato PDF e em papel não timbrado – intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid”. O servidor atuava na Secretaria de Controle Externo da Saúde e mora em Jundiaí.

O acesso e a inclusão do material – cuja autoria já foi negada pelo próprio TCU – ocorreram horas antes de o presidente Jair Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, na segunda-feira, 7, dizer que um relatório da corte de contas, que ainda não havia sido divulgado, mostraria que metade das mortes por Covid registradas no ano passado, na verdade, tiveram outras causas.

“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender”, afirmou o presidente.

O documento adicionado por Alexandre Silva ao sistema do TCU já quase na noite de domingo, 6, ao qual Crusoé também teve acesso (leia a íntegra abaixo), diz que “segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, 194.949 pessoas morreram no ano de 2020 devido à Covid-19. Tais dados foram coligidos a partir das informações fornecidas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Ocorre que tais dados podem estar superdimensionados”.

Com base numa oscilação da variação média de óbitos entre 2019 e 2020, o texto afirma que “isso pode ser um indício de que a pandemia causou efetivamente cerca de 80 mil óbitos em 2020, 41% dos quase 195 mil óbitos registrados pelas Secretarias Estaduais de Saúde como decorrentes da Covid-19. Os outros 115 mil óbitos apontados como consequências da pandemia podem ter, na verdade, outras causas mortis”.

O próprio TCU negou nesta terça-feira, 8, ter produzido qualquer documento que mostre que cerca de metade dos óbitos registrados por Covid no país em 2020 não ocorreu pelo novo coronavírus, reforçando uma nota divulgada pelo tribunal na segunda-feira, 7.

Hoje, em nova conversa com apoiadores no Alvorada, Bolsonaro reconheceu que “errou” ao dizer que um relatório do TCU apontava que 50% das vítimas de Covid no Brasil em 2020 morreram por outras causas. Disse ainda que a tabela na qual se baseou para fazer a afirmação foi produzida pelo próprio governo com base em um documento do TCU.

“O TCU está certo. Eu errei quando falei ‘tabela’. O certo é ‘acórdão’. A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU. Então, o TCU acertou em falar que a tabela não é deles. A imprensa usa para falar que eu fui desmentido. Mas, não tem problema.”

No entanto, o acórdão ao qual Bolsonaro se refere fala apenas que “utilizar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos, com base em dados declarados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, pode incentivar a supernotificação do número de casos da doença, devendo, na medida do possível, serem confirmados os dados apresentados pelos entes subnacionais”.

Leia aqui o documento.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. #BolsoNero mudou de patamar. Agora, além das mentiras verbais e fakenews pelas redes sociais, FALSIFICA DOCUMENTOS.

  2. O acesso ao ao documento foi proibido. Ao clicar em “LEIA AQUI, apareceis mensagem “ACESS DENIED” seguido por uma série de letras, números e carácteres.

  3. Em que país eu moro? Esse existe? Cada dia que passa o Bolsonaro está mais DESACREDITADO, Não é uma pessoa séria.

  4. É inacreditável q um site oficial seja usado p validar mentiras. Mais incrível ainda é q esse complô não seja punido. Brasil é uma Venezuela maior.

    1. Fugindo do Lulismo (chavismo) acabamos rodando e caindo na mesma coisa,e se o povo insistir em decidir entre BolsoLula, aí acabou de vez.

    2. Deus queira q eu esteja errado......Mas do jeito q vai logo logo estaremos vivendo um chavismo verde e amarelo.....O ASNO tá se apoderando de td....O exército já tá quase na mão.

  5. E o falsário falsificador farsante do tcu tem a mesma cara de marginal, ordinária e cínica, dos donos dele, os boçaisnatos dessa familícia maldita!!!!

    1. Já foi posto na rua do tcu mas, pode-se apostar que o broncossauro genocida arranjará um lugar pra esse rato no Planalto, para que, além de cometer crimes, parasite nossos impostos!!!!

  6. Puro desespero. O Loko quer de qualquer maneira diminuir o número de mortos por Covid. Ele sabe da m.. que fez e de sua culpa. Ou dá um golpe na democracia ou a cadeia será inevitável.

  7. A invasão de hospitais de Covid foi incentivada e executada por bolsonaristas. Achavam que os leitos estavam vazios... Depois, duvidaram das mortes, que lotaram funerárias e cemitérios... Agora, querem mudar os números de óbitos de Covid. Mas os números do próprio Ministério da Saúde mostra os mortos por SRAG, entre eles o Covid. Não tem como esconder os fatos. É inútil negacionistas genocidas!

    1. Ninguém tem coragem p dizer q o rei está nu.

  8. Este fato está passando como trivial? A Dilma foi impichada pelas pedaladas fiscais. O Bolsonaro praticamente toda semana, para ñ dizer todo dia, comete algo passível de impeachment. Onde está o vagabundo do Arthur Lira? Bolsonaro ñ levantou esta lebre com relação a quantidade de mortos à toa. Eu nasci à noite, mas ñ ontem à noite. Depois de descoberta a farsa da cloroquina e a real existência do Gabinete das Sombras, ele vai apostar cada vez mais alto. Ele tem 2 cartas na mão e está apostando.

    1. Este miliciano só Mente , rouba e protege a família ,por favor este desqualificado não tem jeito. Terceira via já!!!!!

    2. Eu gosto dessa revista porque ela alimenta meu ódio pelo matador de criança....

    3. E O POVO TERÁ QUE IR PARA ÀS RUAS, FAZER O TRABALHO DESSES MERDAS: TIRAR UM PRESIDENTE GENOCIDA E MENTIROSO DO PODER.

    4. Onde estão os outros jogadores, que que tem os seus salários pagos com o dinheiro dos nossos impostos? Não vão jogar? Ou não sabem jogar esse jogo proposto pelo Bolsonaro? Se não sabem, joguem às cartas na mesa, mas deixem de receber por aquilo não tem CORAGEM de entregar. São um bando de frouxos, hipócritas, assistindo de camarote com suas cartas na mão, um jogo que está sendo roubado. Bando de filhos da put*s, é o que são. O povo paga seus salários.

  9. E tem que ser um imbecil para acreditar que todas as mortes em 2020 foi por Covid... Mas, como muitos se alimentam de mentira e o desejo de culpar o presidente.. Fingem que acreditam...

    1. E ainda tem sub-notificação. só os terraplanistas não admitem. siga o conselho e encontre o lado da terra plana para seu suicídio.

  10. Taí mais uma prova de que o Bolsonarismo é só Fake News! Não fazem nada para o bem, nada alicerçado na verdade. É só tramoia por baixo dos panos. Realmente, não tem como não enxergar a total semelhança desse cancro com o LuloPetismo.

  11. Das duas , uma,ou o Genocida está no avançado estágio da loucura, ou está planejando algo muito macabro, terrível contra a Democracia com “seu exército”,os seus asseclas ambiciosos civis e militares.

  12. É algo vergonhoso um presidente se prestar a esse papel, mentindo descaradamente, e jogando sempre a culpa em alguém ou na mídia! Aí seu gado já divulgou o fato errado e muitos acreditam!! TRISTE DEMAIS!!!

  13. Servidor atuando fora do expediente é clássico em auditoria. Mutrrta está fazendo. Aprontando alguma. Ainda mais setem acesso a sistemas sensíveis. Punição nele. Perda total de confiança.

    1. Antonio: não só mendaz e misólogo; é também lorpa, tanso e pascácio.

    2. Bozo é uma criatura mendaz e misóloga, não tem cura!

  14. Eu realmente não posso entender como Bolsonaro esta ainda no poder acho que precisamos nos juntar a esquerda tomar vergonha na cara e ir pra rua porque Bolsonaro é muito mais perigoso que o Virus

  15. Ahhhh...... mas estava demorando!!!! 》》》》》》》》 https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/tcu-ve-ligacoes-de-auditor-que-fez-estudo-paralelo-com-filhos-de-bolsonaro-e-presidente-do-bndes/?utm_source=push&&utm_medium=push

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO